TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto “metodologia para quem quer aprender”

Por:   •  19/6/2017  •  Seminário  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Campina Grande[pic 1]

Centro de Humanidades

Curso de Economia

Disciplina: Métodos e técnicas de pesquisa em Economia

Aluno: Flávio Crispin Oliveira

Resumo do texto “metodologia para quem quer aprender”

Estudar, antes de mais nada, é uma arte e é necessário estar motivado para isso. Esse é o ponto chave para apreender tal ação. Procurar essa motivação pode ser uma tarefa árdua e cansativa, e encontrar o motivo para obter êxito em ter prazer em estudar é um longo caminho. Antes de mais nada se precisa saber que não se aprende se não há estudo, e é aí que entra a necessidade de uma metodologia. Metodologia essa que pode partir do ponto de encontrar no âmago uma motivação, seja ela financeira, emocional ou outra qualquer, mas tendo em vista essa busca por um conhecimento livre de preconceitos, o mais claro e científico possível.

O problema do aprender começa na educação primária e repercute negativamente na graduação. Fato relacionado às escolas de educação básica não ensinarem o aluno a desenvolver um senso crítico e nem a interpretar os textos oferecidos, forçando o aluno muitas vezes a apenas reproduzir como se fossem meras cópias, e fazendo que no futuro esse aluno não tenha a capacidade analítica e crítica para analisar o que está sendo ofertado ou pedido para analisar.

Essa falta de interpretação do que se lê é o maior problema para criação de bons autores, pois não há educação para criar e sim para reproduzir. E por isso, a falta e incapacidade de criticar, e para isso se tem que antes de mais nada refletir sobre si mesmo e através desse processo chegar a interpretações mais assertivas e gerais das coisas circunvizinhas.

Aprender exige método e dentro desse método pode-se destacar por exemplo: pesquisar, elaborar textos, leituras sistemáticas, saber argumentar, fundamentar o que se diz, e entre outras condições necessárias a entender realmente o que se está estudando. Nesse sentido, de certa forma a internet vem a contribuir para o mero reproduzir no aprendizado, já que falta o saber “ser autor”, resultando no copiar e colar. Não que o “colar” seja errado já que o mesmo exige um exercício de pesquisa para buscar o correto e assim desenvolver minimamente um método de pesquisa.

Outro ponto importante para aprender é a disciplina, através dela se pode criar um método onde aumenta a eficácia do estudo. Mas não apenas a disciplina, também é importante a indisciplina para que o estudo não seja cansativo, repetitivo e monótono. Ela favorece a criatividade, possibilitando o “sair da caixa” e conseguir através da abstração ver mais além, inclusive de formas até então não vistas. Encontrar a harmonia entre esses dois conceitos são chaves para um bom desenvolvimento de aprendizagem.

Outro ponto importante é questionar. E isso dentro de uma sociedade basicamente religiosa, foi esmagado culturalmente para fazer acreditar que questionar é errado e prejudicial. Sabe-se o quanto esse pensamento é perigoso, já que a base da descoberta e do fazer ciência começa justo com o questionamento.

Voltando à importância do autoquestionamento, vê-se que esse ponto é fundamental para construir argumentos, já que a autoanálise acarreta a desconstrução do discurso. E, depois da desconstrução pode-se construir com mais força a argumentação passando pelo principal crivo que é a própria análise, sendo baseada em critérios racionais, reforçando assim o pensar científico. Porém, autocrítica requer alguns cuidados, não se pode fazer, por exemplo, por falsa modéstia, se autodestruir, pois não é um mal necessário, mas parte integrante da convivência sadia com o meio e consigo mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com