TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4 SEMESTRE EM GRUPO

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

                       

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO[pic 16]

1. INTRODUÇÃO        3

2. RELATÓRIO        4

3. CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


1. INTRODUÇÃO

Os empreendimentos estão sendo forçados a buscar qualificações e preparação, caso desejem permanecer firmes no mercado ou crescer, atualmente é necessário possuir uma administração estratégica e uma gestão de custos eficiente, que saiba aplicar e utilizar todas as ferramentas gerenciais disponíveis.

Neste contexto, apresenta-se a contabilidade de custos, que é um ramo da ciência contábil, comumente utilizada em empresas industriais que tem por objetivo ajudar no controle e gerenciamento dos custos das organizações e fornecer informações importantes para a tomada de decisão, conforme ratificado por Castro et al. (2014, p. 3), quando afirma que “a contabilidade de custos é um instrumento que produz muitas informações para diversos níveis gerenciais das organizações”.

Diante disto é que o presente trabalho foi elaborado, com o objetivo de verificar na prática quais as técnicas, políticas e práticas adotadas no processo contábil e gerenciamento de custos por uma empresa industrial instalada na cidade.

Para o alcance do objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados uma entrevista com o sócio/administrador do empreendimento. A empresa escolhida para aplicação da entrevista é do ramo de fabricação e comercio de móveis e tem mais de 10 anos de atuação no mercado, através da entrevista foi possível extrair informações relevantes para o desenvolvimento deste trabalho.

O presente trabalho está estruturado em três seções, iniciando com essa introdução, seguindo com o relatório sobre as descobertas da entrevista realizada, finalizando com as considerações finais.


2. RELATÓRIO

No âmbito empresarial, para o eficiente funcionamento das operações de uma empresa industrial e futuro crescimento, é necessário ter uma gestão correta dos custos, que permita planejar, controlar e gerenciar os recursos sem ocasionar grandes perdas e nem gerar prejuízos.

De acordo com Braga et. al. (2010), as empresas precisam buscar constantemente métodos para aumentar a produtividade, reduzir os custos, e satisfazer os clientes.

Assim, visando cumprir os objetivos propostos ao realizar uma busca na cidade e regiões, identificou-se um empreendimento do ramo de Comércio e Fabricação de Móveis em geral, que possuía disponibilidade e todos os aspectos necessários para aplicação da entrevista e apuração dos resultados de forma satisfatória e eficaz, entretanto, a pedido dos sócios e com intuito de preservar a identidade dos mesmos, o empreendimento será denominado neste relatório pelo nome fictício de “Mundo dos Móveis Indústria e Comércio Ltda.”.

O Brasil é o quinto maior produtor de móveis no mundo, este setor se desenvolveu muito com o passar dos anos se aproximando de níveis internacionais em alguns segmentos e se tornando referência como gerador de empregos principalmente nas regiões sul e sudeste. A indústria moveleira nacional, desde o seu surgimento, no início do século XX, já passou por vários momentos turbulentos de ordem econômica e subsistiu. No ano de 2012, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMOVEL), as indústrias de móveis no Brasil eram cerca de 17,5 mil indústrias, com 322,8 mil empregos.

Atualmente com a crise econômico-financeira que vem assombrando os brasileiros, muitos setores tem sofrido retração, até mesmo a indústria de móveis sofreu queda nas perspectivas de produção, entretanto, as expectativas nesse ano para esse setor é de crescimento, ainda que muito pequeno e em ritmo nada acelerado, já é o suficiente para acalentar os investidores e fabricantes.

A indústria de móveis é caracterizada como uma indústria diversificada, pois seu funcionamento agrega variados processos de produção e pode empregar diferentes tipos de materiais (madeira, metal, couro, etc.), bem como gera diversos modelos e desenhos de produtos finais (retilíneos, simples, torneados, etc.) e ainda tem destinação segmentada, produzindo móveis para escritório, domicílios ou instituições (BNDES, 2007).

O Mundo dos móveis Indústria e Comércio Ltda., foi fundada em maio de 2001, surgindo com a ideia de criar projetos e soluções inteligentes em móveis, mas sempre tendo como prioridade a preservação do ecossistema, atualmente possui 6 linhas de produção e mais de 80 produtos no seu portfólio que são vendidos para variados lugares do Brasil e sua produção é principalmente destinada para fabricação de móveis com design diferenciado. Segue abaixo, mais informações a respeito do empreendimento:

MUNDO DOS MÓVEIS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

RAMO DE ATIVIDADE:

Fabricação de móveis com predominância em madeira.

NATUREZA JURÍDICA:

Sociedade Empresária Limitada

QUANTIDADE DE SÓCIOS:

02 sócios

FORMAÇÃO DOS SÓCIOS:

Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Empresarial.

ENTREVISTADO:

Sócio Bacharel em Ciências Contábeis – Gestor Administrativo-Financeiro

TEMPO EM ATIVIDADE:

15 anos

Nº DE FUNCIONÁRIOS:

47 Funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (305.1 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com