TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  2/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM





LUANARA NEVES SOBRAL






ENSAIO 2: François Dubet - O que é uma escola justa?

RECIFE

Esse com certeza foi um dos textos mais intrigantes que eu já li, precisei de mais de duas semanas para reler e ter um ensaio digno. O texto tem como objetivo debater os ideais de justiças que queremos na escola, e já traz as contradições que existem entre elas.

Ele diz: “a meritocracia escolar justa não garante que se diminuam as desigualdades.”, Logo problematiza a ideia de “igualdade de oportunidades” do modelo meritocrático.  E ler sobre meritocracia é impossível sem refletir nas condições sociais do nosso país, e o quanto ele interfere na escola.

Uma parte que foi muito pertinente é ele dizer que “as desigualdades sociais pesam muito nas desigualdades escolares”, e pensando de uma maneira regional ou até mesmo nacional. É muito verdadeiro, pessoas em condições financeiras melhores, tem um nível de capacitação escolar melhor. Por exemplo: EU pobre lascada, que sempre estudei em colégio do Estado não tive incentivo para ENEM, ou nada do gênero, ao contrário da filha da patroa dos meus pais que estava no sete ano estudando pra SSA, vejo como um abismo social.

Por mais que o modelo meritocrático seja justo e democrático, não foi apenas o mérito meu que me trouxe a universidade, foram pequenas políticas públicas que fomos contempladas que me fizeram chegar onde estou, e sem esse ainda que pequeno incentivo da universidade eu já teria desistido a muito tempo.

Enfim, Dubet discute a meritocracia nas escolas, o que para ele seria a definição de uma escola justa e faça que para ela ser justa precisa-se de melhorias e garantias para os menos favorecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com