TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Mercadológica

Por:   •  27/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN [pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACEM

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DA

Curso: Administração

Disciplina: Administração Mercadológica

Docente: Fábio Ricardo Procópio de Araújo

Discentes:

Anny Catarine Almeida da Silva

Emerson Vinícius Carvalho dos Santos

Francisca Andréa de Freitas

Priscilla Grazielle de Lima Fernandes

Rêílcia Praxedes de Aquino

Vitor Matheus

Atividade de Administração Mercadológica

III Unidade

PLANO DE MARKETING

SOLAR BIKE (Empresa Fictícia)

Mossoró – RN

2018

Resumo Executivo

O Plano de Marketing  da empresa SOLAR BIKE apresenta seus pontos e estratégias de negócios para conquistar o mercado, principalmente, fidelizar sua clientela,  num espaço de cinco anos.

SUMÁRIO

  1. Atual situação do Marketing
  2. Análise das ameaças e das oportunidades
  3. Objetivos e questões essenciais
  4. Estratégia de Marketing
  5. Programas de Ação
  6. Orçamentos
  7. Controles
  1. Atual situação do Marketing

De acordo com pesquisas em jornais, revistas e internet, verificou-se que as pessoas estão mais otimistas com relação economia, e que os gastos e investimentos em produtos sustentáveis são uma alternativa ao mercado. A consciência ambiental e o transito conturbado faz da bicicleta uma tendência, nos dias atuais e a Solar Bike vem como uma solução tecnológica de mobilidade e sustentabilidade.

Atualmente, as pessoas estão com o tempo escasso, porém mais preocupadas com o meio ambiente e também com uma forma de reduzir suas despesas com combustíveis e transportes. Com isso, o número de pessoas que tem optado pelo deslocamento de casa ao trabalho por meio de transportes alternativos tem crescido significativamente.

A legislação brasileira, sobretudo no que diz respeito aos impostos, tem uma ampla carga tributária sobre automóveis. Impostos como o IPI, e o ICMS correspondem a mais de 15% do valor produto. Como forma de estimular a utilização desses transportes, uma alternativa é a negociação para isenção de parte desses tributos.

A SOLAR BIKE utiliza uma tecnologia para geração de energia solar por meio de placas solares acopladas a bicicleta, gerando energia elétrica limpa e renovável que movimenta a bicicleta.

A concorrência direta sobre esse produto é basicamente inexistente, devido ao produto ser pioneiro no segmento de transportes alternativos movidos a energia solar. Porém, existe a concorrência indireta das outras formas de transporte (carros, motos), que detêm a maior parte da fatia de mercado.

O centro de criação da SOLAR BIKE possui infra-estrutura adequada, pessoal qualificado com nível médio e superior, colaboradores que cuidam da limpeza, computadores e máquinas para produção das bicicletas. Além disso, possui um banco de dados dos clientes atualizado.

 


  1. Análise das Ameaças e das Oportunidades

Análise de SWOT

Ambiente Interno

Ambiente Externo

Forças

- Estrutura da empresa

- Colaboradores qualificados

- Facilidade de encontrar o produto por meios dos canais virtuais e físicos

Oportunidades

- Demanda por transportes alternativos

- Pioneirismo no segmento

- Recurso renovável e em grande abundância na região (Sol)

Fraquezas

- Recursos financeiros limitados

- Ausência de pessoal qualificado no mercado (técnicos)

Ameaças

- Lobby das concessionárias com governos para dificultar a expansão da bicicleta como possível ameaça ao mercado

- Novas empresas concorrentes


  1. Objetivos e questões essenciais:

                  O objetivo principal desse plano é implementar tarefas de marketing para conquistar, no primeiro ano de atuação, uma clientela que represente entre 5% e 10% do mercado consumidor deste produto, e para os anos seguintes uma média de 5% com a perspectiva de que no final de cinco anos se tenha conquistado em média  25% a 30% do mercado. Para tanto, se faz necessário utilizar políticas de promoções e formar parcerias, além de uma intensa atuação de publicidades nas mídias sociais, jornais digitais e impressos, televisão, rádio e outdoor.

A análise desses objetivos deve ser feita semestralmente, para acompanhar sua evolução, e se for o caso, aplicar mudanças e novas estratégias para atingir todos os objetivos organizacionais nesse período de cinco anos de atuação desse plano.  

4. Estratégia de Marketing

Utilizaremos o marketing de estímulo, mostrando os benefícios e necessidades da Solar Bike a sociedade, como a prevenção de doenças e obesidade, a não utilização de combustíveis e emissão de gases para o meio ambiente, e suas ramificações para a economia através da diminuição do tempo gasto em congestionamento, redução de despesas com manutenção e combustível para veículo, através de ações como: distribuição de informações através dos meios de comunicação, e com personalidades que tem poder de influência e formação de opinião, além de participação em eventos ambientais e voltados à saúde; parcerias com empresas para divulgação e contratos de serviço, visando proporcionar ao empregador, menos gastos com transporte dos funcionários e estacionamento, e aos trabalhadores mais acessibilidade e benefícios à saúde. A satisfação do cliente deve ser a mais importante estratégia para fidelizar o relacionamento com o cliente. Através de campanhas publicitárias, focar nos benefícios práticos e emocionais que o produto pode oferecer ao cliente, diminuindo os sacrifícios e o custo do produto, aumentando a lucratividade, alcançando assim, os interesses organizacionais. Faremos uso também de uma poderosa ferramenta de Marketing, o composto de 4’Ps:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com