TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuaria e Seguros

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA

ATUÁRIA E CONTABILIDADE DE SEGUROS

2018

QUESTÃO

O Formulário de Informações Periódicas – FIP é uma das obrigações a serem cumpridas pelas seguradoras em cumprimento das determinações da Susep. Com base nessa afirmativa, descreva 4 (quatro) componentes desses informativos periódicos a serem encaminhados.

A FIP - Formulário de Informações Periódicas, como dito é formulário que contém informações de empresas de Seguros, Previdência, Capitalização, Resseguro e Corretores de Resseguro, que devem periodicamente enviar essas informações a Susep - Superintendência de Seguros Privados, que regula o mercado de seguros. Esse formulário é dividido por quadros estatísticos com informações financeiras, cadastrais e operacionais das empresas. Alguns dos componentes desse formulário estão os dados cadastrais, que contém informações como CNPJ (que será informado o da própria empresa), Atividade Econômica (definição da atividade - 101,102 ou 103), Grupo Econômico (que a empresa participa), Vínculo (definição do vínculo bancário), Endereço (que será informado o da própria empresa), Ato Governamental (é autorizado pelo órgão brasileiro a operação da empresa no mercado de resseguros), Publicação (publicação na DOU –Diário Oficial da União), Estatuto Social, etc. O Balanço Patrimonial, que contém informações do ativo e do passivo. Bens vinculados, Bens livres, fluxo de caixa, Resultado no período etc.

REFERÊNCIAS

EDITORA RONCARATI. Cartilha explicativa do programa Fipsusep. Disponível em: <https://www.editoraroncarati.com.br/v2/phocadownload/FIP_SUSEP/Cartilha_Resseguros.pdf HYPERLINK "https://www.editoraroncarati.com.br/v2/phocadownload/FIP_SUSEP/Cartilha_Resseguros.pdf"> HYPERLINK "https://www.editoraroncarati.com.br/v2/phocadownload/FIP_SUSEP/Cartilha_Resseguros.pdf". Acesso em: 13 nov. 2018.

SINCOR GO. Saiba o que é Fip e Quadros Estatísticos. Disponível em: <http://sincorgo.com.br/2014/06/20/saiba-o-que-e-fip-e-quadros-estatisticos/ HYPERLINK "http://sincorgo.com.br/2014/06/20/saiba-o-que-e-fip-e-quadros-estatisticos/"> HYPERLINK "http://sincorgo.com.br/2014/06/20/saiba-o-que-e-fip-e-quadros-estatisticos/". Acesso em: 13 nov. 2018.

SUSEP. FIP – Histórico de modificações. Disponível em: <http://www.susep.gov.br/menumercado/FIP/fipsusep22changelog HYPERLINK "http://www.susep.gov.br/menumercado/FIP/fipsusep22changelog"> HYPERLINK "http://www.susep.gov.br/menumercado/FIP/fipsusep22changelog". Acesso em: 13 nov. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com