TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria

Por:   •  8/12/2017  •  Resenha  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]    

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

PAPÉIS DE TRABALHO

AUDITORIA  

ANA PAULA MARTINS

   

ITAJAI/2017

CONCEITO

São documentos extremamente importantes dentro da auditoria, sem eles não seria possível demonstrar o que foi analisado, verificado. É através deles que o auditor demonstra o que foi examinado, data e quem os elaborou.

Segundo a resolução CFC 820/97, nos itens 11.1.3.1 e 11.1.3.2:

11.1.3.1 – Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor, preparados de forma manual, por meios eletrônicos ou por outros meios, que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.

11.1.3.2 – Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo.

Constituem um registro permanente do auditor dos fatos e informações obtidas para que sejam elaborados os papéis de trabalho.  É com base nos papéis de trabalho que o auditor irá relatar suas críticas, sugestões e opiniões.

Seus objetivos de acordo com que ALMEIDA (2003) nos traz são:

  • Atender às normas de auditoria emitidas por entidades de classe;
  • Acumular as provas necessárias para suportar a opinião do auditor;
  • Auxiliar o auditor durante a execução de seu trabalho;
  • Facilitar a revisão por parte do auditor responsável, a fim dele assegurar-se de que o serviço foi executado de forma correta;
  • Servir como base para avaliação dos auditores;
  • Ajudar no trabalho da próxima auditoria, uma vez que uma auditoria bem executada em um exercício serve de base para que no outro seja conduzida de uma forma mais eficiente;
  • Apresentar na justiça as evidências do trabalho realizado, caso seja movido uma ação contra o auditor;
  • Para defesa da conduta ética-profissional junto a sua entidade de Classe Técnicas de elaboração.

TÉCNICAS DE AUDITORIA

No intuito de haver uma padronização e facilitar o entendimento de todos, assim como em outras áreas, na auditoria não é diferente, e por esse motivo existem as técnicas padronizadas internacionalmente a serem adotadas a fim de otimizar o uso dos papéis de trabalho a todos os envolvidos.

Quando o papel de trabalho for elaborado manualmente, o mesmo deve ser feito a lápis preto, evitando assim futuras rasuras, principalmente quando for revisado por auditores mais experiente. Não é permitido rasura nos papeis de trabalho, sendo assim adota-se o uso do lápis quando se trata de documento feito manualmente.

Na parte superior do papel de trabalho deve conter a empresa na qual está sendo prestado o serviço, a data base, a área que está sendo examinada, quem elaborou e quem o revisou com datas em ambos.

Não pode ser utilizado o verso do papel de trabalho, todas as informações devem serem colocadas na frente, com todos os números utilizados no decorrer da folha, e as informações que justificam os números devem ser colocadas na parte inferior do mesmo.

Os tiques ou símbolos são apostos ao lado do número auditado, são explicados na parte inferior do trabalho, evidenciando o trabalho executado. Deve ser evitado o excesso de tiques no papel de trabalho, usando no máximo oito, pois dificulta o trabalho de revisões e consultas. Podem ser usados letras ou números dentro de um círculo também ao invés de símbolos.

Os tiques devem ser feitos com cores diferentes, normalmente utilizando o vermelho, para facilitar a sua revisão.

O sistema de notas também pode ser utilizado pelo auditor, para suas explicações necessárias acerca do papel de trabalho.

Elabora-se apenas papeis de trabalhos que tem um fim útil.

As informações devem abranger somente o necessário.

Comentários deverão ser sucintos, breves e claros.

A apresentação do papel de trabalho requer que uma pessoa que não participou do processo de auditoria posso compreende-los de imediato, pois o mesmo vai além da equipe de auditoria.

Nos papeis de trabalho devem ser apresentados as conclusões alcançadas.

TIPOS DE PAPÉIS DE TRABALHO

Os papéis de trabalho devem ser os meios no qual uma prova é obtida, portanto ele segue com uma ampla variedade de formas e modelo.

Embora haja grandes diferenças entre os papéis de trabalho os tipos comuns em geral são utilizados em toda execução do trabalho.

Entre eles destacamos:

  • Folhas mestras – Com referência imediata ao balanço patrimonial e ao balancete, deve possuir os saldos finais do ano anterior por área a serem analisadas.
  • Folhas analíticas - Destinam-se a análise das contas individuais do grupo que compõe, possuem a descrição do trabalho efetuado, a referência ao programa de auditoria e possuem as evidências obtidas pelo auditor.
  • Folhas de ajustes – nelas contém os lançamentos contábeis recomendados pela auditoria, para que sejam feitos os ajustes necessários, assim corrigindo as demonstrações contábeis.
  • Memorandos de auditoria – de forma narrativa o auditor descreve os dados obtidos, inserindo seus comentários sobre o trabalho desenvolvido, dando sua opinião, descobertas e por fim sua conclusão.

ARQUIVAMENTO

Os papéis de trabalho são arquivados em pastas próprias, ou seja, uma para os papéis correntes e outra para os papéis permanentes, também ainda é criado a pasta de análise das contas e pasta de correspondência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com