TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTROLADORIA E ORÇAMENTO

Por:   •  18/7/2022  •  Exam  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 2 – CONTROLADORIA E ORÇAMENTO

Há 4 tipos diferentes de Centros de Responsabilidade. Eles são identificados conforme o tipo de controle realizado sobre as entradas e os resultados. Identifique-os e explique a diferença de cada um, enfatizando a importância para a controladoria.

Os quatro tipos de centros de responsabilidades são: Centro de Custos, Centro de Resultados, Centro de Proveitos e Centro de Investimento. O centro de custos é uma forma que se tem de agrupar as despesas para ter uma analise das finanças de formais mais eficiente, podendo ser um projeto de um produto ou de departamentos, no caso do produto é utilizado em uma fabrica para saber quais são os gastos necessários para fazer um novo produto; o plano de centro de custos é utilizado pelo gestor para auxiliá-lo nas tomadas de decisões rápidas. O centro de resultados avalia a margem de lucro, onde pode ter um centro apenas de compras e vendas, mas havendo sub grupos as informações podem ser mais detalhadas e de fácil entendimento, isso pode aprimorar as tomadas de decisões, como definir limite de créditos para evitar gastos desnecessários e também para localizar setores que precisam de mais investimentos por estarem gerando mais lucro. Os centros de proveitos são encontrados nas áreas de vendas e áreas comerciais, já que nelas os gestores são avaliados pelo volume de suas vendas, então o centro de proveitos é usado para avaliar o gestor somente pelo proveito obtido pois o mesmo não tem autonomia para interferir no preço das vendas. Já o centro de investimento pode ser um departamento ou função que é responsável pelo gerenciamento de despesas, ativos e passivos e custos específicos, dependendo do tamanho das empresas elas podem ter vários centros de investimentos, o que também depende do numero de investimentos e as operações comerciais, além disso o centro de investimento pode usar várias fórmulas de finanças corporativas ao selecionar novas oportunidades de negócios.

A diferença de cada um dos centos começa com o centro de custos e o centro de resultados fazem praticamente a mesma coisa, os que o diferenciam são que o centro de custos o gestor a usa como um meio de identificar os gastos  o centro de resultados ajuda o gestor a tomar as decisões, pois os relatórios mais detalhados mostram onde precisam de mais investimentos onde estão gerando mais lucros; A diferença do centro de resultados e o centro de investimentos avalia o gestor pela produtividade dele, onde ele não tem autonomia para alterar o preço das vendas dos produtos e o centro de investimentos além de poder ser um departamento faz com que o gestor tenha os relatórios de investimentos específicos então o mesmo pode ter um plano para caso algo saia do controle. A importância de ambos para a controladoria é exatamente o que cada um pode fazer por tal departamentos ou por diversos gestores, eles geram informações tanto internas quanto externas, obviamente para os gestores essas informações são mais importantes já que algumas delas podem mudar totalmente a forma de como as empresas e fabricas vão determinar os custos de seus serviços, departamento e produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (21.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com