TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO DE APOIO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA I

Por:   •  13/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  7.325 Palavras (30 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

TEXTO DE APOIO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA I

MIC- 2017

DOCENTE: FRANCISCA PÁSCOA AMÂNDIO JOÃO

1 - INTRODUÇÃO

Todo o saber deve perspectivar o saber-fazer e o saber-ser, atitudes em que assenta e se compreende a necessidade de saber-investigar, sendo que esta competência pressupõe igualmente a assunção de um esperito científico, enquanto atitude ou disposição subjectiva do investigador que procura soluções sérias com métodos adequados, para o problema que enfrenta. É neste quadro de refências e objectivos que todo o profissional deve ser formado (FRIEIXO, 2010).

Objectivos duma universidade

1. Oferecer Novos Conhecimentos

2. Investigação: Aprofundar, inovar, mudar, desenvolver.

Para investigar é necessário conhecer as regras que facilitem esta acção.

Metodologia - é o conjunto de regras e procedimentos estabelecidos para realizar uma pesquisa; científica deriva de ciência, a qual compreende o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenados em relação a determinado domínio do saber.

Metodologia de Investigação científica - é a ciência que estuda as regras, os princípios e os procedimentos conducentes à realização dum trabalho científico. Ou ainda, a disciplina que “estuda os caminhos desse saber”.

Trabalho científico é a elaboração sistemática de um tema com base em normas e regras, com o objectivo de fazer emergir alguma novidade no âmbito da ciência.

Meios para recolher a bibliografia

Cadernos

Bloco de notas

CD-R, memória do PC…

Ficha Bibliográfica

Ficha Ideografica

Exemplo de Ficha Bibliográfica

[pic 2]

Ficha Ideográfica, este instrumento regista aspectos importantes de cada obra consultada tais como: Autor, Título (revista, livro,...), volume, ano, paginas, palavras chave, capitulo. A maior parte destes elementos já consta da ficha Bibliográfica, contudo esta é mais completa.

O objectivo da ficha Ideográfica é facilitar a localização da informação sobre cada referência que será utilizada na redação do trabalho. Estas fichas devem ser elaboradas à medida que as obras são lidas, evitando repetições e facilitando, até as comparações entre os resultados e conclusões de cada trabalho. Elas são organizadas por ordem alfabéticas.

Exemplo de ficha Ideográfica

Assunto

 

 

 

 

 

Refª Bibliográfica completa

 

 

 

 

 

Citação original

 

 

 

 

 

Tradução da citação

 

 

 

 

 

 

Capítulo

 

Identificação

 

 

 

Página

 

 

 

 

Outras obras que tratam este tema

 

 

 

 

 

Fonte: Alves, M.P. Metodologia científica, Lisboa; Escolar Editora, 2012, p. 44.

Resumo:

O resumo ou síntese de texto é um trabalho de natureza didáctica de obras ou de parte delas. Serve para extrair as ideias principais do texto tendo-se por preocupação principal, manter a ideia que o autor quer comunicar.

Um resumo, mais do que ser um exercício de escrita, é um exercício de leitura que sintetiza as ideias do texto. É resumir um texto com palavras próprias, e manter-se fiel à ideia do autor sintetizado;

O resumo, consoante o objectivo que lhe está subjacente, pode ter diferentes níveis de profundidade.

Ao ler um texto para fazer um resumo é importante ter em conta três elementos:

  • As partes essenciais do texto;
  • A sequência dessas partes;
  • A correlação entre cada uma dessas partes;

2. -. CONCEITO DE CIÊNCIA E DO CONHECIMENTO. CARACTERÍSTICAS DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

- Conceito de Ciência e do Conhecimento.

De acordo com a definição de contributos de alguns autores, Ciência é o conhecimento sistemático dos fenómenos da natureza e das leis que o regem, obtido pela investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva.

Segundo (Ander-Egg, 1978, p. 15), Ciência constitui um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis que fazem referência a um objecto da mesma natureza.

Tendo em conta o conceito de Egg, a ciência encontra-se operacionalizada da seguinte maneira:

Conhecimento racional - Conhecimento que tem exigências de métodos e está constituído por uma serie de elementos básicos tais como um sistema conceptual, hipótese, definições.

Certo ou provável - Uma vez não ser possível atribuir ciência a certeza indiscutível de todo o saber que a compõe, uma vez ao lado dos conhecimentos certos, é grande a quantidade que dos prováveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.3 Kb)   pdf (372.5 Kb)   docx (133.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com