TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BEM-ESTAR NO TRABALHO: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Por:   •  11/11/2018  •  Artigo  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE

Curso de Psicologia

FERNANDA LETÍCIA FERREIRA

BEM-ESTAR NO TRABALHO: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA

São Bernardo do Campo

2018

FERNANDA LETÍCIA FERREIRA

BEM-ESTAR NO TRABALHO: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA

[pic 1]

São Bernardo do Campo

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. JUSTIFICATIVA        3

3. OBJETIVOS        4

3.1 Objetivo Geral        4

3.2 Objetivos Específicos        4

4. METODOLOGIA        4

4.1 Método        4

4.2 Resultados Esperados        5

5. REFERENCIAL TEÓRICO        5

6. CRONOGRAMA        10

7. REFERENCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO (REVISAR COM O PROBLEMA BEM-ESTAR NO TRABALHO)

Para Xavier (1986), a análise do clima organizacional, das empresas, é particularmente útil para identificar os fatores que exercem influência sobre o comportamento dos indivíduos e grupos.

Neste projeto, pretende-se apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre clima organizacional e sua influencia na produtividade dos funcionários na organização, compreendendo que é no clima organizacional que se dão as relações entre funcionários, gestores, administradores, etc. Com esse entendimento o clima organizacional fornece subsídios para a pesquisa de conflitos que possam estar ocorrendo, e fornece ferramentas que podem auxiliar a empresa a tomar medidas preventivas e estratégias de mudanças e criar um ambiente organizacional saudável e funcional além de aumentar a produtividade que poderia estar sendo impactada por algum fator inerente ao clima na empresa.

A respeito da metodologia utilizada, será realizada uma pesquisa bibliográfica de autores sobre o tema, com o objetivo de fazer uma busca do que tem sido pesquisado sobre o assunto e sua importância para o contexto organizacional.

A relevância do tema a ser pesquisado demonstra que o clima organizacional tem um impacto importante e influencia diretamente no trabalho do indivíduo na organização.

  1. JUSTIFICATIVA (ALTERAR DE ACORDO COM O TEMA BEM-ESTAR NO TRABALHO)

O presente trabalho surgiu do interesse em analisar a influencia do clima organizacional na produtividade dos funcionários, é um tema de suma importância para a área de gestão de pessoas, pois o clima organizacional de acordo com Bergamini e Coda (1997) relaciona-se com o respeito das necessidades dos indivíduos que atuam em uma empresa, e que está relacionado diretamente aos fatores motivacionais dos funcionários na organização, portanto através da pesquisa do clima organizacional é possível identificar quais são os fatores que afetam, negativa e positivamente na produtividade dos funcionários nas empresas.

  1. OBJETIVOS (ALTERAR DE ACORDO COM O TEMA BEM-ESTAR NO TRABALHO)

3.1 Objetivo geral:

Analisar a influencia do clima organizacional na produtividade dos funcionários.

3.2 Objetivos específicos:

  1. Apresentar um apanhado teórico sobre clima organizacional;
  2. Investigar a importância do clima empresarial na produtividade dos funcionários;
  3. Analisar a importância da pesquisa de clima organizacional para identificar conflitos na organização.

4. METODOLOGIA

4.1 MÉTODO

O trabalho terá como base a pesquisa do tipo bibliográfica a qual se baseia nos estudos de diversos autores discutindo sobre os temas em comum ao objetivo do trabalho. Conforme Trentini e Paim (1999), a revisão bibliográfica é a análise crítica e ampla das publicações de determinado tema, e para Martins (2001) a pesquisa bibliográfica procura explicar e discutir um tema com embasamento teórico de publicações de livros, revistas periódicas etc.

Portanto, a pesquisa bibliográfica não é apenas a repetição do que já foi dito ou escrito sobre determinado assunto, mas traz a compreensão do que outros autores já trouxeram sobre o tema e proporciona o exame minucioso que podem contribuir para outras conclusões.

Será utilizada a base de dados de artigos do LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências Sociais e da Saúde), Scielo (Scientific Eletronic Library OnLine) além de livros e revistas que versavam sobre o tema como instrumento para coleta de dados, a partir das seguintes palavras chave: “clima organizacional” “produtividade”, “empresas”.

O trabalho será de cunho bibliográfico para verificar o que tem sido pesquisado sobre o tema até então, verificando o que diversos autores discutem sobre os temas em comum ao objetivo do trabalho.

  1.  RESULTADOS ESPERADOS

Diante do tema abordado espera-se que este projeto possa vir a contribuir para apresentar dados relevantes, levando o conhecimento ás organizações e profissionais da área de gestão de pessoas, além de promover ações que possam auxiliar a identificar conflitos e aspectos que possam interferir na produtividade dos funcionários e assim promover ações preventivas através da pesquisa de clima organizacional.

5. REFERENCIAL TEÓRICO

Os primeiros estudos sobre clima organizacional podem ser encontrados primeiramente no experimento conduzido por Elton Mayo em 1927 em uma fábrica situada no bairro de Hawthorne, na cidade de Chicago. Conhecido como "Experimento de Hawthorne", o pesquisador através do estudo constatou que modificações nas configurações física e social do ambiente de trabalho podem provocar inúmeras mudanças emocionais nos trabalhadores.

Até a década de 1980 a maior parte dos estudos que utilizavam o termo "clima" ainda estavam relacionados á clima social, em vez do clima organizacional. (MENEZES E GOMES, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com