TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Início de séc XIX - Império/romantismo

Por:   •  24/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

Século XIX e XX

Início de séc XIX

Império/romantismo

A indumentária do século XIX não acompanhou a tradicional virada cronológica dos séculos para trazer suas caracteriscas e seu estilo. A moda do sec. XIX deu inicio juntos ao fim da Revolução Francesa momento em que as roupas que traziam consigo rastro da luxuosidade estavam tornando-se peças indesejáveis.

Com a revolta social perucas, bordados, panniers entre outros objetos os quais remetiam ao exagero e extravagancia do luxo foram saindo da preferencia, pois após a revolução as sociedade não desejava ter um estilo de vida aristocrata. Sendo assim, um estilo de vida mais simples foi adotado.

A mulher do inicio de século XIX passou a se vestir de modo bem oposto ao que era comum no século passado. A silhueta feminina tomou forma diferenciada a partir da cintura que subiu e foi parar logo abaixo dos seio, o modelo de vestido utilizado foi a chemise de musseline e a cor mais utilizada foi o branco.

O destaque inicio de século de fato foi o deslocamento da cintura. Tais vestidos lembravam aos utilizadas na Grecia antiga e Roma, o sistema de fechos e botões  remetiam as técnicas utilizadas no período clássico. Além disso os detalhes das peças lembravam as túnicas romanas.

Apesar dos vestidos utilizados no período possuir corte reto, a saia continuava ampla no entanto para dar volume ara utilizado anáguas e uma quantidade enorme de tecido. Mangas bufantes eram utilizada, curtas quando para ocasiões noturnas e longas para serem usadas durante o dia

Era Vitoriana

Em época de revolução industrial uma nova sociedade se formava onde os acontecimentos da época moldava um sociedade do consumo, momento de prestigio da burguesia. O sucesso da revolução industrial influenciou a moda.

A referencia de mulher era a nova Rainha Vitória, sua relevância na indumentária deu nome ao período, que trazia em seus trajes e estilo de vida todo o requinte feminino e feminilidade na essência. A mulher ideal da era vitoriana era aquela mulher do lar que se preocupava apenas em transparecer o sucesso de seus maridos gerando filhos e estando a frente da organização de uma casa sem se preocupar com a vida de trabalho.

A silhueta feminina novamente tomou um formato diferente de acordo com o traje utilizado. A cintura alta que era o utilizado, por sua vez deslocou-se novamente para baixo e as saias continuaram amplas, mas agora com um formato muito mais arredondado. Formato esse que era possível através de um novo mecanismo desenvolvido para dar volume as peças, mecanimos esse que era chamado de crinolina que eram basicamente estrutura de metal, que trouxe a mulher uma maior liberdade de movimentação das pernas na utilização dos vestidos. Mangas com corte simples e os corpetes firmados com barbatana mais alongados.

Século XX – inicio

O inicio do século foi acompanhado de um entusiasmo as sociedade perante ao progresso. Paris inspirava artistas, escritores e costureiros a criar obrar com mais liberdade e estimulava a inovação nas suas criações.

Paul Poiret por sua vez foi o responsável por uma inovação que uma das grandes do século, o que fez do séc XX a diferença entre os demais já vividos. Modificou a silhueta feminina abrindo mão dos incômodos espartilhos, trazendo tbm em suas peças cortes retos e simples. O processo de industrialização foi algo que possibilitou a produção de peças em escala, com isso a moda se tornou algo mais acessível e democrático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com