TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Hotel Fazenda

Por:   •  13/7/2021  •  Monografia  •  4.516 Palavras (19 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 19

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Primeiro hotel na cidade de São Paulo, atendendo grandes encontros políticos e científicos da cidade ........................................................................... 09

Figura 2 – Implantação Hotel Fazenda Mazzaropi .............................................. 15

Figura 3 – Vista aérea da disposição do Txai Resort .......................................... 21

Imagem 1 – Resort Fazenda com características rústicas .................................. 13

Imagem 2 – Quartos individuais e sem integração comum, garantindo conforto e privacidade ........................................................................................................... 14

Imagem 3 – Vista aérea Hotel Fazenda Mazzaropi ............................................. 16

Imagem 4 – Vista da sacada de uma das acomodações .................................... 17

Imagem 5 – Vista salão principal da Pousada Mariola ........................................ 18

Imagem 6 – Vista da piscina e nível abaixo da mesma ....................................... 18

Imagem 7 – Vista aérea do litoral do Txai Resort ................................................ 19

Imagem 8 – A maioria dos caminhos recobertos por arvores ou palmeiras ........ 20

LISTA DE ABREVIATURAS

ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotel

EMBRATUR - Empresa Brasileira de Turismo - atualmente Instituto Brasileiro de Turismo

FUNGETUR - Fundo de Garantia de Turismo

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

SBClass - Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem

APA - Área de Preservação Ambiental

RESUMO

Localizada na região centro-oeste do Estado do Mato Grosso do Sul, Campo Grande com aproximadamente 895.982 mil habitantes (estimativa da população em 2019, segundo o IBGE) possui demasiada carência em áreas voltadas ao turismo. A mesma é localizada em meio à passagem para o município de Bonito-MS, o qual possui o foco de turismo no estado, fazendo com que a cidade fique em segundo plano para tal função. A proposta do deste trabalho consiste no estudo e elaboração de um Hotel Fazenda, a ser localizado em uma área rural de até 50 km de distância da zona urbana, com objetivo de atender os munícipes, cidades vizinhas e demais estados, estimulando assim o turismo e o movimento econômico do município.

Palavras-chaves: Hotel Fazenda. Pousada. Turismo Rural

ABSTRACT

Located in the central-western region of the State of Mato Grosso do Sul, Campo Grande with approximately 895,982 thousand inhabitants (estimated population in 2019, according to the IBGE) has too much shortage in areas focused on tourism. It is located in the middle of the passage to the municipality of Bonito-MS, which has the focus of tourism in the state, making the city in the background for such a function. The purpose of this work is the study and development of a Farm hotel, to be located in a rural area up to 50 km away from the urban area, with the objective of serving citizens, neighboring cities and other states, thus stimulating tourism and the economic movement of the municipality.

Keywords: Farm hotel. Inn. Rural tourism

SUMÁRIO

RESUMO 5

1 INTRODUÇÃO 5

2 AMBIENTAÇÃO 6

2.1. História do Turismo e da Hotelaria 6

2.2. História do Turismo e da Hotelaria no Brasil 7

2.3. Hotéis, suas tipologias e os hotéis fazenda 10

2.3.1. Hotel Fazenda e o turismo rural no Brasil 11

3 PRECEDENTES 14

3.1. Precedente Funcional 14

3.2. Precedente Plástico 16

3.3. Precedente Estrutural 19

REFERÊNCIAS 22

1 INTRODUÇÃO

As rotas de comércio sempre foram fatores primordiais na história e formação das cidades desde a idade média. Nessa época já havia a necessidade de centros para atender seus viajantes, que em questão hospedavam-se em mosteiros. Rotas de comércio como Ásia, Europa e África possuíam grande fluxo, fazendo com que na Revolução Industrial esta forma de abrigar-se se modificasse e se tornasse totalmente de caráter econômico. Com isso, o turismo tornou-se uma atividade a qual a população de países desenvolvidos dispunha de tempo e dinheiro para seu lazer.

No Brasil tal atividade se inicia no período colonial, e mediante a necessidade de instalação, os viajantes hospedavam-se em casas grandes, áreas rurais beira de estradas e conventos. Com os avanços sociais e êxodo rural, a grande expansão urbana fez com que a vida antes conhecida, repleta de tranqüilidade e áreas verdes, fossem substituídas pela correria da vida na cidade, sem tempo voltado ao lazer.

O turismo se tornou uma necessidade, servindo como forma de relaxamento e descontração, consequentemente possuindo grande variedade de hospedagens e serviços. E com a criação da EMBRATUR, e o FUNGETUR no ano de 1966 foi estabelecido o objetivo de implantar, principalmente em hotéis de luxo, melhorias a partir de incentivo fiscal.

A categoria denominada hotel fazenda necessita de toda infraestrutura de um hotel convencional, porém por ser localizado em área rural podem ser oferecidas mais opções como resorts, pousada, gastronomia local, atividades ao ar livre entre outros.

Partindo deste contexto, tendo como finalidade propor um hotel fazenda para a cidade de Campo Grande, o presente trabalho tende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com