TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do vídeo – Construindo um Império: o mundo de Da Vinci – History Channel

Por:   •  20/5/2017  •  Resenha  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  3.454 Visualizações

Página 1 de 3

A ideia de patrocínio mudou, os mecenas usavam os artistas e arquitetos para enaltecer a si mesmo. No caso o exemplo maior desse fato seria a Catedral de Santa Maria Del Fiore.

Por uma questão de ambição e de ideia, e chegaram a algo que jamais pudessem imaginar.

A Catedral de Florença, a principio construída por Arnolfo de Cambio, em 1200, porem vinda a falecer antes mesmo do termino de sua obra. Arnolfo queria que a igreja tivesse um domo, porem pelo seu falecimento a igreja ficou décadas sem domo.

Em 1400, Brunelleschi, alterando não comente o conceito de construtor para arquitetos mas também usando da arquitetura uma arte.

Só depois de 30 anos ele mudou ele se tornou o que hoje chamamos de arquiteto.

Brunelleschi além de rebelde era ousado, queria ser escultor, ao contrario de seu pai que era um “notário”. Aos 20 anos de idade, Brunelleschi era um excelente ourives.

Em 1401, a igreja optou em substituir as portas do batistério e lançou uma concorrência, ao final desse concurso, restaram dois candidatos. Brunelleschi e o cara da Moda, o internacional Lorenzo Ghiberti. Brunelleschi, humilhado, foi vencido por Ghiberti.

Partiu para a Italia, indo para Roma estudar os segredos dos antigos, ficando a quase duas décadas em Roma estudando e analisando as obras mais importantes da engenharia antiga.

Os Renascentistas eram extasiados com as obras romanas. Grande parte das obras renascentistas recuperou antigas técnicas.

O Panteão foi à obra que mais chamou a atenção em Brunelleschi, fascinado pela forma de construir sem as armações de apoio. Analisando minuciosamente os domus com mais de 40 metros levando praticamente mais de uma década de estudo.

Voltando a Florença, Brunelleschi sabia o que faria com a Catedral de Santa Maria del Fiore, devido ao concurso divulgado ela igreja para a construção do mesmo.

As exigências da igreja em relação ao concurso era que a cúpula fosse grandiosamente para mostrar ao mundo a sua importância em todos os níveis. O porem seu medo maior era que a cúpula pudesse cair.

Todos achavam que ele estava louco, conseguiu a solução sem o uso dos arcos botantes, nem apoios de madeira, nem armação interna.

Perceberam que era o único que dizia suas ideias com clareza, seduzindo os juízes com o projeto, porem para o seu desgosto, estipularam uma condição desleal, ter de dividir a construção com Lorenzo Ghiberti.

Além de não só apenas projetar o domo, teria também de pensar como vencer seu competidor.

Com seu projeto em mão deu-se inicio, decido não apenas em construir um domo mas sim dois, um dentro do outro. A primeira seria o domo externo, para proteger da chuva e o domo interno com uma funcionalidade.

Enfrentando um dos principais problemas, Brunelleschi projetou um dispositivo para então içar as peças para mais de 60 metros de altura, usando engrenagem e animais para dar tração a engrenagem. Outro tipo de guindaste foi projetado para trabalhar em situação horizontal.

Outro fator primordial na construção do domo foi de como ele conseguiu que não implodisse?

A solução foi no assentamento de tijolos em ângulos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com