TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urbanismo - Jundiai

Por:   •  18/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Jundiai é uma aglomeração urbana próxima a São Paulo, Sorocaba, Campinas e Bragantina.

DADOS: Além do destaque agrícola, Jundiaí é um polo para empresas de logística e possui um parque industrial com mais de 500 empresas.

Sua malha viária é privilegiada pois possui ligação com diversas cidades e municípios

Jundiaí é cercada por diversas rodovias e estradas, mas a Serra do Japi impede a conturbação com SP.

DEFICIENCIAS:

Falta de espaços verdes públicos – Grande número de praças, no entanto, quase elas são canteiros no cruzamentos das vias ou estão descuidadas

Areas de conservação ameaçadas pela zona industrial: O escoamento de mercadorias e liberação de detritos industriais podem prejudicar a mata vizinha.

População: Seguindo uma proporção de aumento, estima-se que em 2020 a população da cidade seja de 422mil habitantes.

Num perspectiva histórica, há mais ou menos um século, o destaque da produção jundiaiense foi a agricultura, o foco produtivo permaneceu agregado pelo café no modelo agrário-exportador brasileiro. Uma mudança decisiva do foco dessa atividade ocorreu na primeira metade do século XX, em direção à indústria muito especialmente na área de produção têxtil. Mais adiante, a partir dos anos 1970, a indústria  iniciou um vigoroso crescimento em outros segmentos como a metalurgia, a alimentícia, a química, a construção civil, etc.

Mais recentemente, há questão de talvez duas décadas, é clara a inclinação do perfil produtivo do município na direção dos serviços, especialmente os vinculados a Tecnologia e a Logística. Hoje, as maiores empresas da cidade apresentam relevantes componentes e aspectos tecnológicos e/ou atividades logísticas extraordinariamente desenvolvidas.

Esta seqüência histórica que registra consecutivamente agricultura » indústria » serviços assemelha-se à evolução da economia dos países desenvolvidos da Europa e da América do Norte. Estes dois continentes apresentam uma participação do setor de serviços em relação ao total da economia de quase 2/3, isto é, muito próxima dos 62,98% conseguidos por Jundiaí.

É expressiva a posição ocupada pela economia de Jundiaí no Estado de São Paulo, comparativamente às demais cidades paulistas. O município detém o 9º PIB e o 9º Valor Adicionado do Estado, variáveis indicativas de uma atividade produtiva intensa, seguramente decorrente de uma alta rentabilidade do capital investido. A produção é diversificadamente distribuída entre Indústria, Comércio, Serviços, Construção Civil e Agropecuária.[pic 1]

O município ocupa o 8º lugar entre as 645 cidades paulistas no Índice do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, sugerindo uma circulação de mercadorias substancial dentro do território da cidade.

É a 12ª cidade em “comércio exterior”, estimado pela semi-soma de exportações e importações, destacando-se os mais de 2 bilhões de dólares destinados principalmente à importação de bens de capital da indústria e da prestação de serviços, no ano de 2009, conforme se observa na tabela abaixo.

A ótima posição de Jundiaí entre as 645 cidades paulistas e o próprio “tamanho” expressivo da economia de São Paulo colocam a economia de Jundiaí em proporções da dimensão econômica até de algumas unidades da federação vinculadas diretamente à União. A tabela ao lado mostra que o PIB de Jundiaí ultrapassou o PIB de quatro estados brasileiros, em 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (110.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com