TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teóricos: As Três Caixas d’água

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]

        As Três Caixas d’água são símbolo para cidade de Porto Velho, estando estampadas na  bandeira da cidade, por serem memorial histórico de seu surgimento e em homenagem a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Também conhecidas como as Três Marias, as caixas d’água foram projetadas e construídas pela Chicago Bridge & Iron Works, conforme informações cravadas em placas das mesmas, sendo que a primeira foi levantada no ano de 1910 e as outras duas em 1912. Elas serviram pra abastecer a cidade até o ano de 1957. Elas são tomabadas pelo patrimônio histórico de Rondônia.

        Hoje elas dão nome a uma das principais praças da cidade, que se localiza no centro, a praça tem uma ótima localização, porém tem pontos isolados e é pouco frequentada. Seguindo os fundamentos de Jane Jacobs, incluimos no projeto uma playground na parte central da praça, para incentivar a presença de pais e filhos,  e quiosques na parte isolada que se encontra a Oeste, também retiramos o muro da parte posterior para que os comércios tivessem vista direto pras caixas d’agua, pois segundo Jane, o contato entre vizinhos, a integração das crianças com a cidade, os usos mistos, as conexões com parques e os espaços públicos seriam os elementos que trariam mais vitalidade para os bairros, fazendo o que ela chamava de “criar os olhos da rua”. Ainda segundo Jane, que criticava o planejamento urbano voltado apenas para os carros, e defendia que deviamos criar dinamicas para as pessoas andarem por mais tempo e em mais lugares,  inserimos na praça vagas de bicicleta, para o incentivo de utilização da mesma e caminhos pelos espaços verdes já presentes e agora com mais arborização.

        Seguindo o pensamento de Kevin Lynch, que fala sobre a percepção de cada individuo da cidade, construindo uma imagem que conduz a memória do que já foi vivenciado ali, as árvores existentes Flamboyant, Pata de Vaca e Oiti, assim como, o desenho permanece a praça na sua forma original, mesmo que acrescentados novos elementos, podendo assim incentivar a lembrança do que foi vivenciado e trazer uma nova experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (136.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com