TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Textos Metodologia Montessori

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

                            Metodologia Montessori

   A metodologia Montessori procura contribuir com o desenvolvimento das crianças, sem interferir diretamente nele. Sua filosofia se baseia em dar liberdade e autonomia para a criança.

   A autoeducação é a principal característica da escola Montessoriana. A criança tem um papel ativo no processo de aprendizagem. O aluno vai adquirindo experiências e passa por diferentes estágios.

   Tem o objetivo de auxiliar as crianças, respeitando a individualidade de cada uma delas, estimulando sua autonomia, autoestima e autoconfiança.

   Procura aprimorar a concentração, a criatividade, a curiosidade, o senso de justiça e a inteligência emocional.

  A escola montessoriana utiliza utensílios do cotidiano da criança para auxiliar em seu aprendizado e preza pelo mobiliário adequado ao tamanho dos alunos, junto à importância do movimento na infância.

As classes são compostas por estudantes de idades diferentes e o professor tem um papel de mediador do aprendizado. Utilizando sempre materiais lúdicos.

   A função da arquitetura Montessori é estimular a autonomia da criança. A centralidade é a criança e não o professor. Não há cadeiras enfileiradas. O ambiente é o foco da aprendizagem da criança. Para que a criança tenha essa liberdade e possa explorar o ambiente em que vive é importante que tudo esteja ao seu alcance. Ela precisa ter liberdade de tomar água, comer, ir ao banheiro e dormir sem precisar da ajuda ou autorização do adulto.

   Aspectos importantes são simplicidade, minimalismo, organização e acessibilidade.

  Através dessas características nossa equipe buscou integrar mobiliários específicos com um projeto arquitetônico que visa acolher e proporcionar novas experiências aos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (24.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com