TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PASSOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE BEM ESTAR NA MODALIDADE – SPA URBANO

Por:   •  6/4/2019  •  Artigo  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 10

PASSOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE BEM ESTAR NA MODALIDADE – SPA URBANO

Faculdade Estácio: Especialização em Estética Clínica com Ênfase em Terapias Aplicadas

RESUMO

 

Segmentos na área da beleza, cuidado e bem estar crescem em ritmo acelerado na busca por uma melhor qualidade de vida, prevenção de doenças e cuidados com a imagem. O segmento “SPA Urbano” apresenta-se como uma excelente opção de negócio, mas não é uma tarefa fácil. No Brasil, observa-se pelas estatísticas que empreendimentos que se enquadram em Micro e Pequenas empresas – MPE, não são devidamente planejados antes de serem executados, o que se reflete nos altos índices de falências das empresas no primeiro ano de implantação. Empreender requer conhecimento e preparo com o intuito de reduzir os riscos e as incertezas inerentes às atividades empresariais. Diante desse contexto o objetivo do presente trabalho é disponibilizar dados simplificados do segmento de Bem Estar para a viabilidade de implantação de um SPA Urbano. Para isso primeiramente, são apresentados os principais conceitos sobre o tema proposto. Em seguida, realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e por meio dessa pesquisa exploratória, levantados os principais passos para implantação do segmento, como uma forma de auxiliar sua execução. A escolha do segmento de “SPA Urbano” se deu pela abrangência do negócio, uma vez que, no mesmo local podem-se desenvolver atividades que visam oferecer serviços personalizados voltados para bem estar, estética, tratamento físico, mental, e pela carência de estudos personalizados que direcionem o empreendedor a buscar as melhores ferramentas e bases para iniciar seu negócio.

Palavras chave: Estética; Spa Urbano; Beleza; Saúde.

ABSTRACT

 

Segments in the area of beauty, care and well-being grow at an accelerated pace in the pursuit of a better quality of life, disease prevention and image care. The "Urban SPA" segment presents itself as an excellent business option, but it is not an easy task. In Brazil, it is observed by the statistics that enterprises that fall into Micro and small enterprises – MPE, are not properly planned before they are executed, which is reflected in the high rates of bankruptcy of companies in the first year of implantation. undertake requires knowledge and preparation in order to reduce the risks and uncertainties inherent to business activities. In view of this context, the objective of the present work is to provide simplified data from the welfare segment for the feasibility of implementing an urban SPA. For this first, the main concepts of the proposed theme are presented. Then, a bibliographic research was carried out on the theme and through this exploratory research, the main steps for the implantation of the segment were raised, as a way of assisting its execution. The choice of the "Urban SPA" segment was due to the scope of the business, since, in the same place, activities are developed that aim to offer personalized services aimed at wellbeing, aesthetics, physical and mental treatment, and the lack of Personalized studies that direct the entrepreneur to seek the best tools and bases to start his business.

Keywords: Aesthetics;  Urban;  Spa;  Beauty; Health.

  1. INTRODUÇAO

A palavra SPA, do latim “Samus per Auqa” surgiu no século XVII, e significa saúde pela água, pela fonte. (MILL, 2003). A antiguidade foi marco de surgimento dos SPAs, o que liga estritamente a água e seus benefícios à origem dos espaços de tratamento urbano.

A implantação dos SPAs no Brasil se deu na época dos anos 90. São Paulo e Rio de Janeiro foram os percussores nessa nova “moda” de culto ao corpo.

De acordo com (PINTO, 2003), logo se observou a maior concentração dos centros em grandes capitais e regiões metropolitanas, o que é facilmente explicado pelo grande cansaço mental e estresse dos cidadãos que vivem nessas áreas.

Hoje já se sabe que, além da utilidade desses espaços em benefício da beleza, estética e relaxamento, os recursos dos SPA’s também são utilizados para a prevenção de doenças, o que lhes confere o  sinônimo de saúde e bem-estar. (PINTO, 2013).

Sendo assim, sinônimo de saúde, prazer, conforto e bem-estar, o SPA urbano, também conhecido como day SPA, é uma espécie de ilha de tranquilidade em meio à agitação das grandes cidades. (SEBRAE, 2016)

No meio da confusão dos centros urbanos, um local tranqüilo para “fugir”, relaxar e cuidar do corpo e da mente sem perder muito tempo. Apostando nessa possibilidade, cresce cada vez mais no País o número de SPAs urbanos. Ao contrário dos SPAs tradicionais, em que o paciente se interna num local afastado por alguns dias, o day SPA permite sessões diárias de massagens, drenagem com pedras quentes, talassoterapia[1], banho energético e muitos outros mimos, sem precisar abrir mão de atividades cotidianas.

A atividade se enquadra no setor de bem-estar pessoal, mas distingue-se das clínicas de terapias orientais porque inclui, além de tratamentos para relaxamento, uma série de serviços voltados para a estética. (SEBARE, 2016).

Distingue-se também das clínicas de estética, pois não submete os clientes a tratamento clínico de saúde ou realiza intervenções cirúrgicas. O segmento de SPA e wellness (bem-estar) crescem no ritmo acelerado da busca por melhor qualidade de vida, prevenção de doenças e cuidados com a imagem das sociedades modernas. Criar um SPA urbano pode ser uma excelente opção de negócio para quem deseja empreender neste segmento, mas não é tarefa simples, pois tudo deve ser pensado com muito carinho, calma e dedicação.

 Um dos principais itens de sucesso para estes espaços são, definitivamente, ambientes onde conforto, estética e bem-estar ficam evidentes no primeiro olhar. (SEBRAE, 2016).

De acordo com o SEBRAE-RS (2006), o mercado de beleza vem crescendo no Brasil, reflexo da expansão no perfil dos consumidores.

A preocupação com a beleza e a autoestima começa cada vez mais cedo e não se restringe mais ao sexo feminino: homens e idosos também estão aderindo aos serviços.

Uma das peculiaridades do setor é que à dificuldade não esta na concorrência, mas na carência de mão de obra qualificada. Desta forma, há espaço para empreendimentos de qualidade, com instalações adequadas e profissionais preparados. (DALLAGNOL, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com