TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Idade Moderna (séc. XIX): Tendências isoladas da época que desenvolveram-se fora do cenário das correntes científicas e filosóficas

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  2.098 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Luciana Armando Paulo Elias

Luciana Armando Paulo Elias

Nincha Faita Amade

Sónia Cecília Germano Nampui  [pic 3]

Teotonio Elídio Zaqueu

Xavier Agostinho Muputiua

Psicologia da Idade Moderna (séc. XIX): Tendências isoladas da época que desenvolveram-se fora do cenário das correntes científicas e filosóficas

Trabalho de carácter avaliativo da Cadeira de História da Psicologia a ser entregue ao docente MA. Juvenal Maricane M. Inruma Curso de Psicologia, 2º Ano Pos-Laboral

Universidade Pedagógica

Nampula

2017

Índice

Introdução        5

Psicologia da Idade Moderna (séc. XIX)        6

Tendências isoladas da época que desenvolveram-se fora do cenário das correntes científicas e filosóficas        6

Psicologia do acto        6

Psicologia fenomenológica        7

Escola romântica e naturalista        8

Conclusão        10

Bibliografia        11

Introdução

Para a ascensão da Psicologia como ciência autónoma existiram duas raízes fundamentais (científicas e filosóficas) que à elevaram a está categoria porém, a que referir também das correntes ou tendências que não foram incorporadas por ela durante o percurso e que contribuíram para o surgimento de novas escolas como a Gestaltista e Funcionalista.

O presente trabalho visa abordar sobre as Tendências isoladas da época que desenvolveram-se fora do cenário das correntes científicas e filosóficas com o objectivo de mencionar as tais tendências; identificar os principais representantes e o contributo que cada uma trouxe para a Psicologia.

Para a elaboração do trabalho fez-se o uso do método de levantamento bibliográfico, o mesmo obedece a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia onde cita as obra usadas.  

Psicologia da Idade Moderna (séc. XIX)

Tendências isoladas da época que desenvolveram-se fora do cenário das correntes científicas e filosóficas


Para complementar o cenário do nascimento da psicologia científica é importante lembrar a presença de outras correntes que foram suas contemporâneas e que não foram incorporadas por ela. Embora derivadas de algumas raízes comuns à psicologia científica, deram outro enfoque à psicologia, como se verá a seguir.


Embora Wundt ocupasse o maior espaço dentro do cenário da psicologia, no final do século XIX, ele não reinou soberano. Muitos psicólogos actuaram de forma efectiva, mantendo pontos de vista diferentes do seu e do que foi sistematizado na psicologia científica. Rejeitaram, a priori, a análise da consciência e a sua decomposição em elementos, como fazia o sistema wunditiano. Eram, pois, contra o
elementismo e o associacionismo. Viam os fenómenos mentais como totalidades.

 Entre as principais, destacam-se: a psicologia do acto, a fenomenológica e a romântica. Seus representantes foram respectivamente: Franz Brentano, Edmund Husserl e Rousseau.

Psicologia do acto

Franz Brentano (1838-1917), alemão, de origem italiana, foi o criador da psicologia do acto, ponto que o distinguiu de Wundt Define a psicologia como ciência da alma. Em consequência, dá um dinamismo ao processo mental que significa, no seu entender, um acto (acção) que é distinto de um estado psíquico.

O acto ou a acção mental não tem um conteúdo em si mesmo, ele se refere a um objecto exterior. Assim, os fenómenos da audição e da visão são processos ou actos psicológicos, enquanto, o som percebido ou o objecto percebido são o conteúdo do acto. O amor e o ódio são processos ou actos mentais, e, como tal, se dirigem para alguma coisa, algum objecto, alguma pessoa.

 A consciência, assim, se direcciona para um objecto, que se define como objecto intencional e não físico ou material. O que é psicológico é o acto de ver, sentir, imaginar e não o objecto visto, imaginado. O processo ou acto precisa do conteúdo, mas é distinto dele, representa um objecto que está fora dele. Por conseguinte, os processos mentais ou psicológicos são actos e não conteúdo, como quer Wundt Distingue assim o fenómeno físico do psíquico. Considera, ainda, que os actos psíquicos são globais, são totalidades e que, portanto, não se decompõem em seus elementos.

 Para Brentano, só se podem decompor os objectos e corpos da física, da química, e não os psicológicos. Assim, para o estudo dos actos psíquicos, dever-se-ia usar o método empírico da observação e não o da experimentação. Por isso, rejeitava a ideia de uma experimentação sistemática e constante de tudo, como é praxe na psicologia experimental wunditiana.

A experimentação deveria ser apenas em pontos cruciais, aqueles que fossem necessários para esclarecer questões vitais da psicologia. A psicologia do acto é, assim, contra toda psicologia que tem por princípio o elementismo e o associacionismo. Foi, por isso, considerada a precursora da escola da gestalt.

Psicologia fenomenológica

Carl Stumpf (1848-1936) e Edmund Husserl (1859-1938).

A outra tendência a que se referiu acima é a da psicologia fenomenológica. Seus representantes foram Carl Stumpf, e principalmente Edmund Husserl, considerado seu representante maior, foi quem a desenvolveu. Alemães eram rivais de Wundt e ligados a Brentano. As ideias básicas da escola fenomenológica encontravam-se em Brentano. Como este, identificam as funções mentais como processos psicológicos ou actos e conservam a visão de intencionalidade dos actos em relação aos objectos. Stumpf considera que os processos ou factos primários são fenómenos que devem ser estudados imparcialmente, tal como aparecem na observação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com