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UMA BIOGRAFIA - LE CORBUSIER (1887 - 1965)

Por:   •  10/2/2017  •  Bibliografia  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  457 Visualizações

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UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

LE CORBUSIER

Mogi das Cruzes

2014

BIOGRAFIA - LE CORBUSIER (1887 - 1965)[pic 1]

Charles Edouard Jeanneret, conhecido por Le Corbusier, nasceu dia 6 de outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, Suíça, mas viveu a maior parte da sua vida na França. Foi um arquiteto que constituiu um marco muito importante no desenvolvimento da arquitetura moderna. Defendeu o racionalismo e o funcionalismo, uma arquitetura prática e liberta de individualismo e sentimentalismos fantasista, preocupou-se com soluções práticas e econômicas, o conforto, higiene, salubridade e funcionalidade a cima da estética. Com a publicação de “Vers une Architecture (1923) ” ele adaptou o nome Le Corbusier, e dedicou todo o seu talento e energia à criação de uma nova e radical forma de expressão arquitetônica. Em 27 de agosto de 1965 morreu afogado no mediterrâneo.

LE CORBUSIER URBANISTA

Congresso internacional da arquitetura moderna (ciam) (1928 – 1959) formado por 28 arquitetos europeus e organizado por Le Corbusier, os objetivos era a padronização dos princípios e intenções da arquitetura moderna, colocar em discussão a arquitetura em termos urbanísticos, exercer a influência sobre a opinião pública, privada, etc.[pic 2]

Carta de Atenas escrita em 1933 por Le Corbusier, predominava 4 funções: habitar, trabalhar, recrear (nas horas livres) e circular, que foi formalizado no urbanismo funcionalista. Sendo assim o urbanista Lucio costa “fã de Le Corbusier” constrói a cidade de Brasília em cima dos princípios dá Carta de Atenas.

SISTEMA MODULOR DE LE CORBUSIER

Le Corbusier foi um dos raros arquitetos que propôs uma teoria de proporções e forneceu descrições de como foram aplicadas nos seus projetos. Na sua obra aparece, por várias vezes, a tentativa de alcançar um pensamento lógico, racional e disciplinador. Este pensar encontra a sua plena expressão, em termos de medidas e proporções, no MODULOR.[pic 3]

A explicação do sistema de medidas concebido por Le Corbusier entre 1943 e 1950 designado modulor. Baseado nas dimensões do corpo humano e da matemática, trata-se de um sistema de fórmula de coerência a partir da qual é possível gerar duas séries de medidas em harmonia com o corpo humano e entre si, estabelecendo uma ponte entre dois sistemas métricos: o sistema anglo-saxónico e o métrico decimal. Le Corbusier desenvolveu medidas modulares baseadas nas proporções de um indivíduo imaginário (inicialmente com 1,75 m e mais tarde com 1,83 m de altura). As medidas do homem modulor estavam baseadas, inicialmente, na altura média de um homem francês: 1.75m. Posteriormente, foi mudado para os míticos seis pés, dos heróis das histórias policiais inglesas: 1, 829 m.  O sistema foi baseado na proporção do corte áureo e na sequência de Fibonacci. A aplicação dessas proporções pode ser vista em diversos edifícios de Le Corbusier

OS 5 PONTOS DA NOVA ARQUITETURA PENSADA POR LE CORBUSIER

Além do modulor Le Corbusier cria 5 pontos da nova arquitetura, sendo Eles: Planta livre – mais espaço interno livre, estrutura independente (permite uma livre colocação das paredes; Facha livre – plano livre de ornamentais, sem funções estruturais, uma maior liberdade na projeção; Janela em fita – dispostas horizontal em longas faixas, abertura para o exterior (natureza), maior aproveitamento da energia solar; Pilotis (pilares) – leveza e elegância ao edifício, sistema que eleva o edifício do chão, menos humidades e infiltrações, permite usufruir do espaço, para criar novas zonas “estruturais”; Terraço jardim – espaço destinado apenas para lazer.[pic 4][pic 5]

ALGUMAS OBRAS DE LE CORBUSIER

Villa Fallet (1905 – Suíça)

O primeiro projeto de Le Corbusier, aos 17 anos, a Villa Fallet explora a modelagem da forma e a riqueza do tratamento das superfícies. O tema “natureza” é desenvolvido por contrastes complementares, tais como: entre superfícies lisas e rugosas; retângulos, curvas, pirâmides e ziguezagues; entre planos rasos, cúbicos e inclinados. Inspirado por seus croquis, elementos naturais foram progressivamente estilizados para formar elementos decorativos. A planta mantem um formato quadrado e a cumeeira segue o eixo linear do terreno. Ênfase no eixo central o terraço circunda totalmente os fundos da casa.[pic 6]

VILLA SAVOYE (1929 - França)[pic 7]

A residência é responsável por influenciar o pensamento projetual de diversos arquitetos em todo o mundo devido à síntese que faz das ideias pregadas por seu autor com relação à nova arquitetura que sugeria para um século, que segundo o próprio, seria marcado pela máquina, pela razão e pelo progresso. Segundo Le Corbusier, a casa é uma máquina de morar e a Villa Savoye foi projetada seguindo tal ideia de forma plena. A casa foi pensada como uma residência de veraneio para uma família nos arredores da cidade francesa de Poissy. A Villa expõe em si mesma os cinco pontos da nova arquitetura, propostos na obra teórica de Le Corbusier a respeito da arquitetura moderna. A residência foi relativamente pouco usada por seus proprietários originais, pois foi abandonada quando da ocupação alemã na França, durante a II Guerra Mundial. Ao fim da guerra, a casa permaneceu em um estado de quase ruínas, até que em 1963 foi considerada patrimônio arquitetônico por parte do governo francês. Atualmente, é mantida como uma "casa-museu".

CHAPLLE NOTRE DAME DU HAUT (1955)[pic 8]

Construída sobre a colina de Bourlémont em Ronchamp em Haute-Saône. Iniciada em 1950, foi concluída em 1955. A capela foi consagrada em 25 de junho de 1955 pelo arcebispo de Besançon. A capela possui paredes grossas e curvilíneas, que apoiam a cobertura em concreto de formato escultural. Nestas paredes pequenas vãos permitem o acesso da luz, em janelas irregulares e vindas das três torres claras. A luz é naturalmente controlada, realça o interior sem ofuscar o usuário.

MAISON LE CORBUSIER (1967)

É o último edifício projetado por Le Corbusier marcando uma mudança radical de sua realização de usar betão e pedra, emoldurado em aço e vidro, na década de 1960 criou como um sinal para o futuro. Le Corbusier fez uso intensivo de elementos de aço pré-fabricadas combinadas com placas de multicoloridas esmaltadas equipados com o núcleo central, e acima do complexo ele projetou um telhado 'flutuante' para manter a casa protegida da chuva e do sol.[pic 9]

OBRA ESCOLHIDA

CARPENTER CENTER FOR THE VISUAL ARTS (1963)[pic 10]

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