TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título da resenha: O amor e sua expressão corporal

Por:   •  7/3/2019  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

Título da resenha: O amor e sua expressão corporal

Livro: O Corpo Fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal, por Pierre Weil e Roland Tompakow

O livro, dividido em duas partes (Princípios e Aplicações Práticas), nos ajuda a identificar as mais diversas linguagens corporais, muitas vezes realizadas inconscientemente. Leva-nos a enxergar além de simples gestos, permite-nos, de certo modo, buscar a essência do ser.

No capítulo 13, o autor propõe uma pausa para falar sobre o amor: o que e como amamos. A fim de tornar a abordagem mais didática, de modo a facilitar a compreensão do leitor, ele opta por retomar uma ideia anteriormente citada, a qual dividiria o psicológico humano em três grandes grupos, simbolicamente representados por três animais. Seriam eles a águia, o leão e o boi.

A águia representa a vida mental, tanto a intelectual como a espiritual. Ama o raciocínio, é mais racional. A qual seria incapaz de amar, pelo simples fato de calcular e julgar tudo a sua volta. Encara a vida sempre como um problema a ser solucionado. É extremamente realista, não se permite criar ilusões.

O leão corresponde à vida emocional, sentimental. Procura enxergar através do óbvio. Não tem medo de amar. Representa o que há de mais belo no amor: é o afeto, o carinho, a ternura. Capaz de abster-se até mesmo dos prazeres carnais.

Já o boi é o extremo oposto do leão. Representa a vida instintiva. Ama os prazeres, por mais simples que sejam. É movido pelos desejos. Não quer saber de esforços, aprecia somente o que é “bom”.

O amor completo consistiria na união desses três animais, das três formas de amar. De os envolvidos estarem, igualmente, constituídos da racionalidade, do sentimentalismo e de desejos.

O capítulo procura abordar, de forma bastante descontraída, a linguagem do corpo e o amor. Assim como a águia, racionalmente decifra cada ação do homem no que diz respeito ao amor, o que pode ser um pouco decepcionante para o leão puramente sentimentalista.

Permite-nos adentrar um universo de instintos, sentimentos e emoções, pelo qual passamos desatentos em nosso cotidiano. Essa compreensão do amor em suas expressões corporais dá-nos outra visão sobre o assunto, pode ser positiva, se tratarmos de águia, ou negativa, se falarmos de leão.

O livro é recomendado para todos que, mais do que conhecer a linguagem do corpo, buscam conhecer a própria linguagem. É um livro descontraído, de linguagem fácil e repleto de conteúdo interessante.

Arquitetura e Urbanismo – 1º Semestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com