TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Contabilidade

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade Financeira

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa: Relatório de análise de Financeira da empresa Magazine Luiza – MAGALU

Introdução

Este relatório tem como objetivo apresentar a análise financeira da empresa Magazine Luiza – MAGALU considerando as demonstrações contábeis referentes aos exercícios sociais de 2019 e 2020.

Na análise financeira será apresentado análise horizontal, análise vertical, cálculo dos índices de liquidez, cálculo da estrutura de capital, cálculo da lucratividade, cálculo da rentabilidade e conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa. Os valores calculados e a compreensão dos indicadores da análise podem ajudar a empresa no estudo da sua capacidade de geração lucro, medir seu desenvolvimento nos anos analisados, avaliar real situação financeira da empresa, o desempenho para melhorar uso de seus recursos e na tomada de decisão de curto, médio e longo prazo.

A Magazine Luiza foi fundada pelo casal Luiza e Pelegrino Donato que inaugurou sua primeira loja de presentes em Franca (SP) em 1957. Atualmente é uma das maiores redes varejistas e já são mais de 1110 lojas físicas em 21 estados. A Magalu é uma rede com foco em bens duráveis e grande presença nas classes populares no país.

Análise horizontal

A análise horizontal foi efetuada comparando o Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultado do Exercício - DRE dos anos 2019 e 2020 para avaliar a evolução dos itens das demonstrações contábeis da Magazine Luiza durante o período.

  • Análise horizontal do Balanço Patrimonial

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

  • Análise horizontal da Demonstração de Resultados do Exercício - DRE

[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

Análise vertical

A análise vertical foi efetuada realizando a comparação e determinando o percentual de cada elemento do conjunto em relação ao total do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultado do Exercício - DRE nos anos 2019 e 2020 da Magazine Luiza.

  • Análise vertical do Balanço Patrimonial

[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]

  • Análise vertical da Demonstração de Resultados do Exercício - DRE

[pic 21][pic 22]

Cálculo dos índices de liquidez

Os índices de liquidez apoiam na análise da capacidade financeira para liquidar suas dívidas em curto e longo prazo. É importante também para a empresa conhecer até quanto poder honrar com suas obrigações.

Quando o valor do índice é menor que 1, significa que se a empresa necessitar de pagar suas dívidas de curto não teria recursos suficientes. Ou seja, quanto maior o índice significa que maior melhor a saúde financeira da empresa,

  • Liquidez Imediata: esse índice demostra a capacidade financeira de empresa para honrar seus compromissos de curto prazo (12 meses) apenas com suas disponibilidades (caixa e bancos).

[pic 23]

  • Liquidez Corrente: esse indicador demostra a capacidade, a curto prazo (12 meses), de pagamento da empresa.

[pic 24]

  • Liquidez Seca: esse índice é uma medida mais rigorosa para avaliação da liquidez da empresa, tratado como "teste de ácido". Indica o quanto a empresa pode dispor em termos de capital de giro, não levando consideração seus estoques, para honrar suas dívidas de curto prazo.     [pic 25]
  • Liquidez Geral: esse índice demostra a capacidade da empresa para honrar todas as suas dívidas (de curto e longo prazo) contando com seus recursos realizáveis em curto e longo prazo.  

[pic 26]

Cálculo da estrutura de capital

Os índices de endividamento avaliam as dívidas da empresa e permite acompanhar o quanto das movimentações utilizam de capitais de terceiros ou são financiadas pelo próprio capital.

  • Endividamento Geral: esse índice demostra a dependência por capital próprio ou capital de terceiros no financiamento do ativo da empresa.

[pic 27]

  • Composição do Endividamento: esse índice demostra o percentual das dívidas a curto prazo em relações ao total da dívida da empresa, ou seja, demostrar se a empresa pode honrar com suas obrigações ao curto prazo.

[pic 28]

  • Imobilização do Capital Próprio: esse índice demostra o quanto dos ativos investimentos, imobilizados e intangível da empresa é financiado pelo seu próprio patrimônio líquido, evidenciando, dessa forma a maior ou menor dependência de recursos de terceiros.

[pic 29]

  • Imobilização de Recursos não Correntes: esse índice demostra qual o percentual de recursos não recorrentes (passivo não circulante e patrimônio líquido) que foi revertido para aplicação nos ativos investimentos, imobilizado e intangível.

[pic 30]

  • Passivos Oneroso Sobre o Ativo:  esse índice demostra o total de gastos que a empresa possui obrigatórios em um algum encargo financeiro o que envolve juros e taxas gerando mais despesas.

[pic 31]

Cálculo da lucratividade

Os índices de lucratividade têm a finalidade de avaliar o quanto o seu negócio entrega de resultado e está gerando prejuízos ou ganhos. Estão relacionados ao produto ou a eficiência do negócio.

Quando o valor do índice é maior que 1, significa que o retorno da empresa supera cada real envolvido na produção do produto ou serviço. Caso contrário a empresa não está trazendo lucro e existe potencial para oferece prejuízo.

  • Margem Bruta: esse indicador demonstra a rentabilidade bruta da empresa, o percentual de lucro que ganha a cada venda.

[pic 32]

  • Margem Operacional: esse indicador demostra o ganho operacional em relação a seu faturamento líquido, a eficiência operacional da empresa.

[pic 33]

  • Margem Líquida: esse indicador demonstra o resultado líquido das vendas do negócio, ou seja, se empresa possui bons retornos a partir dos curtos de produção do seu produto/serviços (após pagar todas as suas despesas e impostos)

[pic 34]

  • Giro Ativo: esse indicador demostra se o faturamento líquido gerado no período foi suficiente para cobrir o investimento total realizado na empresa.

[pic 35]

Cálculo da rentabilidade

Os índices de rentabilidade têm a finalidade de avaliar o retorno gerado.

  • Retorno de Patrimônio Líquido (ROE): esse indicado demostra o quando a empresa é eficiente na geração de lucro a partir dos seus recursos.

[pic 36]

  • Retorno dos Investimentos (ROI):  esse indicador demostra o quanto a empresa obteve de retorno em relação aos investimentos totais.

[pic 37]

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

O ano de 2019 foi o início da pandemia do Corona Vírus no Brasil, quando as lojas precisaram fechar suas portas devido o decreto de lockdown. Com pandemia as vendas on-line cresceram devido a população passar mais tempo em sua própria casa e o trabalho remoto passar a ser realidade para muita gente. Com essa nova realidade o consumo de itens para casa cresceu aumentando as vendas no varejo no ano de 2020.

Esse aumento das vendas on-line pode ser observado na análise horizontal, no balanço patrimonial o ativo total da Magazine Luiza teve um aumento de 20% no de 2020 em relação ano de 2019, destacando o aumento de caixa e equivalente de caixa no ano 2020 de 609%.

A Magazine Luiza também em 2020 investiu nas plataformas de e-commerce, um período para semear o seu ecossistema digital. Fica evidente ainda na análise horizonte que neste ano teve aumento em investimos, fornecedores, empréstimos e financiamentos em relação ao ano de 2019.

No período de lojas fechadas foi necessário utilizar a reserva de capital para sobreviver nos tempos difíceis, observando a variação negativa no Patrimônio Líquido na análise horizontal no valor de -3,17%

A análise horizontal da Demonstração do Resultado do Exercício demostra um aumento na receita de 42,31% como consequência do aumento das vendas pela web. Mas a empresa deixou de contar com a contribuição das lojas físicas e ainda precisou continuar arcando com boa parte das despesas fixas, o que fica evidente a diminuição do lucro líquido de -57,51% na análise horizontal da DRE em 2020 com relação ao ano de 2019.

A análise vertical de 2019 do Balanço Patrimonial demostra os mesmos pontos descrito acima na conclusão da análise horizontal, o caixa e equivalentes de caixa tem o menor percentual em relação ao ativo total, no valor de 0,97%. E já em 2020 o maior percentual do ativo total é o estoque que foi a prioridade de ano para aumentar o caixa da empresa com as vendas on-line, no valor de 24,48%.

Os índices de liquidez calculados demostram a necessidade da empresa planejar seu caixa nos anos devido à baixa dos índices de liquidez imediata nos anos de 2019 e 2020, a Magazine nestes anos não possui capital imediato suficiente para honrar com suas obrigações. A Magazine Luiza possui somente 11% de capacidade de pagamento em 2020. Outro ponto de atenção é o índice de liquidez seca no ano de 2020 demostra que a empresa depende do seu estoque para arcar com as dívidas, devido o valor do índice ser 0,81 (menor que 1). Considerando a capacidade como todo, o índice de liquidez geral demostra que a empresa possui capacidade para pagar as suas dívidas contando com os recursos realizáveis em curto e longo prazos.  

Os cálculos da estrutura de capital demostram que a Magazine Luiza tem uma estrutura e lidou no ano de 2019 e 2020 com a pandemia e teve resiliência para os negócios durante o período. Mesmo sendo desafiador e necessitando de capital de terceiros os índices de endividamento deixa essa situação evidente. O endividamento geral de 2020 no valor de 67,15% mostra uma maior dependência por capital de terceiros do que no ano de 2019 com o valor de 59,35%.

Os indicadores de lucratividade demostram que a Magazine Luiza teve uma boa eficiência no negócio na área do varejo. Com a queda da margem operacional de 6,57% para 1,45% no de 2020 em relação ao ano de 2019, deixa evidente uma queda de eficiência operacional, a empresa priorizou seu operacional para focar nas vendas on-line. A margem bruta no ano de 2020 foi de 24,72% menor que no ano de 2019 com o valor de 27,19%. Mas o giro do ativo demostrou que em 2020 a empresa reagiu durante a pandemia tendo um faturamento líquido de 117,19% para cobrir os investimentos efetuados e ter um ganho na lucratividade de 17%.

Fica evidente com o cálculo de rentabilidade o ROE que entre o ano de 2020 e 2019 teve uma queda de 7% provavelmente por causa do aumento dos investimentos operacionais durante os anos de pandemia. Observa também que em 2020 o lucro caiu e o ROI também diminui em relação ao ano de 2019, sendo que o lucro líquido do exercício representa 1,76% do total investido na empresa. O retorno de investimento de 2019 poderia recuperar em 20 anos, já com a queda em 2020 para 1,76% poderia recuperar o investimento somente após 57 anos.

Com a análise conclui se no ano de 2019 início da pandemia e não foi um ano fácil para a Magazine Luiza, mas no ano de 2020 a empresa procurou investir no e-commerce para aumentar as vendas e sobreviver nos anos difíceis. E observou que a empresa teve uma estrutura de capital para sobreviver durante esses anos.

Referências bibliográficas

Wikipedia., 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Magazine_Luiza. Acesso em: 02 de jul. de 2022

Desempenho Financeiro Consolidado., 2021. Disponível em: https://ri.magazineluiza.com.br/Download.aspx?Arquivo=FUr/tUugexNrkIklN0N3Ow==. Acesso em 02 de jul. de 2022

Composição de Endividamento como interpretar esse indicador?, 2019. Disponível em: https://www.suno.com.br/artigos/composicao-do-endividamento/. Acesso em 02 de jul. de 2022

Status invest., 2022. Disponível em: https://statusinvest.com.br/termos/r/roe. Acesso em 03 de jul. de 2022

A importância da análise financeira na gestão da empresa., 2022. Disponível em: https://conube.com.br/blog/analise-financeira/. Acesso em 06 de jul. de 2022

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (455.5 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com