TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Pensadores Clássicos da Educação no sec. XIX – Marx, Durkheim e Weber

Por:   •  27/10/2018  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese Pensadores Clássicos da Educação no sec. XIX – Marx, Durkheim e Weber

Durkheim, Karl Marx e Max Weber são considerados os três porquinhos da sociologia, pois cada um pensava de um jeito e por terem cada um destes um objetivo em comum como construir uma casa, mesmo com materiais diferentes o objetivo dos três era construir a casa. A não podemos esquecer que o lobo mau desta historia é a realidade, que tenta destruir a teoria dos três porquinhos.

 

Marx – buscava a igualdade social

Durkheim – buscava a harmonia na sociedade

 e Weber- buscava os sentidos e os rumos que a sociedade teria

Émile Durkheim sociólogo francês, pensava os fatos sociais devem ser estudados como coisas, para nos afastarmos do objeto de estudo sem exercer a nossa parcialidade. Estudando a sociedade como a ciências da natureza, compreendendo uma ordem natural dos fatos sociais. A sociedade já esta estabelecida previamente e os seres humanos não a mudam. E também já em sua época já abordava o suicídio como um fato social e em três tipos: anômico, altruísta e egoísta. O anômino é quando a sociedade esta em crise, como por exemplo na crise de 29 nos EUA que com a quebra da bolsa, da noite para os dias as pessoas ficaram pobres e as fez perderem as esperanças. O suicídio altruísta que ocorre quando a pessoa se suicida para a sociedade, como por exemplo os suicidas KamiKase , os pilotos na segunda guerra que se suicidavam em nome do seu país o Japão. E o suicídio egoísta é quando o individuo não se sente pertencente à sociedade em que vive.        

Durkheim é diferente de Marx e Weber, ele não tinha o pensamento central na política, ele pensava mais na sociedade. Ele teve influencias do positivismo  e alguns livros falam que ele era conservador e que se preocupava somente com a manutenção da sociedade. E foi quem definiu o estado como uma instituição sem autoridade. Por tanto Émile Durkheim buscava harmonia na sociedade.

Para Marx Weber o estado moderno é o ideal, e o estado é o responsável por garantir a segurança publica como exemplo com a ajuda de policiais na rua.

Max Weber é o sociólogo do século 19 e que entrou no século 20. Weber se opõe em vários pontos de Durkheim, o primeiro é que para estudar a sociedade, para fazer as ciências sócias agente não consegue ser imparcial, pois não se tem como estudar a sociedade sem deixar de lado os seus gostos pessoais. E para weber ele acreditava os seres humanos é quem construímos sociedade através das nossas atuações, as chamadas ações sociais que são colocadas de 4 formas diferentes : Afetiva de sentimentos; tradicional e costumes; objetivos estabelecidos e valores religioso político

Para KarlMarx o estado não é representante da sociedade, mas sim considerado uma instituição a serviço de um grupo social. E também o estado usa aparelhos repressivos, por exemplo a política, com a função de controlar as ideologias das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com