TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teorico Teoria da Arquitetura V

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TEORIA E HISTORIA V

Arq. Prof. Ms. Jaqueline Viel Caberlon Pedone

Aluna: Daiane S. Dalsoglio

TRABALHO TEÓRICO – AVALIAÇÃO

Arquitetura e Urbanismo no Contexto Contemporâneo

Orientações:

  • Esse trabalho é individual, devendo ser respondido com base nos conteúdos abordados, nos textos e nas apresentações feitas em aula, bem como qualquer outra bibliografia acadêmica específica. Não é recomendável a resolução em grupo visando evitar respostas similares, que terão a pontuação reduzida.
  • Cada resposta, referente aos itens 1 e 2,  deverá ter entre 1500 e 3000 caracteres.
  • O texto deverá atender estritamente ao que propõe o enunciado da questão, necessitando ser apresentado em linguagem científica e segundo argumentação lógica. Deverá expressar a escrita do próprio aluno, não sendo admitidas quaisquer cópias. Breves citações complementares a resposta devem estar referenciadas, sempre entre aspas e com identificação (autor/ano), conforme redação científica.
  • Cada questão vale um terço num total de dez, sendo pontuada de acordo com a originalidade e a abordagem objetiva dos aspectos específicos ao tema.
  • Postar arquivo na pasta do webfolio, conforme a data indicada.

Questões para argumentar:

  1. Como você relaciona a abordagem referente a produção arquitetônica depois do movimento moderno, dos capítulos estudados do livro do Montaner, com as duas posturas apresentadas na conclusão e verificada em premiações recentes?

A arquitetura como colocada na conclusão do capítulo nos mostra uma série de experimentos abertos para direções múltiplas, porém em muitas ocasiões rompendo dicotomias estabelecidas durante os séculos, depois do movimento moderno, ou seja, a partir da segunda metade do século XX os arquitetos rompem as dicotomias e passam a reinterpretar a historia de forma seletiva, se apropriam de técnicas modernas de forma coerente, como o uso de materiais modernos, que já permitem vencer grandes vãos, permitem uma fachada e uma planta mais livre, fazem o uso de materiais de cores brilhantes que aparecem nos projetos de maneira bem dinâmica. Adotam de certa forma um minimalismo estrutural, uma limpeza formal, busca-se uma eficiência energética, ou seja, somo se estivessem em busca de uma síntese de todas as tendências que a historia da arquitetura registrou pelo mundo a fora, se apropriando de todos os períodos anteriores fazendo um release do minimalismo, hedonismo, pós-moderno, referencias vernáculas, tecnologia, ecologia, comunicação, figuração e artisticidade e abortando tudo aquilo que fracassou, ou não deu certo, ou não é bom de certa forma, e resgatando para os dias atuais somente oque houve de bom em cada movimento ou experimento.

É desta forma que eu concluo que os projetos que vêm ganhando premiações tipo o prêmio pritzker, além de serem uma nova geração de arquitetos estes se apropriam de uma compreensão holística dos ambientes construídos, fazendo sempre uma adequação do programa com o lugar, se diferenciam dos demais pela capacidade de se conectar com a responsabilidade social, com as exigências econômicas, fazendo o uso de materiais locais ou bem próximos, com o design funcional dos prédios humanos e da cidade.

Para mim a arquitetura tem que ser encarada como uma demanda como um esforço astuto para enfrentar os desafios sociais e econômicos de hoje, precisamos ter uma compreensão da importância das aspirações dos habitantes, da participação ativa destes e inclusive o próprio investimento que este habitante coloca em um projeto, para assim poder saber responder de maneira coerente.

  1. Quais características do vídeo documentário Arquitetura da Felicidade podem ser consideradas relevantes em relação ao texto da conclusão do livro de Montaner e a nossa realidade?

Acredito que uma característica bem relevante que aparece em ambos é o fato de o campo da arquitetura nos últimos anos ter sido caracterizado por uma serie de experimentos em diferentes direções mundo a fora, e neste vídeo ele nos leva à países que vão da Holanda ao Japão, mostrando as diferentes arquiteturas em diferentes épocas.

Nos mostra inclusive uma pequena cidade dentro do Japão toda construída de forma Holandesa, ou seja, para se morar lá todo material deve ser importado da Holanda, nos retrata também em outro país um conjunto residencial de duas mil moradias construído em 2003 aonde as casas não têm nenhuma aparência de modernas estão totalmente preocupadas com ressuscitar os estilos antigos antes da revolução industrial, aí no próprio vídeo o construtor fala que o negocio deles é construir oque as pessoas querem. De certa forma isso vem se alastrando até os dias de hoje em todo o mundo o nível de ambição econômica toma conta total que atropela todo e qualquer conhecimento prévio da historia da arquitetura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (751.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com