TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLUÇÕES PARA MELHORAR O CONFORTO TÉRMICO E LUMÍNICO

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

SOLUÇÕES PARA MELHORAR O CONFORTO TÉRMICO E LUMÍNICO

MACAPÁ

2017

Ana Kelly

Tayná Matos

CONFORTO AMBIENTAL TÉRMICO E LUMINOSO

Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da turma 5ARQN como requisito parcial avaliativo da disciplina de conforto ambiental térmico e luminoso sob orientação da Professora Tatiana Santos Saraiva.  

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar, discutir e avaliar as soluções de baixa complexidade e de boa eficiência para melhorar o conforto térmico e lumínico. Como o correto é que se faça um estudo desde a implantação do terreno até o uso dos materiais, entretanto este será o desafio cujo será empregando soluções em residência já construídas, buscando atenuar os efeitos prejudiciais ao bem-estar dos seus habitantes.

Introdução

“Pretende – se compartilhar aqui algumas preocupações sobre impactos causados à natureza, particularmente o próprio ser humano, como o resultado da transformação do ambiente natural em ambiente construído, assim como discutir algumas iniciativas para minorar tais impactos, por meio da inclusão de princípios de sustentabilidade...” (SATTLER, M. A. Habitações mais sustentáveis de baixa renda. In: Edifício ambiental. São Paulo: Oficina de textos, 2015. p.504-521.).

Embora o artigo consiste em focar em soluções pós construções, muitas das referência foram na mesma linha de raciocínio que apresenta uma reflexão mais humanizada e acessível a todos sobre algumas necessidades essenciais em relação a qualidade de vida.

A metodologia aplicada consistiu em uma pesquisa em fonte de livros e artigo que possibilitou investigar e avaliar soluções para melhorar o conforto térmico e lumínico em um contexto real, evidenciando os caminhos para o consumo racional de energia elétrica.

Pois com a crescente preocupação da população com o conforto térmico nos últimos anos, ocasionou maiores exigências com as questões de sustentabilidade e consumo de energia no projeto arquitetônico, onde estudos detalhados do regime dos ventos da região e posicionamento da casa no terreno, desde o inicio do projeto ajudam a resolver boa parte do problema.

Mas mesmo não tendo esses estudos no inicio do projeto, ainda existem outros meios de soluções eficientes que reduzem a temperatura interna da residência com menor consumo de energia, como a vegetação que melhora do ambiente físico ou carpete que ajuda manter a temperatura interna.

Além da importância da utilização das cores favorecendo tanto o conforto térmico quanto lumínico, assim como soluções para potencializar a luz natural.

Diversos meios e soluções que necessitam de estudos mais simplificados para entendimento do resto da população. Levantando dessa forma a importância da sustentabilidade.

Palavras-chaves: Soluções, conforto térmico, conforto lumínico, sustentabilidade.

SOLUÇÕES PARA MELHORAR O CONFORTO TÉRMICO E LUMINOSO

Hoje em dia, ao realizar uma construção leva-se também em consideração o conforto proporcionado aos moradores da mesma. O conforto ambiental é o conjunto de condições necessárias para tornar um ambiente confortável. Para isso, é necessário um estudo das características térmica, luminosa, visual e acústica que o local apresenta, assim como fenômenos físicos e qualidade do ar interno e externo.

“Conhecer as condições ambientais e visitar o local do projeto são fundamentais para se ter uma noção correta de todas as particularidades como percepção dos ventos, percurso do sol, ruídos acústicos e vegetação, por exemplo. Posteriormente, com as simulações feitas em softwares a partir dos dados obtidos no local, temos como ter uma visão bem próxima da realidade e, assim podemos fazer os ajustes necessários antes que a obra seja executada”, explica Virgínia Araújo, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN.

        O conforto térmico é o estudo feito para melhorar a temperatura de uma residência de uma forma que não haja desconforto para a família, dependendo da localização do imóvel. Como grandes vãos de janelas posicionados de maneira cruzada para maior circulação da ventilação e o uso da vegetação, para locais mais quentes. E o uso do piso aquecido que combate à umidade, para locais mais frios, por exemplo.

        Já o conforto visual diz respeito à sensação que o uso das cores ou a disposição dos móveis, por exemplo, passa para os seus moradores. Nesse caso, é importante haver o estudo da psicodinâmica das cores, como cada cor pode afetar de determinada maneira as pessoas, e uma avaliação dos gostos de todos que irão morar na residência.

Soluções e eficientes para melhorar o conforto térmico

A preocupação com o conforto térmico não é atoa, cada vez mais as pessoas tem o buscado. Além disso, questões de sustentabilidade e consumo racional de energia tem se tornado também um grande interesse por aqueles que querem contribuir para um mundo melhor.

O ideal com preocupação do conforto térmico aconteça desde os primeiros estudos até a sua construção, como o correto posicionamento da casa no terreno, localização de aberturas e um estudo sobre os ventos da região e escolha dos materiais. Entretanto existem soluções de baixa complexidade que podem ser aplicados para amenizar a temperatura interna.

Vegetação

A vegetação contribui para a melhora do ambiente físico. As árvores, por exemplo, podem reduzir os ruídos, atuar como um filtro de ar captando a poeira, atuar como elementos de proteção solar e ainda como elementos de proteção visual (OLGYAY, 1998).

A escolha da vegetação ideal começa pelo respeito às características do local, como clima e tipo de solo. Além de ser necessário considerar a forma e suas características durante o ano, tanto no inverno quanto verão.

Arvores de folhas caducas podem sombrear a edificação no verão quanto no inverno permitindo a passagem do sol. Uma alternativa para o clima quente úmido como o da região norte do Brasil, a Figueira (Ficus Carica) seria o ideal, pois é conhecida pela sua resistência à secura, além de precisar de um solo com um pouco de umidade para resistir à falta de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com