TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAPICHE BARNABÉ - SALVADOR

Por:   •  5/10/2016  •  Dissertação  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE JORGE AMADO

ARQUITETURA E URBANISMO

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

TRAPICHE BARNABÉ

CONTRUINDO NO CONSTRUIDO

SALVADOR

2015

UNIVERSIDADE JORGE AMADO

ARQUITETURA E URBANISMO

RAFAEL DE CARVALHO MACHADO

ARQ6BM

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

TRAPICHE BARNABÉ

CONTRUINDO NO CONSTRUIDO

TRABALHO MINISTRADO PELO PROFESSOR FEDERICO CALABRESE COMO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO PARA A DISCIPLINA DE OFICINA DE PROJETO IV. ELABORADO PELO DISCENTE RAFAEL DE CARVALHO MACHADO, 6º SEM. MATUTINO.

SALVADOR

2015

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

TRAPICHE BARNABÉ

O trapiche Barnabé foi construído basicamente em duas etapas, a primeira foi a edificação localizada à Rua do Pilar, a segunda foi a complementação da edificação com toda a área localizada à Avenida Jequitaia. É claramente dividido em 4 áreas, que no projeto, foram utilizadas com usos distintos.

O acesso ao CAPS (Centro de Assistência Psico-social) é feito à esquerda da entrada principal da Avenida Jequitaia, na Rua Alfredo Henrique de Azevedo, pois temos uma área em separado, com excelente para que o acesso ao CAPS seja totalmente independente das demais áreas da edificação.

Também à Rua Alfredo Henrique de Azevedo, também com um acesso individual temos um Resto-Bar para uso da população geral.

O CAPS está localizado na área central da edificação, é distribuído em três pavimentos. No pavimento térreo, temos uma sala de arquivo, a sala de enfermagem, medicação e vestiários, para que o acesso seja facilitado tanto para os usuários quanto para os funcionários. No segundo pavimento, temos seis salas de atendimento individual, duas de atendimentos em grupos, além de uma sala de reuniões. No terceiro pavimento, temos salas de interação entre os usuários, bem como um espaço aberto com pufs, sofás e equipamentos para a diversão e distração dos mesmos.

Também na área central térrea, foi feito um pátio, com bancos e arvores, para que o ambiente ficasse mais aconchegante, pensando também na iluminação e ventilação naturais.

Na área localizada na fachada sudoeste, foi aproveitada a área da edificação mais antiga como cozinha e despensa e logo a frente, foi instalado um refeitório para uso específico do CAPS. Também na mesma área, temos uma praça de alimentação que nos dá acesso a duas salas de cinema, para que haja uma interação da edificação com a sociedade de um modo geral. A ideia é que seja um Cinema Popular, com preços acessíveis a todos. No pavimento seguinte, também com intuito de incentivar a interação social, criamos salas para serem usadas como oficinas de música, artes, teatro, fotografia e demais ferramentas de educação e qualificação tanto para os usuários do CAPS com todos que tiverem interesse.

Por fim, na edificação localizada à Rua do Pilar, os ambientes foram revitalizados e tiveram seu uso original mantido, foram criadas lojas, para tentar trazer um público alvo de forma a trazer também o turismo para a região, ajudando até na revitalização do bairro como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com