TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio de Janeiro sec XIX

Por:   •  6/8/2017  •  Dissertação  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Inicio do século:

O texto aborda o Rio de Janeiro do século XIX, numa era colonial escravocrata e suas transformações ao longo dos anos para se adaptar ao pensamento capitalista surgido posteriormente (até o começo do sec. XX).

Antes de 1870: Ele inicia citando a realidade carioca da época, com uma grande parte da população escrava que pela falta de recursos se locomovia a pé, juntamente com a falta de um transporte coletivo. Com isso, a plebe vivia próximo a elite para facilitação da locomoção. Devido essa proximidade as casas dos pobres e dos ricos se distinguiam apenas pela aparência e não pela localização.

Implantação de bondes e trens: Chegando a Família Real a cidade vê-se a necessidade de transformações, por causa das novas funções que agora a cidade passaria a exercer. Foi então que por volta de 1870 com a chegada do bonde de burro e do trem a vapor, a elite pode se afastar do centro e a classe mais pobre encontrou sua solução de moradia nos cortiços. As áreas escolhidas pela elite foram: Lapa, Gloria, Catete, Botafogo e o local da residência da família real, São Cristóvão.

Bondes: Usado pela população abastada, ligava, a primeiro momento, o Centro a São Cristóvão e a Zona Sul da cidade, expandindo assim o território em direção a Botafogo que inclinados a uma vida moderna passaram adquirir residências a beira mar. Tempos depois as linhas se estenderam ao Jardim Botânico, Leme e Copacabana, fazendo assim uma mudança no visual e função de São Cristóvão.

Trens: No caso dos trens, ele serviu como ligação entre as freguesias e o seu desenvolvimento possibilitou o acesso a moradia nos subúrbios que apresentavam custos baixos. O crescimento repentino das linhas de trens que tinha começado de uma forma linear mudou com o alto crescimento demográfico que acarretou em uma crise de transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com