TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

URBANISMO NA PERIFERIA DO MUNDO GLOBALIZADO: Metrópoles Brasileiras

Por:   •  9/10/2016  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 2

ENGENHARIA AMBIENTAL  

Ana Luiza Alves Queiroz                                                        11311EAB058

URBANISMO NA PERIFERIA DO MUNDO GLOBALIZADO: metrópoles brasileiras

O texto traz uma discussão sobre a realidade das cidades brasileiras que impõem tarefas desafiadoras aos arquitetos e planejadores urbanos, que segundo o autor não possuem conhecimento acumulado nem experiência para lidar com elas. O texto também fala sobre o processo de urbanização brasileiro, e faz um breve histórico dos acontecimentos no país que estão ligados ao crescimento das cidades, para um melhor entendimento do leitor sobre o assunto. É mostrado também o padrão de urbanização brasileiro, a partir dos anos 80, obteve várias mudanças, e dentre elas está o fato de que embora as metrópoles continuem crescendo proporcionalmente mais que o país, o ritmo desse crescimento das mesmas diminuiu, e, as cidades de porte médio, com população entre 100 mil e 500 mil habitantes, crescem a taxas maiores do que as metrópoles nos anos 80 e 90.

De uma forma geral, o texto foi de fácil entendimento e bastante produtivo, acrescendo novos conhecimentos a mim. Foi muito interessante descobrir um pouco mais sobre o processo de urbanização brasileiro, e sobre as mudanças no padrão de urbanização do país, que antes era tido em sua maioria nas metrópoles e a partir dos anos 80 estar presente em cidades de porte médio.

 Relacionando o tema à formação de Engenheiros Ambientais é possível dizer que é importante à nossa formação o entendimento do atual e do antigo padrão de urbanização do país, para termos uma melhor visão sobre o assunto, uma vez que este influencia diretamente em nosso campo de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com