TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO DA CONTROLADORIA EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.496 Palavras (14 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONTABILIDADE APLICADA 4

2.1 A AÇÃO DA CONTROLADORIA EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 4

2.2 A CONTROLADORIA, BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS? 6

2.2.1 Principais Ferramentas para analisar Investimentos 6

2.2.1.1 Fluxo de Caixa 6

2.2.1.2 Valor Presente Líquido 6

2.2.1.3 Taxa Interna de Retorno 7

2.2.1.4 Payback 7

2.3 QUAL A FUNÇÃO DA CONTROLADORIA EM UMA CISÃO? 7

3 ESTUDO DE CASO 9

3.1 O PROCEDIMENTO ADOTADO PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO CONSOLIDADO APÓS O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO É UMA PRATICA DE ELISÃO OU EVASÃO FISCAL? 9

3.2 BALANÇO PATRIMONIAL 10

3.3 PARECER DO AUDITOR ANTES DA INCORPORAÇÃO EMPRESA ALFA 11

3.4 PARECER DO AUDITOR ANTES DA INCORPORAÇÃO EMPRESA BETA 12

3.5 NOVO BALANÇO PATRIMONIAL – APÓS INCORPORAÇÃO 13

3.6 PARECER APÓS INCORPORAÇÃO 14

3.7 NOVO BALANÇO PATRIMONIAL – APÓS AJUSTE 15

4 CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Ao longo do tempo, a Controladoria desenvolveu-se como órgão administrativo de muita relevância, no qual alguns indivíduos dessa área chegaram a ocupar a presidência de muitas empresas. No entanto, o seu objetivo era mais de produtor de informações, controlador dos gastos, com caráter intervencionista, fiscalizador, punitivo, apontador dos “fatos ruins”, das ineficiências e “derrotas” dos gestores, postura esta que não mais atende às necessidades empresariais de gestão do ambiente contemporâneo.

A controladoria pode ser vista sob duas formas; primeira, como órgão facilitador que fornece informações às demais áreas da empresa; segunda, como a área que procura integrar o processo de decisões de cada área com o objetivo da organização.

Toda empresa deve possuir um modelo de gestão, formalizado ou não, no qual expressa as principais crenças e valores cultivados pelos gestores. Esse modelo sucede geralmente da missão estabelecida, constituindo-se um conjunto de normas e regras. O processo de gestão assegura que as dinâmicas das decisões tomadas na empresa conduzam-na efetivamente ao cumprimento de sua missão, garantindo-lhe o equilíbrio necessário a sua continuidade.

No âmbito da redução dos custos operacionais, nas reorganizações, a estratégia mais adotada é representada pelas operações de fusão, incorporação ou cisão, que tanto são utilizadas pelas empresas que estão se fortalecendo como por aquelas que estão fragilizadas financeiramente.

No estudo de caso estaremos emitindo um parecer sobre os Balanços apresentados. O parecer dos auditores Independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis quanto ao adequado atendimento, ou não, a todos os aspectos relevantes.

2 CONTABILIDADE APLICADA

A controladoria assume que o processo de gestão ideal deve ser estruturado com base na lógica do processo decisório, contemplando as etapas de planejamento, execução e controle. As funções da controladoria estão interligadas ao conjunto de objetivos diretamente relacionados com a missão da empresa.

O objeto da controladoria é fazer com que a atividade da empresa seja medida e avaliada, e com esse resultado acompanhar e comparar com o desempenho das outras empresas do ramo para mostrar aos gestores como seu resultado poderia ser maior e, na sequencia, apontar as devidas correções nas atividades.

A controladoria não diz respeito somente ao sistema contábil das organizações, mas sim a todo o processo de gestão, desde o planejamento, até o controle, disponibilizando desta forma, um fluxo de informações necessárias ao cumprimento da missão e da continuidade da empresa, objetivando com isto a otimização de resultados.

2.1 A AÇÃO DA CONTROLADORIA EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

A controladoria é apresentada sobre dois pontos de vista distintos:

a) como um órgão administrativo com uma missão, função e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa;

b) como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências.

Cabe à controladoria assessorar os gestores no processo de planejamento, execução e controle, buscando a melhor alternativa que dentre elas deve ser a mais viável economicamente. No planejamento ela possui o papel de coordenar e compartilhar da opção da melhor alternativa no planejamento global; na execução compete à controladoria fornecer o apoio por meio de informações eficazes e no controle avaliar se as metas estão sendo atingidas, conforme o planejado, em cada uma das áreas. As suas atribuições dependerão do modelo de gestão de cada empresa. Compete à controladoria interagir os objetivos entre todos os níveis da organização.

A missão da controladoria será assegurar a otimização do resultado econômico, a controladoria contribui positivamente para a tomada de decisão quando atende os requisitos para o desempenho da sua função.

As funções da controladoria são:

a) Planejamento que é estabelecer e manter um plano integrado para as operações compatíveis com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com