TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto arquitetura caiçara

Por:   •  27/10/2016  •  Bibliografia  •  3.207 Palavras (13 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 13

fazer um texto continuo. Sugestão: começar a introdução falando das metologias de ensino e da importancia do espaço escolar para sua aplicação. Falar com mais detalhe da metodologia e do espaço das escolas Waldorf seguir falando a Ilha Diana, evidenciando o significado (importancia ou relevancia) desse tipo de escola nesse local (relacionar com a cultura caiçara) e finalizar dizendo como esta organizado o trabalho

INTRODUÇAÕ

  Existe uma série de metodologias de ensino utilizadas no mundo, no Brasil as principais metodologias disponíveis nas escolas são: Tradicional, Freiriana, Escola comportamentalista, Construtivista, Montessoriana, Tendência democrática, Waldorf e Optimist, a partir desta lista os pais tem a oportunidade de avaliar qual escola corresponde com a realidade da família.  

     A mais aplicada nas escolas brasileiras é a metodologia tradicional, onde o ensino é voltado para o professor, que transmite a cultura, é uma filosofia que valoriza a quantidade de tarefas ensinadas. Descrevendo os espaços da escola tradicional: Fileiras sucessivas, quadro a frente, professor/a circulando entre o bloco de carteiras e o quadro de giz. Iluminação natural predominante à direita, privilegiando a escrita destra.  A posição de várias cadeiras voltadas para um quadro e uma mesa de professor, essa às vezes sobre um tablado elevado. A porta de entrada da sala em geral fica na lateral em frente ao setor do professor/o, que tem como função o controle do acesso.
A visão através das janelas é situada acima da altura da cabeça dos estudantes sentados, para controle de atenção.

      Já na escola Waldorf, diferente da metodologia tradicional, costuma ter um número pequeno de alunos no máximo até 25 alunos por sala de aula, significa que o professor tem mais condição estrutural de conduzir o grupo e naturalmente há mais disponibilidade para atender as demandas individuais, o que já ocorre na Ilha Diana, por ser uma população pequena. Os alunos são vistos como seres singulares e acompanham o mesmo professor durante uma longa etapa, por exemplo, os nove anos do ensino fundamental. Como cada aluno possui um ritmo não há repetência, pois o que é relevante é a formação ética, estética e acadêmica. São aplicados testes e provas em algumas matérias, principalmente no último ano do ensino fundamental e ensino médio, a avaliação do aluno também engloba a execução de trabalhos, o grau de dificuldade que o estudante tem com o assunto, o empenho em aprender e o comportamento.  As salas de aula são aconchegantes, fazendo o aluno se sentir em casa, possui quadro de giz, mesas e cadeiras dispostas em diferentes direções ou mesas grandes para sentarem em grupos, prateleiras com brinquedos e iluminação natural. Além da sala de Arte onde realizam trabalhos manuais, pinturas, bonecas de panos, etc. As áreas externas são muito arborizadas, possuindo jardins e hortas.

       Este trabalho que inclui como objeto de estudo: Escola infantil, Ensino fundamental, Ensino médio e Atividades educacionais para a comunidade, localizada na área continental do município de Santos, Ilha Diana.                                                                                                                O partido do projeto pondera a contribuição da arquitetura e metodologia Waldorf na formação dos moradores da Ilha Diana, por meio do espaço projetado de qualidade, buscando não fugir da paisagem natural do local.    O objetivo deste Tc é sensibilizar e conscientizar os responsáveis e envolvidos com a Ilha Diana, sobre a importância e emergência de uma nova Instituição escolar, que envolva a comunidade e que garanta a preservação da cultura caiçara e do meio ambiente.

O projeto propõe um edifício escolar, que siga a metodologia Waldorf, atendendo as necessidades da Ilha Diana e ampliando a oferta de espaço dedicado ao ensino, como: salas de aula, sala de arte, sala de informática, biblioteca, administração, etc. A metodologia Waldorf embasará o projeto pois é caracterizada como uma escola livre no ponto de vista pedagógico e trabalha a natureza em favor da educação dos alunos, com diversas atividades práticas, o que é importante na cultura caiçara, pois realizam trabalho manuais como a pesca, extração de crustáceos, artesanato e esse contato e preservação da natureza que tornou-se essencial.

Assim, através desse equipamento educacional busca-se promover a valorização da Ilha Diana e a melhoria das condições de vida da população. O presente projeto levou-se em consideração para a escolha do local os seguintes fatores: as necessidades e desejos dos moradores, a preservação do ambiente natural, e seu isolamento da área urbana e o modo de vida caiçara.

              A proposta do projeto é a construção de uma instituição escolar que possua o espaço adequado para o ensino e convívio, inclusive o respeito ao meio ambiente e à tradição dos habitantes. A atual escola não possui estrutura de qualidade, dividindo espaço com a única policlínica da Ilha e o centro comunitário, não há atividades educacionais para a população durante do dia-a-dia, principalmente para os adolescentes.

             Para a produção desta pesquisa foi utilizado a internet, para colher dados úteis do local, por exemplo: a história e dados socioeconômicos; também foi imprescindível o uso de livros para obter boas referências e pesquisa de campo, para conhecer melhor o local escolhido e fazer os levantamentos com mais facilidade.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DA ESCOLA WALDORF

Aquarela

Euritmia

Trabalhos Manuais

Jogos motores e brincadeiras no pátio

Pão

Percepção espacial

Brincar Fora

Brincar Dentro

A Arrumação

Kantele

Lanche

Horta

Estórias

Nossas Festas

AQUARELA A pintura aquarela é feita semanalmente a partir do maternal. Este tipo de tinta é o mais adequada para as crianças. A aquarela usada é feita de pigmento natural, as tintas usadas são líquidas e a folha de canson é usada úmida. Este detalhe faz com que as cores ganhem um movimento, quase uma dança no papel, que é observada com atenção e enlevo pelas crianças. Usamos somente as cores primárias e como não há possibilidade de desenhar formas por causa da fluidez da tinta, a vivência é primordialmente da cor. A atividade de pintura em aquarela acaba por proporcionar às crianças a descoberta de inúmeras cores que surgem quando há o encontro das cores primárias e secundárias, despertando sua curiosidade e sua admiração pelas incríveis possibilidades de tons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (304.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com