TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE MARKETING DO HOTEL FAZENDA SOLAR DAS ANDORINHAS.

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 10

BRUNA STEFANIA
GESIANE SOARES
LETICIA FIGUEIREDO

PLANEJAMENTO DE MARKETING DO HOTEL FAZENDA SOLAR DAS ANDORINHAS. 


CAMPINAS
2016

BRUNA STEFANIA
GESIANE SOARES
LETICIA FIGUEIREDO

PLANEJAMENTO DE MARKETING DO HOTEL FAZENDA SOLAR DAS ANDORINHAS.  

Projeto apresentado ao Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Instituição Anhanguera Educacional de Campinas – Campus III.

Orientador: Mariana Aymee Sacchetto

CAMPINAS
2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

4.1        TURISMO        

4.1.1        ECOTURISMO        

4.2        MARKETING        

4.2.1        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        

4.2.2        PLANO DE MARKETING        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

7.        REFERÊNCIAS        

        


  1. INTRODUÇÃO

O turismo no Brasil teve uma forte ascensão nos últimos tempos. A demanda é crescente devido ao aumento da população e da rotina urbana, provocada pelo capitalismo e seus modos de produção, e também pela busca por opções diferenciadas de divertimento.

Um dos segmentos do turismo que mais vem se destacando é o Ecoturismo, que cresce de 15 a 25% ao ano, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% no mesmo período, de acordo com o Instituto Brasileiro de Turismo. O Ecoturismo é um segmento se utiliza do patrimônio natural e cultural, de maneira sustentável, incentivando conscientização ambiental e promovendo o bem-estar das populações envolvidas.

Os principais destinos do Ecoturismo encontram-se no interior de São Paulo, principalmente lugares próximos a capital, em um raio de 200 km, pela facilidade e rapidez de locomoção, grande variedade de acervos históricos e belezas naturais. A cidade de Campinas apesar de apresentar características urbanas, também possui diversos atrativos ecológicos e culturais.

O Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, fica em uma localização privilegiada da cidade e se destaca pela natureza preservada, ambiente familiar, entre outras características que fazem com que o Hotel Fazenda seja a primeira opção de ecoturismo de Campinas. A média anual de hospedagem é de 85 mil pessoas, mas nos últimos 2 anos o número tem caído consideravelmente devido à crise econômica.

 Diante desta realidade, o presente estudo tem como objetivo propor um Planejamento de Marketing embasado em pesquisas e análises que possam comprovar qual a importância de um Planejamento de Marketing aplicado para alavancar os números de hospedagem e eventos nos próximos 12 meses.

  1. PROBLEMA

De que forma um planejamento de marketing aumenta positivamente o turismo no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas?


  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Compreender de que forma um planejamento de marketing pode aumentar positivamente o turismo no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
  • Avaliar os ambientes interno e externo.
  • Analisar as oportunidades e ameaças no mercado do Ecoturismo.
  • Determinar os objetivos e estratégias de Marketing.
  • Elaborar o plano de ação, para o Hotel Fazenda Solar das Andorinhas.

  1. JUSTIFICATIVA

Entender a importância de um planejamento de marketing e a forma que ele pode alavancar os resultados econômicos de uma empresa, é um fator de extrema importância para que o profissional de Comunicação e Marketing seja efetivo em sua estratégia.

Em um momento de recessões, é necessário o aquecimento da economia para o avanço do país. E o Ecoturismo, mesmo com as dificuldades encontradas nos últimos tempos, é um setor que não parou de crescer e possui grande potencial para investimentos.

Juntando-se os fatores apresentados, justifica-se o valor que este estudo de caso possui não só para economia, mas também para o turismo sustentável e empreendedor.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 O presente trabalho apresenta como fundamentação teórica pesquisas de caráter cientifico, afim de levantar os conceitos referentes ao caso estudado. Apresentando as definições de turismo e marketing, em seus detalhes, almeja-se o embasamento dos passos seguintes.

  1. TURISMO

O turismo, segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo, é a soma de relações e serviços derivados de uma mudança temporária e voluntária de residência, motivada por razões que não podem ser profissionais ou de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com