TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

STEEL FRAMING E A CULTURA BRASILEIRA

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

STEEL FRAMING E A CULTURA BRASILEIRA

FERNANDES, Luis Augusto Tanamati¹; BARBOSA, Larissa Spanivello¹; RIOS, Bruno Ferreira¹; MALLMANN, Rafael Santos¹; MOURA, Igor Brandão1; LAGO, Anderson Dalcin1; YAMASHITA, Ana Cristina2

1 Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo (UNIGRAN)

2 Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo (UNIGRAN)

E-mail: luis.augusto97@hotmail.com 

Introdução

O método construtivo empregado em vários países que utiliza o aço galvanizado como principal material estrutural de suas obras, conhecido como Light Steel Framing (LSF), sofre preconceito no Brasil, por ser considerado um tipo de construção leve e por este ser sinônimo de fragilidade, mediante a cultura de construção que existe no país. Em vista disso este resumo está organizado seguindo a sequência de definição, vantagens, desvantagens do material, sendo também comparada com o método convencional utilizado no Brasil, a alvenaria.

Materiais e métodos

As informações contidas neste resumo foram baseadas em fontes de outros artigos que abordam sobre o tema Steel Framing, aulas teóricas sobre o assunto e projetos de residências unifamiliares realizadas por alunos do curso de arquitetura e urbanismo durante o período letivo do Centro Universitário da Grande Dourados.

Discussão

O sistema Light Steel Framing de concepção racional, tem como principal característica uma estrutura por perfis de aço galvanizado que são utilizados para produção de paredes estruturais ou de vedação. Compõe-se exclusivamente de materiais “secos”, como, por exemplo os perfis de aço formados a frio, as placas de vedação e as lãs de rocha ou de vidro para isolamento termo acústico.

O sistema proporciona vantagens que favorecem além da obra, o consumidor e o meio em que vive. A estrutura por ser pré-fabricada possibilita uma grande variedade de serviços, não ocorrendo um contratempo na execução da obra durante períodos chuvosos, com prazos e custos reduzidos e sem perdas na obra, que são fatores comuns em outros estilos construtivos.

Pela utilização de materiais secos o sistema apresenta uma característica bem relevante, que é a limpeza do canteiro de obras. Com viabilidade nos cálculos, gerando uma maior precisão na quantidade de material a ser aplicado, assim evitando desperdícios e também podendo ser reutilizado e reciclado.

A influência do aço neste tipo de sistema, mantem a estrutura leve, ocorrendo um alivio nas fundações que garante a segurança da obra sendo destaque para edifícios com determinado número de pavimentos, além de proporcionar resistência a determinados tipos de agentes externos. Sua fabricação não necessita de maquinários pesados, possui flexibilidade, permitindo qualquer tipo de acabamento interior ou exterior.

Possui uma grande vantagem na questão termo acústica, que é obtido a partir da utilização de materiais que compõem sua camada de isolamento. Podendo utilizar lãs de vidro, rocha ou pet, tornando o desempenho termo acústico duas a três vezes maior que o desempenho da alvenaria convencional.

O tempo de execução pode ser consideravelmente reduzido, podendo chegar a 1/3 do tempo se comparado aos métodos tradicionais de execução, além da redução do tempo de exposição da mão de obra, diminuindo possíveis riscos de acidentes de trabalho.

Um aspecto importante a destacar é a leveza da estrutura, que aponta dois fatores desvantajosos. A obra por ser leve, possui número de pavimentos limitados e outro fator ocorre dependente do material utilizado internamente, ou seja, com um material de baixa resistência como revestimento no interior da edificação, a parede pode ser danificada ao pendurar objetos muito pesados. Por ser um método construtivo inovador no Brasil, apesar de ser tecnicamente viável, é preciso maiores estudos para implementação deste sistema, com relação ao nível técnico da mão de obra disponível, com o desenvolvimento do processo de projeto, adequação à produção de moradias populares e principalmente a questão cultural, gerando preconceito com esse tipo de sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (441.3 Kb)   docx (727.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com