TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Veja Como Começar um TCC

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

TEMA

O tema do projeto, Galeria e Studio de Arte, veio da necessidade de algum meio que disponibilizasse cultura e arte para a cidade de Sorocaba, que por sua vez, não conta com galerias para exposição artística.

Será um espaço destinado à arte urbana, com exposições interativas, mostras consagradas de artistas nacionais e internacionais, e até mesmo trabalhos de jovens independentes, que moldam os mais variados locais da cidade, que está em grande crescimento e reconhecimento. Isso tudo seria uma grande referencia à cultura.

A Galeria apresenta produções contemporâneas de artistas conhecidos e ainda não conhecidos através de exposições, acervos e áreas de convivência que buscam a formação de novos produtores, contam com obras de todos os tipos, como pinturas em tela, desenhos gráficos, esculturas e arte urbana. Apresentando artistas plásticos ligados à arte contemporânea brasileira por meio de exibição de trabalhos presentes em importantes museus e mostras mundiais, buscando o intercambio cultural.

O Studio de Arte contará com salas de aulas com professores qualificados para ensinarem todos os tipos de Artes Plásticas, ajudando o aluno a visão do desenho, pintura, fazendo emergir seu senso artístico como forma de expressão e comunicação. Investindo cada vez mais para criar e mostrar grandes mentes nacionais.

Sendo assim o espaço será um meio de integração entre a população e cultura, em um local aonde tem um grande numero de visitantes e turistas, no Pq. Campolim, zona nobre da cidade de Sorocaba. O espaço será integrado com uma grande praça, que contará com um paisagismo muito bem trabalhado harmonizando com o bairro, incentivando a arborização e meio ambiente na cidade.

LOCALIZAÇÃO

[pic 1]

Localizado na zona sul da cidade de Sorocaba, SP. O bairro Pq. Campolim é um bairro de classe média e classe média alta. Com acesso principal existem duas rodovias, a SP-270 Rod. Raposo Tavares, que foi duplicada recentemente, e a SP-075 Rod. Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), caminho vindo da capital São Paulo ao interior. 

É a quinta maior cidade em desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo e sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB de R$ 16,12 bilhões. Dentre as maiores cidades do Brasil (em população), Sorocaba está em trigésimo segundo lugar. Já dentre as maiores cidades de São Paulo (em população), Sorocaba está em nono lugar.  Em relação a 2010, houve um crescimento populacional de cerca de 10%. Recentemente se tornou Região Metropolitana de Sorocaba, e é composta por 26 municípios que somam aproximadamente 1,89 milhão de habitantes.

Área Territorial – 450,382 km²

População Estimada (2015) – 644,919 pessoas

Densidade Demográfica – 1.304,18 (hab/km²)

População (2010) – 586,625

População Residente – 586,628 pessoas

População Residente Homens – 287,014 pessoas

População Residente Mulheres – 299,611 pessoas

População Residente Alfabetizada – 524,976 pessoas

Fonte: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

PRINCIPAIS VIAS DE ACESSO/ MAPA BAIRRO

- SP 270 – Rod. Raposo Tavares[pic 2]

- Av. Antônio Carlos Cômitre

CARACTERISTICAS DO TERRENO ESCOLHIDO

SISTEMA VIÁRIO

[pic 3]

Equipamentos próximos ao terreno:

1 – Shopping Iguatemi Esplanada

2 – Hipermercado Extra

3 – Hipermercado Carrefour

4 – Hipermercado Wallmart

5 – Pista de Caminhada Pq. Campolim

6 – Colégio Anglo

7 – Colégio Objetivo

8 – Colégio Uirapuru

9 – Colégio Ser

ZONEAMENTO

TERRENO

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

Zona Residencial ZR1 - TO = 0,60 / CA = 1,5 / Permeabilidade = 10%

Usos Especiais – UE, compreendendo estabelecimentos cuja locação é definida em definida em função de condicionantes técnicas estritas, notadamente instalações de sistemas de infraestrutura, tais como reservatórios e estações de tratamento de água, estações de tratamento de esgoto, subestações elétricas, terminais de transporte, cemitério de humanos e de animais, atividades de bibliotecas e arquivos, atividades de museus de todos os tipos, jardins botânicos e zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental.

Uso Residencial em Lotes – RL – red. uni familiares isoladas, geminadas, agrupadas, etc.

Uso Residencial de Glebas – RG – conjuntos residenciais implantados em glebas não previamente parceladas para fins urbanos.  

FONTE: Revisão Plano Diretor Lei 8.181 Art. 78 Art.81

CARACTERIZAÇÃO DO ENTORNO (PINTAR MAPA)

O Parque Campolim, popularizado apenas por Campolim, é um bairro nobre localizado na zona sul da cidade de Sorocaba. Considerado o centro financeiro de Sorocaba, com 20 mil habitantes e uma renda média de mais de 9 mil reais mensais, é conhecido por ser um dos bairros mais valorizados do interior do Brasil, sendo mencionado como o "Jardins" sorocabano, em referência a região de alto padrão da cidade de São Paulo.

Grande parte das atrações noturnas de entretenimento e do comércio de alto padrão da cidade se concentra no Campolim. Estima-se que cerca de 250 mil carros circulem diariamente pela Avenida Antônio Carlos Cômitre, principal via do bairro.

Localiza-se no Campolim o Iguatemi Esplanada, o maior shopping center da região e o mais estruturado de Sorocaba com lojas de grandes nomes. O bairro também conta com academias, clínicas médicas e odontológicas, pista de caminhada, farmácias, bancas de jornais e revistas, restaurantes, padarias, escolas particulares, redes de fast-food, além de o bairro possuir em seu interior grandes redes de escolas, como o Colégio Anglo, o Colégio Objetivo e o Universitário. Os quatro maiores hipermercados da cidade estão no Campolim: a rede francesa Carrefour, as redes brasileiras Tauste e Hipermercado Extra e o norte-americano Walmart.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (646.1 Kb)   docx (480.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com