TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e Historia da Arquitetura

Por:   •  5/5/2019  •  Resenha  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

Capítulo 1.

De acordo com o autor o ambiente construído pelos homens paleolíticos “[…] não passava de uma modificação superficial do ambiente natural, imenso e hostil, no qual o homem começou a mover-se: o abrigo era uma cavidade natural ou um refúgio de peles sobre uma estrutura simples de madeira[…]” (pag. 13, paragrafo 1, linha 4).

“O ambiente das sociedades neolíticas não é apenas um abrigo na natureza, mas um fragmento de natureza transformado segundo um projeto humano: compreende os terrenos cultivados para produzir, e não apenas para apropriar do alimento; os abrigos dos homens e dos animais domésticos; os depósitos de alimento produzido para uma estação inteira ou para um período mais longo[…]” (pag. 16, paragrafo 1, linha 1).

Capítulo 2.

“A cidade, […], nasce da aldeia, mas não é apenas uma aldeia que cresceu. Ela se forma, […], quando as indústrias e os serviços já não são executados pelas pessoas que cultivam a terra, mas por outras que não têm esta obrigação, e que são mantidas pelas primeiras com o excedente do produto.” (pag. 23, paragrafo 1, linha 1).

O autor fala que com isso nasce dois grupos: os dominantes e os subalternos. “Mas, entrementes, as indústrias e os serviços já podem se desenvolver através da especialização, e a produção agrícola pode crescer utilizando estes serviços e estes instrumentos. A sociedade se torna capaz de evoluir e de projetar a sua evolução.” (pag. 23, paragrafo 2, linha 2).

“A cidade, centro motor desta evolução, não só é maior do que a aldeia, mas se transforma numa velocidade muito superior. Ela assinala o tempo da nova história civil: as lentas transformações do campo (onde é produzido excedente) mostram, ao contrário, as mudanças muito mais profundas da composição e das atividades da classe dominante, que influem sobre toda a sociedade. Tem início a aventura da ‘civilização’, que corrige continuamente as suas formas provisórias.” (pag. 26, paragrafo 1, linha 1).

Após o fim da era glacial o vasto território, entre o deserto da África e da Arábia e os montes que o encerram ao norte, se cobre de vegetação desigual. “A planície é cultivável somente onde passa ou pode ser conduzida a água de um rio ou de uma nascente; nela crescem, em estado selvagem, diversas plantas frutíferas (oliveira, videira, tamareira, figueira); os rios, os mares e o terreno aberto às comunicações favorecem as trocas de mercadorias e de notícias; os céus, quase sempre serenos, permitem ver, à noite, os movimentos regulares dos astros e facilitam a medição do tempo.” (pag. 26, paragrafo 3, linha 4).

“Aqui algumas sociedades neolíticas – […] – encontram um ambiente mais difícil de aproveitar, mas capaz de produzir, com um trabalho organizado em comum, recursos muito mais abundantes.” (pag. 26, paragrafo 4, linha 1)

O cultivo de cereais e das árvores frutíferas ofereciam colheitas abundantes, podendo ter um acumulo para as trocas comercias, “[…].Começa, assim, a espiral da nova economia: o aumento da produção agrícola, a concentração do excedente nas cidades e ainda o aumento de população e de produtos garantido pelo domínio técnico e militar da cidade sobre o campo.” (pag. 26, paragrafo 5, linha 6).

“Na mesopotâmia – […] – o excedente se concentra nas mãos dos governantes das cidades, representantes do deus local; nessa qualidade recebem os rendimentos de parte das terras comuns, a maior parte dos despojos de guerra, e administram estas riquezas acumulando as provisões alimentares para toda a população, fabricando ou exportando os utensílios de pedra e de metal para o trabalho e para a guerra, registrando as informações e os números que dirigem a vida da comunidade.” (pag. 26, parágrafo 6, linha 1). 

No início do II milênio a. C., as cidades sumérias eram circundadas por um muro e um fosso, que tem a função de defesa, mas que também pela primeira vez excluem o ambiente aberto natural do ambiente fechado da cidade. O campo se torna um lugar com paisagem artificial, pastagem e pomares, percorridas pelos campos de irrigação.  

"Até meados do III milênio, as cidades da Mesopotâmia formam outros tantos Estados independentes, que lutam entre si para repartir a planície irrigada pelos dois rios, então completamente colonizados. Estes conflitos limitavam o crescimento econômico, e só terminam quando o chefe de uma cidade adquire tal poder que impõe seu domínio sobre tal região." (pag. 32, parágrafo 1, linha 1). 

Na Babilônia, por volta de 2000 a. C., há o desaparecimento da "distinção entre os monumentos e as zonas habitadas pelas pessoas comuns; a cidade é formada por uma série de recintos, os mais externos abertos a todos, os mais internos reservados aos reis e sacerdotes – [...] – e têm, portanto, um domínio absoluto sobre as coisas desse mundo." (pag. 32, parágrafo 4, linha 10). 

"A documentação arqueológica revela a civilização egípcia já plenamente formada depois da unificação do país, no final do IV milênio a. C. Os documentos encontrados nas primeiras tumbas reais explicam que o soberano no poder conquistou as aldeias precedentes e absorveu os poderes mágicos das divindades locais. Não é ele um representante de um deus, como os governantes sumérios, mas ele mesmo um deus, que garante a fecundidade da terra e especialmente a grande inundação do Nilo que ocorre com regularidade num período determinado do ano. Assim, o faraó tem o domínio preeminente sobre o país inteiro, e recebe um excedente de produto bem maior que os dos sacerdotes asiáticos. Com este recurso, ele constrói as obras públicas, as cidades, os templos dos deuses locais e nacionais, mas sobretudo sua tumba monumental, que simboliza a sua sobrevivência além da morte e garante, com a conservação do seu corpo, a continuação de seu poder em proveito da comunidade." (pag. 40, parágrafo 2, linha 1). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com