TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Moderno

Por:   •  6/5/2015  •  Resenha  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

O Movimento Moderno teve início a partir das mudanças ocorridas em função do Movimento ArtsandCrafts que ocorreu principalmente na Inglaterra. O questionamento a este tipo de produção e o desenvolvimento da indústria principalmente na Alemanha e o término da Primeira Guerra Mundial, fizeram com que a sociedade mudasse seus valores e os artistas fossem em busca de novas técnicas e teorias a serem experimentadas na arquitetura e todas as artes.

Nesse período surgiram as primeiras vanguardas artísticas. Esses movimentos tiveram como base de pensamento de mudança no comportamento da sociedade e na forma de produzir a arte em todas as suas formas, passando para elas a nova forma de ver o mundo. Entre todas as vanguardas artísticas, a que mais influenciou o Movimento Moderno, foi o Cubismo.Iniciado através da pintura de Paul Cézanne, o Cubismo tinha como princípios básicos a geometrização das formas, a abstração, rompendo totalmente com a perspectiva e dando importância a todos os pontos da pintura, valorizando-a como um todo.Na arquitetura estes princípios foram incorporados e rompeu-se com a ornamentação, procurando dar valor estético ao conjunto e fazendo com que todas as fachadas fossem importantes num projeto. As obras passaram a apresentar forma cúbica e o expectador teve a oportunidade de apreendê-la de uma só vez. Peter Behrens foi um dos arquitetos que primeiro utilizou estes princípios,adotou fachada de vidro, iniciando uma tendência. Walter Gropius sofreu influência direta de Peter Behrens e aliou os princípios cubistas da geometrização aos princípios de funcionalidade e racionalismo. Gropius foi contrário ao Movimento ArtsandGrafts, defendendo a industrialização nas artes e na arquitetura. Enquanto dirigiu a escola Bauhaus na Alemanha, difundiu e incentivou uma produção racional, voltada para a funcionalidade, feita industrialmente, mas com qualidade. Em seu projeto para a Bauhaus na Alemanha, conseguiu traduzir toda a sua teoria voltada para limpeza espacial e ornamental e utilização de materiais industrializados e pré-fabricados na construção. O partido arquitetônico adotado definiu a função de cada bloco, além de utilizar a fachada totalmente de vidro.

Outro arquiteto de grande influência no Movimento foi Mies van Der Rohe. Através de sua obra Mies defende que “menos é mais”, ou seja, quanto menos ornamentada e complexa a obra, melhor será a sua apreensão por parte do observador e melhor sua utilização. Seus primeiros projetos voltados para estes aspectos mostram planta totalmente racional, onde os espaços são livres e definidos por móveis ou divisórias. Utilizou materiais produzidos industrialmente e defendeu a pré-fabricação de peças, além de adotar estrutura metálica e sistema de pilar, viga e laje como cobertura. Seu projeto para o Pavilhão de Barcelona é considerado uma das principais obras da arquitetura moderna.Frank Lloyd Wright, arquiteto norte-americano, também pertenceu a este período atuando de forma a produzir arquitetura que utilizasse novos estudos e técnicas de construção, como a adoção de grandes balanços. Porém, tinha uma concepção estética mais historicista, utilizando formas orgânicas e materiais locais, além de uma preocupação grande em utilizar a natureza, a paisagem local e a luz natural, como parte do projeto.

Um dos principais representantes da arquitetura e do urbanismo modernos foi Le Corbusier,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com