TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUARIA E CONTABILIDADE DE SEGUROS

Por:   •  11/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 2

O Formulário de Informações Periódicas – FIP é uma das obrigações a serem cumpridas pelas seguradoras em cumprimento das determinações da Susep. Com base nessa afirmativa, descreva 4 (quatro) componentes desses informativos periódicos a serem encaminhados.

O FIP é uma ferramenta que recebe e processa, através de um sistema, informações periódicas que necessitam ser passadas para a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável por controlar e fiscalizar as empresas de seguros, resseguros, capitalização e previdência.

O FIP (Formulário de Informações Periódicas) é composto por quadros, dentre eles o Q22A – Balanço Patrimonial do Ativo, Q22P - Balanço Patrimonial do Passivo, Q23 – Demonstração de resultados por período, Q25B – Demonstração de Fluxo de Caixa, lembrando atualizações são sempre encontradas no site oficial da SUSEP.

Q22A – Balanço Patrimonial do Ativo: é uma demonstração contábil destinada a supervisionar a posição patrimonial e financeira da corporação através dos bens, dos direitos e das demais aplicações de recursos que podem gerar benefícios futuramente.

Nesse quadro é importante lembrar que os valores devem ser preenchidos de acordo com o disposto na Circular SUSEP – 464 de 1º de março de 2013 ou norma que venha a ser alterada.

Q22P – Balanço Patrimonial do Passivo: é uma demonstração contábil destinada a supervisionar a posição patrimonial e financeira da corporação através das obrigações para com terceiros (ou seja, as contas a pagar), resultantes de eventos ocorridos (como empréstimo, compra de algo que necessitava a prazo) que para serem liquidados vão necessitar da parte dos ativos da corporação.

Nesse quadro é importante lembrar que os valores devem ser preenchidos de acordo com o disposto na Circular SUSEP no 424/2011 ou norma que venha a ser alterada.

Q23 – Demonstração de resultados por período: conhecido também por DRE é a forma resumida de apresentar o resultado apurado do conjunto de ações realizadas em um determinado período por uma corporação, como as receitas e os rendimentos ganhos, os custos, despesas, encargos e perdas ocorridas nesse determinado período.

Nesse quadro é importante lembrar que os valores devem ser preenchidos de acordo com o disposto na Circular SUSEP – 464 de 1º de março de 2013 ou norma que venha a ser alterada.

Q25B – Demonstração de Fluxo de Caixa: é o relatório que apresenta as entradas e as saídas de dinheiro do caixa da corporação de acordo com determinado período, verificando as atividades financeiras, operacionais e de investimentos.

Nesse quadro é importante lembrar que os valores devem ser preenchidos de acordo com o disposto na Resolução CNSP no 19/2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com