TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Slide 1 – Conceito BIM

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

Slide 1 – Conceito BIM

O BIM, ao contrário do que muita gente pensa, não é um software. BIM é a modelagem de toda informação de um projeto, envolvendo todo ciclo de vida da construção.

Slide 2 – O uso do BIM

A Metodologia BIM vem cada vez mais sendo disseminada pelo mundo, porém no Brasil a metodologia ainda é pouco utilizada, e quando é utilizada, não é por completo. Segundo a Bentley (Desenvolvedora de Softwares para BIM) 77% dos projetos no mundo são feitos em BIM, no Brasil esse percentual cai para 5%         

Slide 3 – O cenário mundial sobre o BIM é bem exigente. Na Inglaterra o BIM level 2 já é exigência do governo. Nos EUA o uso é obrigatório para projetos custeados pelo governo. A frança desde 2017 exige a metodologia em Licitações publicas. Na Holanda o Bim é exigido em projetos de mais de 10 milhões de euros. No Brasil, em Junho de 2017 o presidente assinou um decreto que institui o Comitê Estrategico de Implementação do BIM – CE BIM – com o objetivo de disseminar o Bim. Em uma reunião do CE BIM no inicio do ano de 2018, iniciou-se o debate para exigir o BIM em concorrências de projetos públicos.

Slide 4 – Em comparação com  o CAD, o BIM não minimiza muitos esforços, porém o pico de esforço com a metodologia bim se da no inicio do projeto onde o impacto no cronograma e custo do projeto é menor.

Slide 5 – O bim trabalha com ciclos de construção e agrega informações, esses ciclos se dao entre o 3D e o 7D, e a diferença entre eles são : ...... hoje, já se fala até em 9D.

Estudos de Caso

Ponte para PALM JEBEL ALI

A ponte não é apenas um meio de transportes, essa ponte foi projetada também para levar agua potável e para fazer a retirada de esgoto das extremidades da ilha, a GHD projetou em REVIT e conseguiu assim simular o bombeamento da agua e a quantidade de agua armazenada nos tanques. Com o uso do revit a GHD usou o sistema de Clash Detection, que minimizou erros de execução.

Residência Universitária

A Universidade Framingham State University em New England, mapeou a necessidade da construção de uma residência universitária, contratou a Consigli Construction para fazer o projeto e gerenciar a construção, com a premissa de que o cronograma não deveria sofrer alterações e de que a obra devia ser mais barata possível. Para atender essa premissa todo o projeto foi modelado em BIM, minimizando erros de execução com o Clash detection e podendo controlar os prazos como 4D. Outro ganho da construção foi a utilização do Autodesk BIM 360, que com o compartilhamento rápido de informações que a metodologia bim oferece, as alterações de projetos que eram feitas em escritório chegavam na mesma hora nos tablets e celulares em obra, minimizando erros construvios de revisões de projetos defasadas e facilitando a troca de informações.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com