TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

Por:   •  29/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.299 Palavras (14 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

Campus de São Miguel do Oeste

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

JÉSSICA ALINE SCHMIDT

  LETÍCIA SANTIN DA SILVA

PROJETO DE PESQUISA

MOBILIDADE  PARA IR E VIR

ORIENTEDOR: Paulo Bavaresco

SÃO MIGUEL DO OESTE, NOVEMBRO DE 2012

1 INTRODUÇÃO

        Nesse capítulo serão apresentados o tema e o problema em questão, a justificativa e os objetivos da pesquisa a ser realizada.

  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA:

Condições de acessibilidade das calçadas do município de Guaraciaba

1.2PROBLEMA

        

 O município de Guaraciaba a anos enfrenta a falta de acessibilidade em suas rua e  calçadas. Um dos problemas é a falta de espaço para a estruturação de suas calçadas, a qual deveria ter uma dimensão de 3 metros de largura para que tenha uma  circulação  favorável aos pedestres que por ali transitam diariamente.

Uma questão a ser observada é a grande variedade de modelos de pisos das calçadas, deixando  um ambiente desarmônico.  Como seria possível criar condições de acessibilidade e acomodar adequadamente os mobiliários básicos para satisfazer as necessidades da sociedade Guaraciabense?

1.3 JUSTIFICATIVA

Levantamento do Censo 2010 mostra que o Brasil segue muito atrasado no quesito acessibilidade. Somente 4,7% das vias urbanas contam com rampas para cadeirantes, aponta levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que investigou as condições no entorno das residências em áreas urbanizadas.

Essa pesquisa será realizada para o melhoramento da cidade,  na organização do mobiliário,  acessibilidade e padronização das calçadas para promover a segurança e facilidade no deslocamento a todos que por ali circulam, melhorando o  acesso principalmente para os portadores de necessidades especiais, idosos, crianças enfim para a sociedade em geral, contribuindo no embelezamento da cidade.

Pelo convívio com pessoas que necessitam diariamente transitar pelas calçadas e comentam a dificuldade da acessibilidade, em alguns lugares a ausência de calçadas, fez com que nos motivassem a pesquisar o problema nas calçadas da  cidade de Guaraciaba.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo geral

Estabelecer um padrão de organização do mobiliário urbano para que haja acessibilidade  nas calçadas no município de Guaraciaba-SC.

        

1.4.2 Objetivos específicos

  • Verificar os tamanhos das lixeiras e a estruturação do piso;
  • Identificar a viabilidade de possíveis mudanças dos mobiliários, como: postes, lixeiras, telefone público;  
  • Diagnosticar a espécie de árvores existentes  e as mais adequadas a serem plantadas nas calçadas.

1.5 HIPÓTESE

Para criar condições de acessibilidade e acomodar adequadamente os mobiliário, as calçadas do município de Guaraciaba deveriam ser reestruturadas, de forma que proporcionassem maior espaço, deveria ter uma fiscalização onde ela deveria ser mantidas em  perfeita ordem, como em São Paulo, onde esta sendo criada uma nova lei onde calçadas com buracos e as que não possuem uma largura adequada, recebem multas. Sem dúvidas que para que essa reestruturação ocorra  na cidade de Guaraciaba, será um processo longo, mas a prefeitura deveriam impor uma lei e fiscalizar as novas construções, estabelecer um prazo para que as construções já existentes aderissem a mudanças de uma forma viável.

        Aos poucos a população vera os  benefícios da mudança e todos irão querer adquiri um padrão, para embelezar a cidade e também melhorar o direito de ir e vir de todos.

        

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 ARQUITETURA E URBANISMO

Segundo  Niemeyer (1958 apud BONOTTO, 2010 ) :

Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”

A  arquitetura esta relacionada à evolução humana, passou a existir quando o homem sentiu a necessidade de se proteger de predadores e dos fenômenos naturais.com o crescimento e desenvolvimento das civilizações houve  a necessidade de ampliação das  cidades, adaptando as diversas  crenças religiosas.

Para FREDETICK ( 2010, p.82):  “ O verdadeiro estilo arquitetônico não surge do esforço consciente na criação de um aspecto particular. Ela surge indiretamente – até mesmo acidentalmente de um processo holístico”.

Na Arquitetura antiga a união política de povos que habitavam as margens do Rio Nilo deu origem à civilização egípcia, as principais construções egípcias eram templos para seus deuses e túmulos para seus faraós. Da mesma forma que alguns povos contemporâneos, os egípcios utilizavam tijolos crus. Mas, por acreditarem na ideia de que tudo deveria durar para sempre, necessitavam de um material mais durável. A solução encontrada foi desenvolver técnicas de construção com pedras.

 Arquitetura clássica  se destaca pelo grande valor dado à razão. os gregos buscavam alcançar o máximo da perfeição por meio de cálculos matemáticos e geométricos, regras, proporções e perspectiva, a organização e o planejamento das cidades gregas e seus teatros destacam-se no curso da história da arquitetura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com