TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soluções de Impactos Ambientais de Construtoras e Empresas

Por:   •  7/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Faculdade Pitágoras

Julliana Costa Furtado

Soluções de impactos ambientais de construtoras e empresas.

São Luís – MA

2020

Faculdade Pitágoras

São Luís, 08 de abril de 2020

Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Construções sustentáveis

Turno: Noturno                9º período

Prof.: Patrícia Trinta

Aluna: Julliana Costa Furtado

Alternativas de empresas e construtoras para diminuição de impactos ambientais caudados pelas construções civis.

São Luís – MA

2020

Sumário

INTRODUÇÃO4

1.        Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal4

2.        Certificação Leed | Leadership in Energy and Enviromental Design4

        3. Certificação AQUA-HQE | Alta Qualidade Ambiental 5

4. Selo Procel Edifica5

5. FSC Brasil6

6. Qualiverde 6

Empresas/construtoras que adotam selo de sustentabilidade7

  1. Empresa Gerdau7
  2. Construtora Laguna8
  3. Construtora CRB9
  4. Construtora Tecnisa10

Referências12

INTRODUÇÃO

A construção civil é um dos setores que mais podem gerar resíduos causando maiores impactos ambientais, isso de dá pela falta de planejamento de escolha de materiais e o processo adequado para suas construções. Um melhor gerenciamento nesses quesitos além de apresentar uma melhor economia para obra, gera menos impactos ao meio ambiente.

As empresas e obras podem ser classificada através de selos de sustentabilidade que se diferem para cada categoria, selos esses que são divididos em seis categorias:

  1. Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal

O Selo Casa Azul tem a finalidade de promover o uso racional dos recursos naturais, levando sempre em consideração o aumento da qualidade de uma construção, são avaliados os parâmetros relacionados ao uso, à ocupação e à manutenção das edificações.

Os critérios são divididos em seis categorias principais: qualidade urbana; projeto e conforto; gestão da água; eficiência energética; conservação de recursos materiais práticas sociais.

Esse selo ainda tem três níveis de avaliação: bronze, quando são atendidos os 19 critérios obrigatórios. Prata, para 19 critérios obrigatórios e 6 opcionais. Ouro, para 19 critérios obrigatórios e pelo menos 12 opcionais. Quanto mais critérios são alcançados, mais bem avaliada é a construção.

  1. Certificação Leed | Leadership in Energy and Enviromental Design

É uma certificação que visa a economia de energia, o uso sustentável de recursos e a redução dos custos operacionais em diversos empreendimentos. Por se tratar de uma análise de âmbito mundial, o LEED é uma dos mais visados e importantes hoje em dia.

O LEED certifica diversos empreendimentos: Novos Edifícios – Projeto e Construção; Construção e Design de Interiores; Operação e Manutenção Sustentável para edifícios antigos; Desenvolvimento de Novos Bairros.

A nova construção é submetida a uma análise dos seguintes tópicos: Localização e transporte; Espaço sustentável; Uso sustentável da água; Energia e atmosfera; Materiais e recursos; Qualidade ambiental interna; Inovação e processo do projeto; Créditos regionais.

Cada tópico inclui pré-requisitos, que são obrigatórios, e créditos, que são recomendações. Assim como as certificações anteriores, o LEED também tem um ranking que classifica os empreendimentos em: LEED Silver, LEED Gold e LEED Platinum, de acordo com a pontuação atingida de 40 a 110 pontos.

  1. Certificação AQUA-HQE | Alta Qualidade Ambiental

É um processo que se baseia na metodologia francesa HQE – Haute Qualité Environnementale do órgão Certivéa. Foi criado no Brasil no ano de 2007 pela Fundação Vanzolini, desenvolvido em conjunto com professores da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). O objetivo é acompanhar o gerenciamento do projeto desde seu início até sua operação, sempre considerando questões construtivas e ambientais. Para receber a certificação, o projeto deve ser analisado nas seguintes etapas: pré-projeto; projeto; execução.

O selo AQUA possui 14 critérios de avaliação distribuídos em 4 famílias: Relação do Edifício com seu entorno; Escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos; Canteiro de Obras de Baixo Impacto Ambiental; Gestão da Energia; Gestão da Água; Gestão de Resíduos de uso e operação do Edifício; Manutenção – Permanência do Desempenho Ambiental; Conforto Higrotérmico; Conforto Acústico; Conforto Visual; Conforto Olfativo; Qualidade Sanitária dos Ambientes; Qualidade Sanitária do Ar; Qualidade Sanitária da Água.

Para conseguir a certificação AQUA, o empreendimento deve atender pelo menos três categorias com desempenho “Melhores Práticas”, 4 categorias com desempenho “Boas Práticas” e 7 categorias com desempenho “Básico”. O selo AQUA foi o primeiro a conciliar normas internacionais e nacionais, considerando também a nossa cultura e clima.

  1. Selo Procel Edifica

O Selo Procel foi criado em 2003 pela Eletrobras em conjunto com os Ministérios de Minas e Energia e das Cidades, com o intuito de incentivar o consumo de energia elétrica nas edificações. Com o passar dos anos, está certificação incorporou também o uso eficiente de outros recursos (água, iluminação e ventilação natural, etc) para as construções de todo o país, com o objetivo de reduzir impacto ambiental. Sobre energia elétrica especificamente, a estimativa é de economia de até 50% em novas edificações e de até 30% para reformas nos sistemas de energia.

À medida que as obras recebem esse selo, há uma redução de desperdício e de impactos que a construção civil gera no meio ambiente. Assim, é necessário que os profissionais que atuam nessa área se esforcem ao máximo para obtê-la. O processo considera tanto as etapas de concepção de um projeto quanto após a obra ser construída. Assim, é possível conferir as metodologias envolvidas em cada situação.

São concedidas, adicionalmente, etiquetas que vão de E (as pouco eficientes) até A (as muito eficientes). O principal benefício do selo é a economia que a redução do consumo desses recursos gera para os empreendimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com