TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

Por:   •  7/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ALESSANDRO NICOLAU DA SILVA

Análise das qualidades ambientais urbanas: Estudo de caso do canteiro central da Cidade de Atalaia-Al

MACEIÓ-AL

2019/1

[pic 2]

 

ALESSANDRO NICOLAU DA SILVA

Análise das qualidades ambientais urbanas: Estudo de caso do canteiro central da Cidade de Atalaia-Al

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial, para conclusão do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário CESMAC, sob a orientação da Professora Selma Patrícia Bandeira Mendes Costa e coorientação do professor Francisco André Gomes Santos.

MACEIÓ-AL

2019/1

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO……………………………………………………………

04

2 AVALIAÇÃO DAS QUALIDADES AMBIENTAIS URBANAS….........

05

3 A CIDADE RELACIONADA AO PAISAGISMO E URBANISMO.......

        09

 4 REFERÊNCIAS..................................................................................              11


LISTA DE FIGURAS

FIGURA 01 ............................................................................           07

FIGURA 02 ............................................................................           07

FIGURA 03 ............................................................................           07

FIGURA 04 ............................................................................           07

FIGURA 05 ............................................................................           08

FIGURA 06 ............................................................................           08


1 INTRODUÇÃO

Temos a oportunidade de trasformar o nosso novo mundo urbano numa paisagem passível de imaginabilidade: visível, coerente e clara. Isso vai exigir uma nova atitude de parte do morador das cidades e uma reformulação do meio em que ele vive. As novas formas, por sua vez, deverão ser agradáveis ao olhar, organizar-se nos diferentes níveis no tempo e no espaço e funcionar como símbolos da vida urbana. (LYNCH, 1999, p. 101)

Os canteiros centrais tem por finalidade estabelecer a organização das vias públicas, conduzir os pedrestres a atravessar a rua, contribuindo para uma harmonização no trânsito dando segurança aos cidadões que ali circulam, sempre interferindo que seja, positivamente ou negativamente, na estética e funcionalidade do meio urbano.

Muitos desses espaços no Brasil poderiam ser mais úteis, principalmente quando são localizados em ambientes bem movimentados. Áreas verdes, espaço público e livre com atratividades que venham proporcionar lazer, recreação, prazer e conforto que chame a atenção da população, podem garantir e promover a sociabilidade.

“existem, porém, algumas funções fundamentais, que as formas da cidade pode expressar: circulação, usos principais do espaço urbano, pontos focais chaves. As esperanças, dos prazeres e o senso comunitário podem concretiizar-se. Acima de tudo, se o ambiente for visilvemente organizada e nitidamente identificada, o cidadão poderá impregna-lo de seus próprios significados e relações. Então se tornará um verdadeiro lugar, notável e inconfudível. (LYNCH, 1999).

Os problemas ambientais são consequências da má utilização do meio ambiente pelo homem. A falta de planejamento urbano e o seu desenfreado desenvolvimento, refletem numa cadeia de consequências que influenciam na qualidade do ambiente urbano e consequentemente na qualidade de vida das pessoas.

2 AVALIAÇÃO DAS QUALIDADES AMBIENTAIS URBANAS

Neste capítulo iremos fundamentar as qualidades ambientais e urbanas, com o intuito de identificar a presença e o grau dessas qualidades no conjunto referido nas próximas etapas, para em seguida começarmos a elaborar e direcionar futuras intervenções na área.

       

O conceito de imageabilidade não conota, necessariamente, alguma coisa fixa, limitada, precisa, unificada ou regularmente ordenada, embora, às vezes possa possuir tais qualidades. Também não significa evidente a um relance, óbvio, ostensivo ou explícito. O ambiente total a ser modelado é extremamente complexo, enquanto a imagem óbvia logo se torna enfadonha e capaz apenas de chamar a atenção para um número limitado de características do espaço vital. (LYNCH, 2006, p.12).

A qualidade ambiental tem uma importância muito grande no que diz respeito a políticas públicas, direciona o planejamento urbano com o objetivo de oferecer o desenvolvimento sustentável das cidades e da melhoria da qualidade de vida nas mesmas.

Desta maneira, é necessário uma previa avaliação para analisar a qualidade ambiental do campo, um estudo minucioso da infraestrutura e dos serviços urbanos, como disponibilidade e acesso, visando sempre a melhoria e atender o máximo a carencia da população, suas imposições e consequentemente promover o conforto e comodidade.

A fim de estudar o projeto proposto, será pesquisado a avaliação da qualidade ambiental urbana, que é entendida como característica do ambiente natural e do ambiente construído, originada sempre pelos diversos tipos de personalidade humana, que interferem sempre no meio. Baseando-se no estudo de Bentley (1995), conceituaremos alguns tópicos como: variedade, adaptabilidade, legibilidade e permeabilidade do canteiro.

  • Variedade

É a marca do espaço no qual se caracteriza pela diversidade, diferentes formas de uso do espaço e variedades de predios circuvizinhos, tipo de pessoas que ali circulam, mesmo por questões de tempo ou razões conduzem significados variados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com