TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto herminia Maricato

Por:   •  20/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Lívia Almeida 1020457/7

Unifor – Universidade de Fortaleza

Projeto Urbanistico II – Profª Aline Maria Costa Barroso

Resumo do texto “A terra e um nó na sociedade Brasileira... também nas cidades”

        

Grande parte do processo de urbanização no Brasil se dá pelas invasões urbanas, que estão diretamente ligadas ao processo de industrialização e busca de oportunidades nas cidades, como no início, quando a população rural migrava para as cidades em busca de empregos.

Com isso as cidades foram se desenvolvendo e crescendo em direções especificas, principalmente devido aos interesses do mercado imobiliário que é direcionado para a classe social mais rica, sendo ela a menor parte da população, e assim excluindo o restante. O governo em vez de priorizar as carências do estado, como educação, saúde e o problema de habitação em si, beneficiando a sociedade como um todo, ele prioriza os interesses privados, fazendo assim com que a população rica fica cada vez mais rica e o pobre cada vez mais pobre gerando a segregação social que temos hoje.

Essa exclusão social e o que gera as habitações irregulares conhecidas como:  favelas, comunidades, cortiços entre outros. São pessoas que não tem condição de pagar o que o mercado propõe pois no Brasil o salário do trabalhador não é baseado no preço da moradia. Fazendo com que os mesmos busquem formas de aproveitar ou remanejar esses terrenos que não são utilizados, sejam eles públicos, privados ou áreas de proteção ambiental. Como por exemplo:  

Regiões próximas a rios ou lagos são foco da habitação irregulares, pois  não são exploradas pelas mobiliarias ou construtoras devido a questões burocráticas e leis ambientais, assim a cidade inicia um processo acentuado de ocupação de áreas livres. Com esses aglomerados de habitações irregulares, gerando assim as favelas ou comunidades causam um impacto ambiental nas mesmas devido à falta ou insuficiência de infraestrutura necessária como saneamento básico e coleta de lixo ou acessos para que a coleta seja realizada, poluindo o rio e gerando doenças, além da falta de ações e investimentos em educação contribui para a marginalização dos jovens, aumento das taxas de violência e criminalidade tornando uma área de risco.

De acordo com o estudo realizado conclui-se que as invasões de terras ocorrem por uma desproporção de investimento em programas de habitação e ações social. As medidas adotadas hoje em dia não são suficientes e nem atendem a esse perfil social. Fazendo com que a segregação social seja cada vez maior e haja uma tensão sobre as diferentes classes sociais, que são denominadas no texto como cidade formal e cidade ilegal.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com