TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.538 Palavras (15 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 15

A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO:

A controladoria como um órgão administrativo, tem a missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema da empresa. É vista como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências. Essa é a forma de organizar determinadas atividades e funções dentro de uma ou mais unidades da entidade que recebem esse nome ou similar, Istoé, trata-se de um arranjo organizacional. É responsável pelo estabelecimento das bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção de sistemas de informação e modelo de gestão econômica, que supram adequadamente as necessidades informáticas dos gestores e os induzam durante o processo de gestão, quando requerido, a tomarem decisões.

Ela enquadra no propósito de gerenciamento, exercício de controle, definição de metas, atendimento da necessidade dos gestores, gestão econômica, modelagem de sistemas de informação.

A controladoria destaca-se na ação em um planejamento tributário :

- No processo e no modelo de gestão como um todo, especialmente em suas fases de planejamento e controle, com suas respectivas ênfases, gestão operacional, econômica, financeira e patrimonial;

- As necessidades informacionais , consubstanciais nos modelos de decisão e de informação:

- O processo de informação dos resultados organizacionais, compreendendo o modelo de mensuração e o modelo de identificação e acumulação;

- Compreende as atividades relativas a contabilidade tributária ou fiscal, ou seja, atender as obrigações legais, fiscais e acessórias previstas em leis e normas tributárias, o que significa registrar, apurar e controlar impostos, tributos e contribuições,bem como elaborar o planejamento tributário da organização.

A CONTROLADORIA, BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS?

Considera-se aquisição de empresa quando uma sociedade assume o controle total de outra através da aquisição de todas as suas ações ou quotas de capital.

É de suma importância que seja realizada, por empresa especializada no assunto, uma avaliação correta do Patrimônio Líquido da empresa que está sendo adquirida. Essa avaliação porem, não pode considerar apenas o Patrimônio Líquido da empresa a ser adquirida, pois normalmente existem outros fatores fundamental importância, tais como: melhor desempenho econômico esperado com base na adoção de novos métodos de gestão e de novas tecnologias, créditos tributários que possam ser recuperados, prejuízos que podem ser compensados, etc.

Nas reorganizações, a estratégia mais adotada é representada pelas operações de fusão, incorporação ou cisão, que tanto são utilizadas, pelas empresas que estão se fortalecendo como por aquelas que estão se fragilizando financeiramente. De forma instantâneas , as empresas conquistam mercados, ganham substanciais reduções de custos e alavancam lucros, desde que o plano operacional de reestruturação seja fundamentado em uma análise cuidadosa que contemple todas as varáveis envolvidas.

A CONTROLADORIA EM UMA CISÃO OBTERÁ QUAL FUNÇÃO?

A cisão foi o último a ser regulamentado pela legislação brasileira, tendo sido tratado expressamente em termos legais apenas com o advento da lei das sociedades anônimas na metade da década de 70.

“ Art 229: a cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cidida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.

Portanto, o ponto central estabelecido doutrinariamente para a ocorrência da cisão consiste na extinção da sociedade cindida, em não ocorrendo tal situação, ou seja, se está continuar a existir, entende-se que estaria havendo apenas a transferência de parcelas do seu patrimônio.

Atualmente a Controladoria, tem como principal desafio a constante avaliação das decisões tomadas pelos gestores, nos diversos níveis e, como consequência, emitir opiniões em relação ao desempenho das variadas unidades administrativas e operacionais da empresa.
De acordo com Schimidt: A controladoria é por excelência uma área coordenadora das informações sobre gestão econômica; no entanto, ela não substitui a responsabilidade dos gestores por seus resultados obtidos, mas busca induzi-los à otimização do resultado econômico. Portanto, os gestores, além de duas especialidades, devem ter conhecimento adequado sobre gestão econômica, tornando-se gestores do negócio, cuja responsabilidade envolve as gestões: operacional, financeira, econômica e patrimonial de suas respectivas áreas.
O papel da Controladoria como órgão administrativo é zelar pelo bom desempenho da empresa, desenvolver sistemas e metodologias que proponham modelos gerenciais que otimizem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão, fornecendo informações para que os gestores que auxiliam na tomada de decisões. 
A função e a responsabilidade do executivo financeiro têm mudado, devido o aumento da complexidade na organização das empresas, o grau elevado de interferência governamental por meio de políticas fiscais e, principalmente, a demanda por melhores práticas de gestão.
Por essas razões, a separação entre a função contábil e a função financeira foi o caminho lógico a ser tomado e, nesse período, ocorreu o nascimento e desenvolvimento de uma função diferenciada de controladoria.
A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica e pode ser visualizada como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos vindos de outras ciências ou como um órgão administrativo com missão, função e princípios norteados definidos no modelo de gestão do sistema da empresa.
"A missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global".


O órgão administrativo controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial. O controlador é o chefe da contabilidade, aquele que supervisiona e mantém os arquivos financeiros formais da empresa, embora suas funções não tenham que se restringirem apenas as funções contábeis. Além disso, ele aumenta sua atuação e utiliza da contabilidade em aplicações gerenciais. A controladoria não pode ser vista como um método que ensina como fazer, mas sim, como ramo do conhecimento responsável por estabelecer toda base conceitual e como um órgão administrativo que responde pela propagação de conhecimento, modelo e implantação de Sistemas de Informações e Modelo de Gestão Econômica que possam sanar as necessidades de informações dos gestores. Afim de contribuir com os mesmos durante o processo de gestão auxiliando a tomada de decisões corretas e eficientes. A controladoria é uma área coordenadora das informações sobre gestão econômica, no entanto, ela não substitui a responsabilidade dos gestores por seus resultados obtidos, mas busca induzi-los à otimização do resultado econômico. Cada gestor é responsável por seus resultados e a controladoria é responsável pela coordenação, organização e fiscalização de sua área econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com