TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SLIDE 2 - CONCEITO DE INOVAÇÃO

Por:   •  23/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.411 Palavras (22 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 22

SLIDE 2 - CONCEITO DE INOVAÇÃO

Inovação

 A inovação é entendida como uma nova ideia que gera resultado, ou seja, inovar vai muito além de apenas ter novas ideias para o seu negócio A inovação deve gerar valor tanto para a empresa quanto para a sociedade, ou seja, não se trata apenas de inovar para aumentar o poder econômico do sua empresa, mas também para resultar em valores sustentáveis e socioambientais. A partir disso podemos relacionar inovação e invenção. A invenção surge de um processo criativo, sem objetivo comercial definido. A partir do momento em que chegar à sociedade e produzir algum resultado. Aí sim, torna-se inovação.

EXEMPLO:  1 Um bom exemplo desta situação é o "post-it", aquele bloquinho de recados. Em 1968, Spence Silver, inventou um novo adesivo, mas não tinha uma forte aderência quando aplicado às fitas. Durante mais de cinco anos o Sr. Silver promoveu seminários internos procurando uma utilidade para o seu invento, mas não encontrou. A cola do Sr. Silver era uma invenção, mas não era uma inovação. Essa história mudou em 1977 quando ele percebeu  que os recados dentro os livros viviam caindo. Silver resolveu experimentar essa "cola" nos marcadores e percebeu que mais do que marcadores eles poderiam ser blocos para notas ou recados.

O resultado desta ação foi o lançamento do "post-it", em 1981.

Outro fator importante de ser lembrado é que inovação não está necessariamente relacionada a um novo produto, mas também na gestão, serviços e ou processos em qualquer área da sua empresa. Inovação pode significar: renovação/invenção que é o caso da inovação organizacional, onde é desenvolvimento de um novo método operacional para fazer com que a empresa gera concorrência, onde é necessário reorganizar estratégias, processos e até mesmo gestão nas práticas de negócio da empresa.

 

Inovação = nova ideia + implementação + resultado

Ex: Excel – originalidade: criação do excel; novidade: implantação do excel numa empresa.

Inovação Organizacional

É o desenvolvimento de um novo método operacional para fazer com que a empresa gera concorrência, onde é necessário reorganizar estratégias, processos e até mesmo gestão nas práticas de negócio da empresa.

Exemplo: : P&G – mudança de software e Metalfrio - mudança no método de contratação

        

        

SLIDE 3- AMBIENTE INOVADOR

Um ambiente inovador tem o objetivo de criar um ambiente, um local melhor para os funcionários trabalharem, para isso é preciso eliminar a burocracia (as diferenças de hierarquia, ou seja todos estão lá pelo mesmo motivo: criar, inovar, projetar), as estruturas inoperantes (tarefas que se tornam ineficazes pelo cansaço e stress), os bloqueios da comunicação entre funcionários e outros fatores quem impeçam  circulação e a realização de boas ideias.

        Com a criação do ambiente inovador, a sua empresa passa a ser uma organização inovadora, pois mudou o método de trabalho, o estilo e a cultura da empresa.

        Ex.: Google que acredita que para os funcionários criarem e inovarem é preciso um ambiente descontraído em que eles se sintam instigados e a vontade. Eles acreditam que para ser inovar precisam de um ambiente inovador também. Os funcionários da Google podem dedicar 20% da carga de trabalho a projetos pessoais. Nos escritórios mesa de pingue-pongue, videogames, pufes e redes de descanso dividem o espaço com a mesas e computadores.

SLIDE 4 -CONTEXTO HISTÓRICO

Década de 60 – As pessoas e as empresas se preocupavam mais com o preço mais baixo.

        Década de 70 – a qualidade do produto se torna mais importante que o preço baixo.

        Década de 80 – a flexibilidade se torna importante, ou seja, buscavam por processos mais versáteis.

        Década de 90 – demanda e performance são as exigências que a inovação procura.

        Dias de hoje – existe a preocupação ambiental onde as empresas e pessoas buscam por produtos e processos mais sustentáveis.

SLIDE 5 – IMPORTANCIA DA INOVAÇÃO (QUANDO, PORQUE E COMO INOVAR)

  1. Porque: o mercado está cada vez mais competitivo, pedindo cada vez mais por novidades e novos produtos, com isso as pessoas são desafiadas a explorar novas oportunidades. A inovação tem capacidade de agregar valor aos produtos e serviços de uma empresa, o que a coloca em vantagem em relação aos outros. Portanto, inovar tornou-se essencial para que uma empresa ou um país se sustente. Ao inovar você acaba tendo um diferencial competitivo e não precisar brigar por questão de volume e preço. Por exemplo, se só existisse a Coca-cola como empresa de refrigerante eles não se preocupariam em produzir mais unidades para distribuir em bares, mercados e restaurantes, pois não existe nenhum outro produto que competes com eles, então eles decidem o quanto produzir e fazem o seu preço sem precisar pesquisar o das outras marcas e ter que colocar um preço baseado no deles.
  2.         2- O quê: Inovar naquilo que realmente pode trazer um ganho para o seu consumidor e pra sua empresa, logo tem que atender os dois lados, satisfazer o cliente e gerar lucro e competitividade pra empresa.  E há várias formas, então você pode inovar um produto, mudando a forma como ele é percebido pelos consumidores, o processo de produção do produto ou serviço, a forma como eles são oferecidos no mercado, a forma de fazer negócios da empresa.

        3- Quando: Sempre que possível. Ė preciso pensar em inovar a todo o momento uma vez que o mercado competitivo não para. Quando falamos de um processo de inovação, estamos falando de um processo contínuo no qual se deve estar sempre atento à todas as oportunidades que você tem, até mesmo as pequenas, você tem que estar buscando essa inovação. Deve-se estar atento às novas exigências da sociedade e às mudanças no mercado. Esse tipo de atenção fará com que se saiba o momento de implementar a inovação, que traz bons resultados para a empresa quando bem planejada. Devemos inovar sempre que possível, porém devemos saber o momento exato de implementar essa inovação. Porque aí a gente pode falar então em quando não inovar, por exemplo, em situações em que você tem processos em grande escala num ambiente produtivo, não é a hora de ficar fazendo experimentos e mudanças em uma grande locomotiva que já está em andamento, então talvez você pode até identificar uma coisa importante, mas que você tem que lembrar que tem lugar correto pra você fazer esse tipo de teste ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (464.5 Kb)   docx (466.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com