TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto informacional do produto

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.883 Palavras (16 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

3. Projeto Informacional – Fase 03        

6.3 Atividade 22 – Revisar e Atualizar o Escopo do Produto        

6.3.1 Descrição        

6.3.2 Procedimentos        

6.3.3 Resultados        

6.4 Atividade 23 – Detalhar o Ciclo de Vida do Produto e Definir seus Clientes        

6.4.1 Descrição        

6.4.2 Procedimentos        

6.4.3 Resultados        

6.4.4 Considerações finais        

6.5/6.6 Atividades 23 e 24 - Identificar os Requisitos dos Clientes do Produto/Definição dos Requisitos do Produto        

6.5.1/6.6.1 Descrição        

6.5.2/6.6.2 Procedimentos        

6.5.3/6.6.3 Resultados        

6.5.4/6.6.4 Considerações Finais        

6.7 Definir Especificações-meta do Produto        

6.7.1 Descrição        

6.7.2 Procedimentos        

6.7.3 Resultados        

        

3. Projeto Informacional – Fase 03

6.3 Atividade 22 – Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

6.3.1 Descrição

Esta fase busca a verificação e a atualização da Declaração do Escopo do Produto onde tem como principal meta as restrições associadas e os objetivos relacionados ao desenvolvimento do produto.

Nesta fase também é realizado uma busca por novas patentes no mercado e novas tecnologias que possam ser implantadas no novo produto.

6.3.2 Procedimentos

  • Busca por patentes do produto a ser projetado;
  • Verificação da Declaração do Escopo do Produto;
  • Busca por produtos similares;
  • Busca de tecnologias e métodos de fabricação disponíveis;

6.3.3 Resultados

Foi realizada uma nova pesquisa no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial – nenhuma nova patente relaciona com o produto foi encontrada, sendo assim necessário que o produto seja patenteado.

Após uma revisão na declaração do escopo do produto, não foi encontrado nenhuma mudança necessária no produto ou no processo.

 Uma pesquisa foi realizada em sites de vendas on-line e catálogos com o intuído de encontra produtos similares e concorrentes, nenhum produto idêntico foi encontrado, encontrou-se alguns produtos similares, com algumas funções, porém não tão completo e acessível quando o produto a ser desenvolvido.

A empresa LEGRAND possui uma linha sofisticada de produtos relacionadas ao novo produto a ser produzido, senda assim não é necessária uma atualização nos métodos de fabricação, mais sim algumas pequenas modificações nos moldes.

Portanto não foi necessária nenhuma mudança na declaração de escopo do produto. Somente a necessário o patenteamento do novo produto.

6.4 Atividade 23 – Detalhar o Ciclo de Vida do Produto e Definir seus Clientes

6.4.1 Descrição

O detalhamento do ciclo de vida de um determinado produto é uma descrição gráfica do mesmo, descrevendo os estágios pelos quais o produto passa.

O ciclo de vida de um produto está ligado diretamente com o mercado, onde, o mercado é que responde o tempo mínimo ou máximo do produto. O ciclo de vida é marcado pro cinco fases, que são elas: Desenvolvimento, Introdução (Lançamento), Crescimento, Maturidade e Declínio.

Os clientes de um projeto podem ser classificados em três tipos: clientes externos, clientes intermediários e clientes internos.

6.4.2 Procedimentos

Foram utilizados alguns métodos, a fim de estabelecer estratégias para a empresa ter uma melhor compreensão sobre o ciclo de vida do produto.

  • Modelo do Ciclo de Vida segundo a evolução de vendas do produto com matriz BCG;
  • Analise dos clientes intermediários, internos e externos.

6.4.3 Resultados

O modelo utilizado para representar o ciclo de vida da Tomada USB Carregador Extensor Retrátil foi um híbrido do gráfico de Ciclo de Vida com a Matriz BCG, que permite, não só demonstrar as fases da vida do produto, como também mostrar o posicionamento do mesmo no mercado, em cada uma dessas fases, segundo a evolução de vendas, representado abaixo.

[pic 1]Figura 05 – Evolução das Vendas de um Produto

Na figura acima, o ponto de interrogação tem a pior característica quanto ao fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado.

A estrela exige grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Fica frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa.

Na vaca os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos.

O abacaxi deve ser evitado e minimizado numa empresa. Investimento necessário apenas se for possível na recuperação, senão descarta-se do produto.

Na análise gráfica observa-se todo o ciclo de vida da Tomada USB Carregador Extensor acompanhado da posição no mercado, a qual está atrelada às etapas. Na etapa da Introdução/Lançamento a Tomada USB Carregador Extensor conta com uma alta taxa de vendas, atraindo muitos clientes, por trazer uma novidade muito funcional para os dias de hoje, e também com um aumento no preço de venda, aproveitando a aceitação, para abater os investimentos iniciais.

Em se tratando das categorias de clientes, para este produto, os clientes intermediários serão as lojas que irão revendê-lo, como de materiais de construção, varejistas e lojas online. Os clientes internos são todos aqueles que fazem parte d produção ou desenvolvimento do produto, como o diretor da empresa, o gerente, recepcionista, ou seja, o cliente interno pode ser aquele que presta serviço dentro da própria instituição. E, por fim, os clientes externos serão o público alvo, os quais irão usufruir das utilidades oferecidas pelo produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (330.9 Kb)   docx (123.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com