TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso Centro Cultural de Lazer e Bem-Estar para Idosos

Por:   •  2/12/2020  •  Artigo  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Trabalho de Conclusão de Curso 1 - TCC1 Professora Mariana Cicuto Barros Thayna Barbosa Pereira

Centro Cultural de Lazer e Bem-Estar para Idosos.

A área de intervenção pertence ao PIU Arco Tietê, definido pelo Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo está localizada na planície fluvial do rio Tietê que sempre foi um ator de muita importância para a cidade, principalmente após a implementação da Marginal: via expressa que exerce função primordial para a logística de abastecimento da capital e que faz ligação para automóveis entre as zonas leste e oeste do município e por onde passam algumas linhas ferroviárias.

O Projeto de Intervenção Urbana tem o intuito de adensar uma região com grande potencial de transformação, com grandes lotes que antes eram utilizados por indústrias e que atualmente podem ser parcelados, não só para criação de novas unidades habitacionais, como também para uma maior compatibilidade do uso do solo e inclusão de novos equipamentos urbanos.

Embora, de importância inegável para o desenvolvimento da cidade, o rio Tietê também é responsável por uma divisão do tecido urbano, não apenas geograficamente, mas também social e economicamente. Através de uma política que sempre priorizou o uso do automóvel, às passarelas, passagens e ligações para pedestres entre as margens Norte e Sul do rio, que quando não inexistentes, obrigam os passantes a percursos desagradáveis, perigosos e sempre em espaços desigualmente compartilhados com os veículos. Um exemplo das diferenças citadas pode ser verificado no levantamento da Coordenadoria Regional de Saúde no ano de 2010, que mostra que a renda média da população no bairro da Lapa é quase o dobro da renda média na Freguesia do Ó, distritos pertencentes ao PIU Arco Tietê 2.

Com apenas uma pesquisa simples da área percebemos outra desigualdade importante, que é a oferta de equipamentos de cultura e lazer que possam atender aos idosos da região. No raio de um quilômetro do terreno, foram encontrados apenas dois equipamentos que tem como público-alvo diverso, ao sul do rio (Lapa) e nenhum na região norte (Freguesia do Ó). Portanto, é fundamental atender as necessidades de um público idoso que precisam de uma atenção especial, mas com realidades econômicas e sociais diversas, de maneira a possibilitar uma reinserção deste público na sociedade e evitar que tenham que se deslocar para as áreas mais centrais da cidade, onde a oferta destes equipamentos e atividades é mais ampla.

A inclusão de um Centro Cultural de lazer e Bem-Estar para Idosos no terreno localizado na Avenida Ermano Marchetti trará uma nova oportunidade, podendo atrair moradores de regiões mais periféricas ou até mesmo de municípios vizinhos devido à grande oferta de transporte público na região. Este equipamento pode servir também como modelo a ser adotado em outras cidades, promovendo um envelhecimento mais saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com