TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuaria Contabilidade

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

JANIO DO NASCIMENTO FERREIRA

R.A. 8024197

Atuária

Professor / Tutor a distância / Professor responsável

Neivaldo Hakime Dutra

PORTFÓLIO APRENDIZADO

Manaus – AM

Setembro / 2021

Atividade no Portfólio

Com base nos estudos realizados, responda as questões a seguir:

Explique a importância da matemática dentro da atuária.

A matemática como Ciência que tem por base os cálculos numéricos, e é usada por varias ramas de diversas Ciências e tem inúmeras aplicações. Dentro da Atuaria exerce um papel importante e necessário, para os diversos cálculos e estadísticas a serem realizados dentro da mesma, para chegar a resultados concretos e objetivos.

Explique a origem da Matemática atuarial.

Desde a antiguidade, já havia uma ideia de garantia mutua, coletiva e social com os indivíduos. Foi se achado documentos antigos do Egito onde existia uma “caixa” para socorrer as vítimas de infortúnios entre os operários das grandes construções, no Império Romano também foi visto o começo do que é o atual seguro de vida e depois na Idade Média se foi visto a atividade aritativa da Igreja assumida para ajudar os soldados pós-guerra e as vitimas de grandes tragédias, como a peste ou terremotos.

Em 1694, Edmond Halley propôs um processo de cálculo de tábuas de mortalidade. Tais cálculos foram baseados nos boletins de nascimentos e mortes que circulavam em Breslaw no ano de 1691. Nasceu então a teoria das probabilidades, onde se foi evoluindo em diversos passos.

Explique a evolução da matemática atuarial.

A teoria das probabilidades avançou rapidamente, especialmente devido à elaboração posterior das idéias de Pierre de Fermat, Blaise Pascal Christian Huygens; e o "Doctrine of chances" de 1716 de Abrahan De Moivre, continha ricos elementos da teoria dos jogos de azar, e sua obra "Annunuites upon lives" de 1718, foi de grande importância para a ciência atuarial, pois De Moivre deu um tratamento mais amplo às anuidades. Na matemática atuarial, um tipo de anuidade muito usada, é a chamada “anuidade de vida inteira”, ou seja, uma

anuidade vitalícia cujos pagamentos devem continuar enquanto o titular da anuidade estiver vivo.

As freqüentes loterias e companhias de seguros que se organizavam, interessaram a diversos matemáticos, incluindo Leonard Euler pela teoria dos jogos de azar. O gradual interesse em problemas relacionados com probabilidades foi devido primeiramente ao desenvolvimento dos seguros, mas as questões específicas que estimularam grandes matemáticos a pensarem

nesse assunto vieram dos pedidos de nobres que se entregavam aos jogos de acaso, tal como cartas e dados. Nas palavras de Siméon - Denis Poisson (1781-1840): “Um problema relativo aos jogos de azar, proposto a um jansenista austero por um mundano, esteve na origem do cálculo de probabilidades.”.

Outro capítulo da história da matemática dos seguros foi o desenvolvimento do conceito de esperança matemática. O “problema da esperança” foi proposto por Nicolaus Bernoulli e posteriormente tornou-se conhecido como o “Paradoxo de São Petesburgo”. Depois de Laplace, a estatística e a matemática dos seguros de vida evoluíram de forma consistente. A demografia ganhou corpo com os trabalhos de Adolph Quetelet sobre Antropometria; a Escola Biometricista nas figuras de Francis Galton e Karl Pearson contribuiu de forma decisiva para os métodos de mensuração em biologia; e os trabalhos de Antoine Augustin Cournot e Francis Ysidro Edgeworth apontaram para a importância das probabilidades no tratamento matemático dos fenômenos econômicos.

Explique a diferença entre seguro público e privado.

Seguro publico: é aquele no qual uma Instituição sem Fins Lucrativos como, por exemplo, a Seguridade e a Previdência Social.

Seguro privado:  quando uma pessoa jurídica de direito privado comercial, com fins lucrativos  assume o risco segurado.

Apresente a diferença entre o ramo vida e o elementar.

Ramo vida – proteção e auxilio em vida ao segurado e também a sua família. Se destacam: seguro de vida, seguros financeiros e natalidade.

Ramo elementar - apresenta seguro para o patrimônio com direito a indenizações conforme ocorrência de sinistros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (105.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com