TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Construindo um Império: Persas (History Channel)

Por:   •  12/2/2019  •  Resenha  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 4

DOCUMENTÁRIO

Construindo um Império: Persas (History Channel)”

Resenha

Há 4000ac, tribos nômades se instalaram no Platô iraniano. Com clima úmido e seco, estavam mais interessados em sobreviver do que conquistar e para isso precisavam de água, não era fácil de encontrar. Os nômades descobriram fontes de água nas montanhas e utilizaram a topografia natural da terra para canalizar essa água até as plantações e tribos distantes. Eles utilizaram escavações subterrâneas, como túneis horizontais, ligando as fontes elevadas aos canais que estavam nas terras inferiores.

No ano 559Ac, Ciro o grande unificou as diversas tribos e tornou-se o líder da Pérsia com pretensão de construir um grande império, dando início a dinastia Arquemênides. Graças a sua destreza militar, capacidade política e administrativa os povos conquistados admiravam Ciro, os Judeus chamavam de “ungido”.  Foi um grande construtor inovador, utilizava tecnologias de conquistas anteriores. Não escravizava seus súditos, dava liberdade religiosa e cultural.

Ciro lançou um projeto de engenharia ambicioso, a primeira grande capital Persa, Pasargada. A sua arte e arquitetura resultavam de influências tão diversas quanto às da Síria, Egito e Ásia. O principal atrativo da capital Persa eram seus dois enormes palácios, rodeados por imensos jardins e canais que transportavam águas que se concentravam em tanques a cada 16 metros. Os paraisos de Pasargada e toda sua arquitetura influenciaram os palácios imperiais nos anos seguintes chegando aos dias atuais.

No ano 539Ac, o imperador Ciro conquistou o Império Babilônico não se apresentando como conquistador, mas como libertador, nenhum governo mundial tinha agido desta maneira. Libertava os povos de seus governos déspotas, foi nessa campanha que libertou os judeus do cativeiro babilônico, permitindo a reconstrução do Templo e da cidade de Jerusalém. Antes de Tornar a Pérsia numa superpotência mundial, Ciro morreu em combate no ano 530Ac. Nesta época existiam apenas três capitais no império Persa; Babilônia, Susa e Ecbatana. Ciro  preferiu ser sepultado em Pasárgada, a cidade que criara.

O general Dario, primo distante de Ciro, assumiu o reinado após a morte de Ciro e tornou-se um dos maiores construtores de todos os tempos. Reconstruiu Susa e nos palácios colocou revestimento cerâmico, seu esplendor está registrado na Bíblia. Dario construiu uma nova capital com sua identidade, chamada Persépolis, símbolo do poder e da glória do império, veio a ser uma das construções mais ambiciosas do mundo antigo. Todos os palácios projetavam-se sobre altos terraços de pedra para que fossem vistos de longas distancias. Seus adornos eram de ouro, pratas, tapeçarias caras e telhas coloridas, paredes com figuras em alto relevo. Como Ciro, Dario I remunerava o trabalho de seus construtores de acordo com a habilidade do trabalhador, indiferente ao sexo, pois mulheres também eram responsáveis pela construção. Dario levantou um imenso império em extensão e para interligá-lo construiu uma estrada de pedra que ligava o norte da África a Índia, chamada de Estrada Real, tinha aproximadamente 2500Km  com albergues a cada 28Km, para descanso e troca de cavalos. Além disso construiu um canal de leste a oeste com 208 quilômetros de comprimento para fins comerciais ligando o mar mediterrâneo ao mar vermelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (375.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com