TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TONY GARNIER E CAMILO SITTE NO CONTEXTO HISTÓRICO DA ARQUITETURA

Por:   •  24/11/2017  •  Seminário  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP – Universidade Paulista

Araçatuba

Curso: Arquitetura e Urbanismo

 Disciplina: Teoria e História da Arquitetura IV

                                     Cristiana Rocha RA: C616EB- 0

Edson Félix RA: A06743-4

     Queisi Castro RA: C398GA- 9

TONY GARNIER E CAMILO SITTE NO CONTEXTO HISTÓRICO DA ARQUITETURA

Araçatuba

2017

Contexto Histórico

        As descobertas feitas pelos arquitetos da antiguidade marcaram o desenvolvimento da arquitetura. A história narra e deixa cravada todas estas descobertas nas construções ainda existentes que, ficaram como herança e como aprendizado, a utilização da madeira, das pedras nas construções, o aproveitamento da luz solar e dos ventos fez com que a qualidade das construções viesse melhorando e procurando atender as necessidades dos povos.

        No século XVIII, com o advento da industrialização, as grandes cidades europeias como Londres e Paris tiveram um surto populacional, desenfreando o desenvolvimento das cidades, foram descobertas novas possibilidades para as construções como o concreto, o metal e o vidro.

        Com a Revolução Industrial, o crescimento populacional sem planejamento urbano e condições habitacionais e sanitárias precárias, arquitetos começaram a idealizar a organização das cidades.

        No final do século XIX e início do século XX houveram enormes mudanças industriais, econômicas, sociais e culturais, decorrentes da modernização intensa dos modos de produção. O comércio internacional trouxe crescimento econômico, juntamente com uma certa pobreza nas grandes cidades. A burguesia assumiu o poder nas cidades com suas novas concepções de liberdade, dando, inclusive, liberdade à iniciativa privada de agir sem a intervenção dos interesses públicos. A urbanização, os avanços arquitetônicos, o aumento da tecnologia e a disseminação de bens e informações também marcaram o período. A consolidação da sociedade urbano-industrial e o progresso técnico -científico estimularam ainda mais a reprodução do sistema socioeconômico capitalista.

Tony Garnier

        Tony Garnier, que nasceu em 1869 e cresceu num dos melhores bairros operários de Lyon. Estudou arquitetura na Academia de Encontro de Ensino Belas-Artes daquela cidade entre 1886 e 1889. Em 1889, foi contemplado pela Academia de Lyon com uma bolsa para formação continuada em Paris. Ali chegou, portanto no ano da grande exposição internacional — a exposição da qual a maioria se lembra por causa da torre Eiffel.        

        Na cidade de Lyon, na França, seus primeiros feitos foram o seu famoso projeto de abatedouros, um grande hospital, um estádio municipal, uma exposição internacional. E em 1917 teve este trabalho publicado em dois volumes, com 164 pranchas, sob o título de Cidade Industrial. Garnier idealizou a cidade com uma população de 35.000 habitantes, não por achar que essa fosse uma quantidade ideal, mas por considerar que uma cidade menor não teria os problemas que gostaria de abordar arquitetonicamente, ao mesmo tempo em que uma cidade maior seria impossível de manusear da forma por ele desejada.

        Tony Garnier com sua proposta para uma cidade industrial separou distintos lugares em zoneamento onde facilitaria o meio de locomoção dos habitantes e além de tudo uma cidade organizada. Para ele, a cidade precisaria ser setorizada, as indústrias, as moradias do proletariado, as moradias da burguesia, sempre pensando em suposta ampliação. Uma malha uniforme de ruas, onde todas as construções deveriam deixar espaço para a pavimentação de pedestres e ter espaço para jardins.

        As construções deveriam ter em todos os cômodos janelas suficientemente largas para a entrada de ventilação e luz externa, Garnier não era a favor de pátios fechados como fonte de luz, dizia que as janelas deveriam ser viradas para a rua.

        Ressalta –se a importância dada por Garnier aos fatores higiênicos, os rios, a luz do sol, o calor e a vegetação circundando as construções; a distância entre uma construção e outra, a via para pedestres e as ruas como percursos separados.

        A cidade idealizada por Garnier não se tornou realidade mas, muitos dos seus ideários foram implantados na sua cidade natal, Lyon como o matadouro de La Mouche e o hospital Edouard Harriot.

        Pode –se ainda, referenciar materiais como o vidro e o concreto aramado à Garnier, materiais que só começaram a serem utilizados anos depois pelos arquitetos progressistas que acabaram por considerar as suas premissas como princípios básicos da arquitetura.

Algumas obras de Tony Garnier

        Na imagem 1, pode-se verificar o esquema de setorização da cidade industrial, onde 1 é referente a cidade antiga, 2 é a estação central, 3 é a zona residencial, 4 é o centro, 5 é a região das escolas primárias, 6 é a das escolas profissionais, 7 é o hospital, 8, a estação, 9 é a zona industrial, 10 é a estação industrial, 11 é o cemitério e o 12 é o matadouro.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

        Na imagem 2 fica nítida a organização da zona residencial, as ruas, a pavimentação para os pedestres, a arborização em meio as construções, a distância retilínea de uma casa para a outra, as janelas, largas, todas voltadas para as ruas.

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

        Como ilustrado na imagem 3, o Hospital Edouard Herriot, com suas instalações impecáveis até os dias de hoje na cidade natal de Garnier, Lyon na França, retrata toda a ideia paisagista do arquiteto. Janelas largas viradas para a rua, paredes em concreto e uma jardinagem que envolve toda a construção.

Camilo Sitte

        Sitte contrapõe em sua ideologia o passado do presente, trazendo conceitos em sua obra “Construção das cidades segundo seus princípios artísticos” para uma arquitetura em construções modernas valorizando a estética, o lado artístico da arquitetura não enfatizando as construções como monumento mas, evidenciando o ambiente, a cidade como um todo, respeitando cada parte como fragmento essencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (496.1 Kb)   docx (323.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com