TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Por:   •  9/4/2021  •  Resenha  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA      

                                          UNOESC – XANXERÊ

Resenha Filme Mommy

DADOS DA DISCIPLINA:
 Disciplina: Avaliação Psicológica II       Curso: Psicologia
 Data de entrega: 28/09/2020

 Professora: Talita Zanferari
 Acadêmica: Jessica Luiza Melo

_______________________________________________________________

O filme Mommy (2014) aborda os aspectos do relacionamento entre Steve e sua mãe Diane, iniciando com Steve sendo expulso do reformatório por incendiar a cafeteria e queimar um dos internos. Consequentemente, Steve volta a morar com a mãe, e a partir de então, é possível observar as dimensões deste relacionamento desequilibrado e permeado de conturbações.

Em uma das cenas do filme, Diane diz que o filho Steve foi diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e transtorno opositor-provocador, possuindo comportamentos agressivos, violentos, realizando vandalismos, roubos, etc. O personagem Steve apresenta, em vários momentos do filme, comportamentos desafiadores e resistência em relação a figuras de autoridade. Além disso, discute diversas vezes com a mãe, chegando a agredi-la verbalmente e fisicamente, e deliberadamente perturba as outras pessoas que convivem com ele. Steve também realiza uma tentativa de suicídio.

Tendo em vista estas informações, e a partir dos comportamentos observados no decorrer do filme, pode-se pensar em aspectos e objetivos a serem investigados em uma possível avaliação psicológica de Steve. 

Nesse sentido, levando em consideração as etapas do processo de avaliação psicológica, seria importante em um primeiro momento realizar a entrevista inicial com Steve e com a sua mãe. Por se tratar de um adolescente, seria pertinente entrevistá-lo primeiro para estabelecer um vínculo e construir a aliança de trabalho, e depois entrevistar a mãe, assim obtendo as informações necessárias entender a demanda e para levantar as hipóteses diagnósticas. Nesse momento também se faria o contrato de trabalho, delimitando os horários, dias e valores da sessão, e definindo os papéis do avaliador, do avaliado e responsável. 

A entrevista busca fazer um resgate da história do paciente, procurando compreender como os comportamentos inadequados e agressivos surgiram e se estabeleceram ao longo da vida do adolescente. A entrevista teria que enfocar aspectos da constituição e organização familiar, vida escolar, ocupações com e sem remuneração, aspectos relacionados à saúde e à sexualidade, drogas usadas, expectativas e projetos para o futuro. Também se faz necessário observar o comportamento de Steve durante todo o processo de avaliação.

Segundo Souza e Resende (2012) é a combinação de vários fatores que podem encorajar o comportamento violento nos indivíduos. Nesse sentido, seria importante investigar tais fatores durante a entrevista na avaliação psicológica, entre eles, os fatores familiares e situacionais, como, por exemplo, a falta de competência parental, se apresentou comportamentos delituosos anteriormente, se teve acesso à álcool e drogas, histórico de fugas da escola e baixo desempenho escolar. 

A entrevista com a mãe de Steve teria o objetivo de coletar dados relevantes da infância e adolescência, bem como para levantar outros pontos de vista a respeito do adolescente, e para confirmar os dados colhidos. Deve-se atentar aos padrões comportamentais da mãe, suas atitudes e os procedimentos adotados na criação de Steve, e também, investigar como se dá a comunicação e a interação social entre a família (AGOSTINI; SANTOS, 2017). 

Em certos momentos do filme, tanto Diane como Steve mencionam o pai dele, que já é falecido. Seria significativo resgatar como era o relacionamento do pai com o filho, e do casal, como Steve lidou com a morte do pai, buscando avaliar como a falta dessa figura paterna impactou no desenvolvimento de Steve.

Outro fator importante a ser pesquisado com a mãe, seriam os fatores genéticos e biológicos, ou seja, as influências hereditárias. Investigar com a mãe como foi a gestação, se houveram lesões e complicações associadas ao parto, o pós-parto, etc. 

Seria relevante também avaliar os aspectos da personalidade de Steve. No filme, foi possível observar que ele apresenta impulsividade, falta de habilidades sociais e interpessoais, problemas de atenção, nervosismo e ansiedade, raiva, e poucos recursos eficientes para enfrentar situações mais complexas. 

Conforme apresentado no filme, Steve possui o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Oposição Desafiante (TOD).  O DSM-V (2014, p. 59) define o TDAH como “um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento”, e descreve o TOD como um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis, desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança com adultos e figuras de autoridade (ibid., p. 462).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com