TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade e meio ambiente

Por:   •  18/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS[pic 1][pic 2]

DELMIRO GOUVEIA- CAMPUS SERTÃO

ENGENHARIA CIVIL

RELAÇÃO DOS HABITANTES DE DELMIRO GOUVEIA COM O RIO SÃO FRANCISCO

[pic 3]

DELMIRO GOUVEIA – AL

MAIO/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS[pic 4][pic 5]

DELMIRO GOUVEIA- CAMPUS SERTÃO

ENGENHARIA CIVIL

Ana Karolayne de Brito Andrade

Anne Gabrielle Sales de Souza

Beatriz Pereira de Souza

Stefany Gonçalves Lima

RELAÇÃO DOS HABITANTES DE DELMIRO GOUVEIA COM O RIO SÃO FRANCISCO

[pic 6]

DELMIRO GOUVEIA – AL

MAIO/2015

SUMÁRIO

  1. Resumo__________________________________________________ Página 04
  2. Introdução________________________________________________ Página 05
  3. Apêndice_________________________________________________ Página 07
  4. Referências Bibliográficas_____________________________________ Página 08


RESUMO

O presente projeto de pesquisa traz à tona a relação dos habitantes da cidade de Delmiro Gouveia com o Rio São Francisco, buscando apresentar como as pessoas veem tal relação e como elas poderiam mantê-la, além de explorar qual seria a importância que a população dá ao rio e quanto ao uso, o que pode impactar na vida da população que depende direta ou indiretamente de suas águas. Por meio de entrevistas, serão obtidos os dados para a comprovação de que a população faz descaso com o que acontece com o Rio, mantendo assim uma relação de usufruto de vantagens socioeconômicas, enxergando o rio de uma forma unidimensional sem preocupação com degradação deste.

Palavras-chave: Relação. Habitantes. Rio São Francisco. Importância. Descaso. Vantagens Socioeconômicas.


INTRODUÇÃO[pic 7][pic 8]

O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. O rio passa por 5 estados e 521 municípios. Em diversos trechos, o São Francisco oferece condições de navegação, desse modo, as principais cargas transportadas são de cimento, sal, açúcar, arroz, soja, madeira e gipsita, incluindo o transporte de pessoas, sobretudo de turistas.

Suas águas são usadas para o turismo, lazer, irrigação, transporte, entre outros, desempenhando um importante papel socioeconômico para os estados e, principalmente, para as cidades em sua margem.

Uma mancha com 25km de extensão apareceu no rio entre os Estados de Sergipe e Alagoas. O problema levou ao desabastecimento de cidades alagoanas e foi alvo de mobilização de órgãos ambientais. A mancha negra que polui o rio são Francisco foi causada pela microalga Dinoflagelados, que surgiu após a liberação de sedimentos de uma barragem da CHESF (hidroelétrica do São Francisco).

Tal acontecimento gerou impactos e movimentações midiáticas enfatizando a importância do rio. Em decorrência disso, despertou-nos o interesse de analisar a reação da população ribeirinha e urbana afim de compreender a relação que estes estabelecem com o rio.

Diante dos acontecimentos determinamos como problema de pesquisa o tema: Qual a percepção dos indivíduos quanto a relação estabelecida entre a população e o Rio São Francisco?

É importante dizer que o interesse por esse estudo surgiu mediante a intensa exposição do Rio São Francisco na atualidade, tendo em vista a atual situação do Rio estão sendo levantados diversos questionamentos sobre a indiferença da população, com o desenvolvimento da região as questões naturais são deixadas à margem priorizado a valorização do poder aquisitivo individua. Desta forma se torna relevante o estudo voltado à essas relações pois o entendimento do comportamento dos indivíduos que têm contato direto e indireto com este rio pode ser considerado o reflexo de diversos outros fatores, que pretendesse ser entendido no decorrer do nosso presente trabalho de pesquisa.

Essa linha de pesquisa subsidiou a elaboração do projeto intitulado “Relação dos habitantes de Delmiro Gouveia com o Rio São Francisco” e tem enquanto objetivo geral analisar a forma como as pessoas mantem vínculos e quais são esses tipos de vínculos, além de possuir alguns objetivos  secundários que  visam analisar qual a importância que a população dá ao Rio ; de que forma o uso do Rio pode impactar a vida das pessoas que estão tendo  contato direto e indireto com este, e  quais são esses impactos.[pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com