TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina

Campus de São Miguel do Oeste

Curso: Direito – 3o Período

Disciplina: Psicologia Jurídica

Professor: Sandro Rodrigo Steffens

Nome: Sérgio David Teodoro

         

Alienação parental e sua relação com o direito e a psicologia

        Esse trabalho busca analisar a correlação entre alienação parental e as áreas jurídicas e psicológicas, quanto o comportamento de pais separados e filhos pequenos e adolescentes, ambos o pais praticam a alienação da criança e adolescente, isso pode causar traumas futuros pois a varias formas de configurar a alienação e isso é uma árdua tarefa para a área da psicologia e do direito.

        A alienação parental começa com a separação de um casal com filhos, esse processo pode demorar tempo e a criança sair prejudicada de várias formas, em determinados casos onde se percebe que a criança está com problemas em decorrência da separação dos pais pede-se a perícia psicológica para perceber se à nesse caso a alienação parental. O conceito de alienação parental é uma criança preferir um dos pais em relação ao outro, em muitos casos um filho não quer visitar o pai por consequência do que a mãe disse em relação ao ex cônjuge.

        A psicologia se faz presente por nessas situações para auxiliar o necessitado junto com os juízes dos casos de separação, mais uma vez a psicologia e o direito juntos. Os profissionais da psicologia utilizam vários métodos para descobrir qual é o tipo de alienação parental feita em uma criança cada profissional tem seu método eficaz tudo para auxiliar o paciente. Muitos psicólogos não constam em seus relatórios as características das crianças, mas sim do ambiente vivenciados por elas tudo começa a ruir e a criança se sente perdida. Contudo a alienação parental ainda é complicada pois não se tem uma base concreta sobre o que se é de fato essa situação familiar.

Para exemplificar tudo que se foi dito até agora foram pegos casos de AP de diferentes regiões, na realização desse estudo foi usado três critérios: 1) “informações sobre o caso que envolvia suspeita de alienação parental (informações sobre a criança, pais e informações sobre o contexto/situação familiar”);

2) “informações sobre o laudo psicológico”

3) “decisão do Juiz quanto à presença ou ausência de AP”

        Tudo isso leva ao resultado de uma forte instabilidade entre os pais da criança isso afeta diretamente o adolescente, o medo de encontrar um dos pais é frequente e dificulta muito a convivência entre os envolvidos. Existem vários mecanismos para pelo fato de um dos pais não ter superado o fim da relação usa-se o filho como forma de tentar reestabelecer a relação outrora já desgastada. Outro ponto que é muitas vezes ocorre violência verbal e física para coagir o menor a colaborar com a alienação tanto por parte da mãe quanto do pai. Ocorrem chantagem emocionais que muitas vezes a criança ou o adolescente não percebe que ocorre causando traumas futuros dificultando o convívio social, existem casos de alienação fortemente empreguiçada em adolescentes que afirmam com veemência que não querem contato com um dos progenitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com