TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: Texto - “A importância da arquitetura” (Alain de Botton)

Por:   •  12/11/2019  •  Resenha  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO - UNIEURO

ARQUITETURA E URBANISMO 6º SEMESTRE/2019.2

PROFESSORA: ANA CATARINA DISCIPLINA: ESTÉTICA

ALUNA: MARIA ALANA SOUSA CPD:40937

Exercício 8 - Resenha crítica: Texto - “A importância da arquitetura” (Alain de Botton)

O texto Alain de botton aborda a filosofia e a subjetividade, com ênfase aos sentimentos na relação do homem e o objetos em 10 pontos.

1. A arquitetura atribui felicidade em ambientes sem muitas soluções.

2. Alguns inteligentes questionavam a preocupação da arquitetura e a serenidade a respeito do valor moral e custo.

3. A necessidade de conter o sentimento ou o impulso de reconhecer nossa identidade em um ambiente que é capaz de sustentar uma vaga desconfiança ou nossas maiores esperanças.

4. Os matérias de um ambiente, cor, parede, janelas influência na nossa sensibilidade e felicidade, possibilitando angústia quando não podemos melhorá-lo. Buscamos um ambiente que não traga tristeza ou que seja ausente de beleza.

5. As edificações muitas das vezes calam seu problemas, e depois de alcançar suas metas, elas têm uma dolorosa tendência a nós deixar triste por suas rachaduras, ruínas, etc.

6. A arquitetura pode ocasionar uma grande felicidade, se tratando de um lugar muito atraente, mas esse mesmo lugar pode não conseguir expulsar nossa tristeza.

7. A arquitetura pode trazer mensagens morais, pois ela sugere invés de impor regras.

8. Edificações belas não devem ser usadas como aspirações que devemos depositar felicidade.

9. O ambiente nos afeta mesmo que ele seja caro e demorado a melhorá-lo, pois eles não conseguem solucionar uma fração dos nossos insatisfações ou o mal no olhar.

10. Devemos questionar como seria um prédio bonito.

Exercício 8 - Resenha crítica: Texto - “Construir, habitar, pensar ” (Heidegger)

Heidegger em seu texto o construir-habitar faz diretamente parte do Ser-homem, a arquitetura modifica o modo como o homem vive e como ele se vê.

Aborda a fala de que todas as coisa que é tanto dela como de todas as outras coisas, a natureza de ser e o modo de estar no mundo, buscando transpassar a barreira de nosso discurso inautêntico e alcançar as coisas em seu vigor de essência.

A quadratura, no habitar, na revelação, ou na da cabana apresenta conhecimento unificador sobre nós e o mundo. Reunir unificando na quadratura é descobrir o próprio propósito da existência.

Deve-se pensar o construir a partir da essência do habitar, propiciando assim estância e circunstância. O construir é cultivar a partir de uma estância (lugar) e circunstância (condições de existência). O construir não traz por si próprio o conhecimento e as técnicas necessárias para o sucesso de seu empreendimento, e seria inútil toda a teoria e conhecimento prévio se não estiver aberto e atento às condições locais que lhe propiciarão a construção de um espaço para a realização da vida.

Sendo assim a construção do lugar permitirá a preservação da quadratura, o habitar e construir acontecem, então, simultaneamente no mesmo espaço, enquanto abrigo à quadratura e abrigo ao homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com